domingo, 13 de outubro de 2013

SUS e o Plano de Saúde


Não sei se em todo o Brasil, mas na cidade onde estou morando encontro, nos prontos atendimentos, cartazes dizendo que o cartão do SUS deve ser apresentado mesmo por quem esteja usando plano particular. Eu fiquei pensando e até cometi uma injustiça achando que o local estaria querendo cobrar de ambos, mas repito, fiz uma injustiça porque esta hipótese não procede. Isto porque questionei a administradora do meu plano sobre este assunto.
A explicação é simples: O governo quer fazer um batimento das pessoas que têm plano de saúde e usam o SUS.  
E para que o governo quer isto?
A resposta é mais simples ainda.  Querem repassar os custos para as administradoras no caso de atendimento pelo SUS das pessoas que tenham plano de saúde.
Agora vamos as especulações:
O SUS não é um direito de todo cidadão brasileiro?
O plano de saúde não é um benefício particular para quem quer ou pode pagar?
Podemos considerar sim nas duas respostas, pois não se trata de opinião pessoal e sim de lei e fato.
É claro que alguns serão a favor do governo nesta questão. Porém, cabe perguntar a OAB, isto é legal?
Alguém com plano de saúde usar o SUS onde o seu benefício tem cobertura é muito pouco provável.  Então, vou dar um exemplo mais plausível.  A praia que frequento por exemplo não tem unidades atendidas pelo meu plano de saúde, aliás, só tem o posto de saúde. Logo, quando necessito de algum atendimento de urgência é necessário usar o SUS.  O custo deste atendimento quem arca, todo mundo sabe, é o governo. Entretanto, com esta medida que estou relatando, o custo vai para a administradora do plano de saúde.  
Não estou preocupado com a administradora, tão pouco sendo pago para falar disto, mas podem acreditar que este fator vai ser uma boa e grande desculpa para aumentarem o valor das mensalidades e o governo nada vai fazer para impedir. Ou seja, além do sistema de saúde do Brasil ser uma merda, ups eu não queria dizer isto, deixa eu refazer, uma bosta, ainda pode prejudicar quem paga caro por um plano de saúde fazendo-o pagar mais caro ainda.
Está mais do que na hora do governo ter medidas que ajudem o povo e não ações enganosas que tapam a cabeça e descobrem os pés.  O SUS, o calcanhar de Aquiles de todos os governos, é uma grande oportunidade para qualquer um fazer a diferença. Ninguém está dizendo que será fácil, mas sim de alguém pelo menos tentar. No entanto, é mais fácil mascarar o problema com medidas que são aplicadas, desde que eu me conheço por gente, do que resolver.
A carga tributária deste país é um peso enorme no bolso do povo. E os tributos deveriam ser para termos hospitais, escolas, estradas ou seja desenvolvimento.
E o que temos?
Políticos corruptos, mordomias para parlamentares com salários altos, assessores diversos etc.
A corrupção corre solta e o que não é abafado tem oportunidade de um novo julgamento de quem foi condenado. O Brasil já não tem mais vergonha e há anos que vivemos em um circo de 8,5 milhões de Km².
O povo não quer mordomia e sim qualidade de vida com moradia descente, emprego, justiça, saúde e educação.
Queremos que um título de copa do mundo seja um complemento e não a solução.

58 comentários:

  1. Bom dia de domingo de sol!!!!

    Abraços e boa semana!
    Minha mãe tem plano de saúde e precisou fazer esse cartão
    pq se por acaso pegar remédio no posto de saude, o plano paga um pouco, pq eles não acham justo vc pagar um plano caro e pegar remédios baratos...por isso ela fez caso precise usar remédios do postinho, foi o que eles explicaram pra fazer o cartão,
    deve ser por ai mesmo
    └──●► *Rita!!

    http://cantinhovirtualdarita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rita. A gente é obrigado a pagar um plano para não cair na fila do SUS aí somos taxados de ricos.

      Excluir
  2. O povo quer os seus direitos respeitados mas as vezes a corrupção não deixa, Cláudio passando pra desejar um ótimo domingo beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não estava sabendo disso não. Ridículo isso! Como você mesmo disse, independente de ter plano de saúde ou não, temos direito ao SUS, afinal, pagamos impostos, não?! E além disso, nem tudo os planos cobrem, não é todo dia que está disponível o que precisamos. Eu por exemplo, precisei de um determinado especialista no início de fevereiro, mas no meu plano, todos estavam de férias, voltando somente no fim de março. Eu precisava naquele dia! O que eu ia fazer, esperar para morrer até lá?!

    Estamos todos perdidos com esse governo... :/

    http://meupassatemponodiaadia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Landa,
      Eu sou suspeito para falar deste partido. Não que eu tenha um partido específico. Acho todos falhos, mas o PT nunca me convenceu. Eles não administram para o povo carente e sim para eles próprios.

      Excluir
  4. Oie!!Sou da Agenda e vim te fazer uma visitinha,Já estou te seguindo,venha vc tbm!
    http://keithypadula.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Chamun,

    Analisando o passado (história) qual é o regime que dá migalhas aos menos favorecidos, finge que provém tudo, não oportuniza a possibilidade capitalista de crescimento, rouba tudo o que pode e controla tudo, absolutamente tudo?

    A verdade é que somos um regime de mentira, pois fingimos ser um capitalismo, mas na verdade somos um socialismo disfarçado que deixa pessoas trabalhadoras(classe média) achar que pode podem ter sucesso, contudo a carga tributária (governo) é pesada e sufoca tudo, impedindo o crescimento ou a possibilidade de sucesso, exceto se existe interesse.

    Esse texto que apresentastes é mais uma das intervenções que o governo faz, pois ele controla tudo, ele é supremo, possui tentáculos e intervém em tudo. O objetivo principal é terceirizar as responsabilidades, desonerar seu financeiro e consequentemente teremos novamente mais uma conta para pagar.

    Faça a matemática e veja se a conta não fecha.

    Abraço e boa sorte na nova empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, pena não ter deixado um nome ou apelido.
      Comentário muito apropriado.
      Concordo com tudo.

      Excluir
  6. Nossa! Já pagamos tantos impostos... A saúde deveria ser de qualidade e sem custo, quer dizer... mais ou menos sem custo, pois, como eu disse, pagamos impostos!
    INFELIZMENTE, se queremos ser tratados como gente temos que pagar um plano ou uma consulta particular. Nem os planos hj valem a pena...
    Abraços - Junior
    www.artigodeopiniao.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é Junior, nem os planos estão valendo apena. Para marcar uma consulta tem que esperar dias.
      Só que ruim com ele, pior sem ele.
      É esta a nossa triste realidade.
      Abraço.

      Excluir
  7. Situação bem complicada. Não tenho plano de saúde mas acho que vou precisar de um, já que o hospital da minha cidade (que era público) passou para um hospital privado. Aqui na minha cidade a gente tem que torcer pra não ficar doente.
    Se aumentarem os custos para a seguradora de planos de saúde, ela obviamente vai aumentar os custos para seus clientes, o que não é uma boa coisa.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicada mesmo querida Maria.
      Infelizmente os planos de saúde que não são mais aquelas coisas se tornam necessários pois o custo de uma internação só salário de deputado pode pagar, e o que é pior, quem paga somos nós.

      Excluir
  8. PeloamordeDeus, o que isso meu amigo! Aqui em BH. ainda não chegou a notícia desta palhaçada.Pagamos um absurdo para Unimed e estou aqui nervosa esperando para ver se vão autorizar o último ultra som da minha filha, que vai ter sua filhinha este mês! Nosso plano é de 96 e eles fazem tudo para não autorizarem tudo.
    Que país é este? Que merda é esta?
    Compartilhe nas redes sociais para todos saberem.
    Beijinhos carinhosos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já repassei Zizi.
      O pior é que acho que não vai dar em nada.
      Fique à vontade para compartilhar.
      Beijinhos;

      Excluir
  9. E lençol curto é o que não falta na mão desse governo, todo brasileiro conhece bem o que é ter que escolher o que deixar do lado de fora. Estamos cansados disso, hoje eu vejo que as pessoas estão se conscientizando, mas ainda é preciso de muito pra esse país ir pra frente. As pessoas, nós, precisamos descobrir o valor que tem o nosso trabalho, a nossa voz e a nossa luta e deixar de acreditar em tudo que dizem pra tapar buraco e desviar a atenção do que pode e deve ser feito, para que absurdos como este deixem de ser feitos.

    Abraços, Claudio.
    eraoutravezamor,blogspot.com
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem certinho Mayra.
      Estão sempre desviando a nossa atenção para outras coisas menos importantes. Ainda bem que o povo não é mais sonolento, mas ainda falta muito.
      Bjs

      Excluir
  10. É incrível, quando o 'governo' toma uma atitude é sempre com surpresas iguais a essas.
    Essa novidade ainda não chegou por aqui, mas não acredito que demore.
    Infelizmente, isso é Brasil.

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente vai chegar, Zane.
      Infelizmente este governo fica tomando medidas para tapar suas falhas.
      Bj

      Excluir
  11. Claudio,

    Lamentável esse tipo de coisa!
    É obrigação do Governo dar uma boa qualidade em atendimento na área da saúde.
    Uma pena essa realidade do Brasil. O povo merece o melhor.
    Um lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saúde, educação e empregos é o mínimo que eles tinham que dar, mas só querem se dar bem.
      Um lindo dia para ti também.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Claudio, você tocou num assunto muito importante , do nosso País ,é lamentável a falta de atendimento e o descuido sobre a saúde do nosso povo. ☺ bjs e muito obrigada pelo carinho .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamentável mesmo Jô.
      E é uma coisa que vem de anos.
      Bejos

      Excluir
  13. Ai, esta situação me deixa muito triste...
    Hoje em dia, nem os planos de saúde estão atendendo como deveriam! O que dirá uma saúde sem recursos!

    Bjs – Su - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior, Su. Nem os planos estão legais. Para marcar uma consulta leva-se dias.
      Bjs

      Excluir
  14. Disse tudo! O porque de nenhum político tentar melhorar o SUS é não ser do seu interesse. Para eles, o povo tem que está de mal a pior para ser mais fácil de manipular. Entretanto, aos poucos, as pessoas estão deixando de ser besta. Muitos já veem as coisas como elas são. Agora, entre ver e pensar, e fazer alguma coisa há um grande diferença.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato amigo Ricky
      Povo carente de saúde, educação e trabalho fica muito fácil de manipular.

      Excluir
  15. Quando a saúde deixar de estar na lista da burocrácia talvez conseguiremos ter um atendimento digno.
    E uma realidade dura. E quanto mais isso acontece mais esse lado corruptivo no nosso país vai aumentando e chegando em todos os lados...
    Até.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Cláudio, acho bonito quem bota a boca no trombone...Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que reclamar, né Shirley?
      A internet é poderosa. Podemos e devemos usar esta arma, mas com coerência e dados verdadeiros como, infelizmente, este.
      Beijos

      Excluir
  17. Professor Claudio C. Muito obrigada pelas palavras.
    Entendo a sua indignação, afinal, tem muito o que se fazer ainda pela saúde não só da saúde, mas sim, do Brasil, pois a sociedade precisa de saúde em todo o contexto social.

    Tenha uma excelente semana.
    Muita luz sempre.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  18. nossa a situação do sus é lastimável mesmo!
    Beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  19. Minha irmã quando fez cirurgia, mesmo tenho plano particular teve que apresentar o cartão do SUS e eu não fazia a mínima ideia do motivo até ler esse post.
    O SUS é direito de todos, independente se temos ou não plano particular, não acho isso legal da parte do governo. Legal você falar sobre esse assunto.

    Lápis,Papel e História

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles não explicam.
      Eu tive que perguntar na administradora.

      Excluir
  20. bom dia meu caro amigo, retribuindo sua visita do Agenda Blog. Interessante seu blog, é isso ai, alguém tem que fazer uso das palavras e mostrar para que veio.
    A saúde está um caos, o SUS pior ainda não está ajudando em nada. Blog perfeito.
    abraços.
    http://vidaslife-vidaslife.

    ResponderExcluir
  21. Confesso que estou sabendo agora, dessa nova 'condição', do governo pelo seu blog. Inclusive obrigada por esta informação. Tenho que destacar o final do seu texto, é um pouco irracional que as pessoas façam mais festa por um título comemorativo do que por algo que irá ajudá-las no futuro. Pra ser sincera, isso é triste. Enfim, falando em governo, isso me lembra que próxima eleição irei anular meu voto porque não vejo ninguém capaz de cuidar do Brasil ou ao menos do Rio de Janeiro. Isso é triste, não ter ninguém que eu possa ser capaz de administrar o estado que eu tanto amo. Enfim, excelente texto Chamun. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pouca gente sabe, Myris.
      Eles não divulgam.
      Só quem vai ao Posto de Saúde ou emergência de hospitais.
      Mais uma manobra deste belo governo.
      Beijos

      Excluir
  22. Eu vi minha professora falando sobre isso, mas confesso que não tinha prestado atenção, mas agora parei pra ver. cada vez mais o sistema de distribuição social no brasil fica mais decadente, eles priorizam demais o que não deve ser priorizado.
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Passando para desejar um excelente final de semana!
    Abraços - Junior
    www.artigodeopiniao.com

    ResponderExcluir
  24. Belo desabafo, prof. esse país tem que mudar muita coisa, mas mesmo assim continuo gostando mais dele do que de outros países (leia-se EUA). Sou brasileiro com muito orgulho mesmo ele não sendo o 1º em tudo que se trata de melhor no mundo.

    Arthur Claro
    http://www.arthur.claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso país é muito rico, Arthur, embora eles só mostrem pobreza, pois o dinheiro é desviado.

      Excluir
  25. Eu estava lendo e tentando entender.... Querendo ver lógica nisso, mas não encontrando... @___@. Por que querem cobrar mais caro de um plano privado só porque os clientes também usam o SUS??? Não faz sentido.
    :::: {Emilie Escreve} | @emilie_escreve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conta é simples Suzi
      O governo acha que quem tem plano particular, mesmo pagando toda a carga de impostos, não tem direito de usar o SUS. Logo, repassarão os custos para a administradora do plano da pessoa que usar. As administradoras por sua vez, repassarão para os associados.

      Excluir
  26. OLÁ AMIGO CLAUDIO!!!... PASSEI PRA DAR UMA ESPIADINHA EM SEUS ÚLTIMOS TRABALHOS E ADOREI ( COMO TODOS OS OUTROS)!!!... ME PERDOE SE EU DEMORAR UM POUQUINHO PRA VOLTAR, ESTOU COM MUITAS ENCOMENDAS E POR ISSO SEM TEMPO!!!... MAS ASSIM QUE DER EU VOLTO PRA LER MAIS UM POUCO!!!... ABRAÇOS!!!...

    ResponderExcluir
  27. Sabe que eu não havia pensado por esse lado quando solicitaram o cadastro do cartão do SUS juntamente com meu plano de saúde? Estão sempre mascarando a verdade inclusive diante da corrupção. Passando para te desejar uma excelente semana.

    Beijos.

    http://www.lucyemascarenhas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para acreditar, né?
      Boa semana para ti também, Lúcye.
      Beijos

      Excluir
  28. No final das contas, a saúde que deveria ser um direito nosso, não é. Porque querendo ou não, somos obrigados a pagar para ter uma saúde melhorzinha, pior, pagar caro por isso. Infelizmente estou crente que esse não é um problema que vai ser solucionado, pelas mãos de governos e governos, não. Afinal, nem eles mesmo provam do veneno deles, que é ficar na fila de madrugada para ser atendido!

    Ótimo texto argumentativo.
    beijos
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é Carol, eles vão para o Sírio Libanês que é um dos mais Tops no Brasil e claro que não pagam a conta.
      O plano de saúde deles é o povo.
      Bjs

      Excluir
  29. Boa tarde Claudio!!!
    Primeiramente quero agradecer sua visita em meu blog e por me seguir, fiquei muito feliz!!! Bem vindo sempre!!!
    Agora quanto ao nosso Brasil...muitas coisas precisam ser mudadas, melhorar...questão de saúde, só quem precisa sabe o quanto está difícil. Até mesmo nas doenças gravíssimas enfrentamos dificuldades para acesso a determinados tratamentos, dificuldades no desenrolar das papeladas, que muitas das vezes até tem a tal verba do governo, mas falta a boa vontade do funcionário que por ser efetivo, pensa que é o rei do amendoim e quer fazer a seu tempo a seu modo. Esquece-se que quem tem determinados problemas de saúde tem muita pressa, pois viver é uma benção de Deus e merecemos correr atrás dos nossos direitos, que estão escondidos sei lá aonde. Governantes no geral falam em melhorias, mas estamos perdidos...gostaria de vê-los necessitar do SUS. Pois nossos planos de saúde mesmo pagando caro, concordo com você, já pagamos caro...e pelo visto vão ficar ainda mais caros, mas mesmo com os planos de saúde, existem certas doenças que seriam impossíveis querermos pagar via plano, então a segunda alternativa é o SUS, que temos que ter muita paciência e fé em Deus para os transmites das papeladas correrem rápido e serem liberadas enquanto há recurso médico para a doença que se tem...
    Brasil...um dia gostaria de ter a oportunidade de ver a mudança para o bem...mas está impossível.
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Abraços...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  30. A saúde pública é mais que uma vergonha, é até difícil adjetivar, é uma covardia com nossa gente. Nossa população vive uma situação de abandono mesmo ou até pior! Muita gente simples, que já vive com tanta dificuldade, se esforça para ter um plano não por querer ser atendido com luxo, e sim por querer ser atendido, já que sabe que se cair no SUS está perdido! Quanta gente com caso grave precisa de uma determinada especialidade, recorre ao SUS, e a primeira consulta só pra dali a oito meses ou muito mais! Pessoas idosas que dependem de um remédio muito caro e vira e mexe o SUS não tem naquele mês e tem que dar graças se conseguir dinheiro a custo de endividamento! Pessoas com muita dificuldade de locomoção que são encaminhadas para um hospital lá “na caixa prego” e teem que pernoitar no local (às vezes ermo) e se conseguir ser atendido ainda “tá bom”. Há maus profissionais sim, casos de negligência e até pior, caso de monstros capazes de “facilitar” a morte de alguém para por no bolso uma comissão dada por uma funerária abutre... Mas há também os bons profissionais, que honram a ética, que lutam na profissão médica e estes tantas vezes se veem de mãos atadas, sem recursos, sem o básico para trabalharem... voltam para casa arrasados pelo que não puderam fazer... Hospitais com aparelhos quebrados (e lá vão mais meses e meses sem o exame), enfermarias caóticas, quando não é o corredor que virou enfermaria... Uma série de absurdos desumanos! É triste demais! Dá vontade chorar ver essa realidade! E a situação poderia ser muito melhorada com um pingo de boa vontade, ou vontade real, de alguns, e até medidas muito simples (como os bancos de leite), e também melhoras áreas como saneamento, e educação poderiam prevenir muita coisa... Mas parece que os “lá de cima” julgam essas vidas como descartáveis, ou as pessoas morrendo nas filas são invisíveis... sei lá!
    Minha proposta para o governo: os políticos (além de receberem salário mínimo) sejam obrigados a terem apenas o SUS para tratar da saúde deles! Essa medida cairia bem!

    ResponderExcluir