sábado, 25 de janeiro de 2014

Sampa


São Paulo me acolheu por três anos.
Hora eu me sentia um invasor, hora um raptado. Este sentimento é devido a duas coisas; Uma é que fui um tanto forçado a ir para não perder o emprego em uma época, situação e idade que não me permitiam loucuras e a outra é porque não me sentia parte da terra.
Aos poucos fui percebendo que havia muitos como eu. Aliás, era o que mais tinha. Paulistano da gema era praticamente a minoria naquela cidade que é deles, mas habitada por gente do próprio estado, Brasil e do mundo.
O fato é que minha vida mudou consideravelmente.
Eu conheci muita gente boa. Tanto os paulistanos, como paulistas, outros brasileiros e as vezes até estrangeiros fizeram minha convivência em Sampa muito mais agradável.  É claro que também tem muita “mala”, assim como em todo lugar e de todos os lugares. Evidentemente que eu prefiro me lembrar dos legais.
Com o tempo, vi que São Paulo era uma cidade normal apesar do tamanho. “Pera aí”! Normal um tomate!  Em Sampa a gente vai do céu ao inferno em instantes. Conheci muito paulistano querendo ir embora e outros muitos que já foram, mas querem saber?  Tem muita gente de outros lugares querendo entrar. É um fenômeno curioso.
Eu vivi uma espécie de amor e ódio. Entretanto, aprendi a usufruir dos benefícios que a cidade proporciona. 
Para quem não conhece, Sampa é indescritível. Não há cidade no Brasil que dê para comparar.
É necessário ver presencialmente, viver lá.
São Paulo me deu um presente, a minha amada Fabrícia que é paulista, mas não é paulistana. Parece que tive que ir morar lá para conhecer a mulher que mudou minha vida.
Perguntaram-me algumas vezes se eu voltaria. Sempre respondo que não está nos meus planos, mas não nego.
Eu amo o meu Rio Grande do Sul e gosto de morar aqui, mas posso dizer que a saudade existe.
Para Sampa com todos os seus defeitos e qualidades... FELIZ ANIVERSÁRIO!

43 comentários:

  1. Eis a prova: Existe amor em São Paulo e você encontrou o seu. Acho que dá até pra fazer uma metáfora do que é a vida como um todo, através das suas palavras. Um tanto de gente querendo ficar, outros indo embora, amor e ódio, altos e baixos, é tudo isso faz parte.

    Abraços, Claudio.
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Claudio!!!
    São Paulo é assim, da forma que falou...sinto saudades...mas apenas para passear...morar creio que não mais...e o engraçado é que lá não encontrei o meu amor, vim encontrar nas Minas Gerais...rsrsrs Agora já sou uma Mineira de coração!!!
    Mas no fundo no fundo...: Eu Amo São Paulo, São Paulo My Love!!!
    Terra Natal nunca esquecemos...
    Feliz e Abençoada Noite!!!
    Abraços...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. os paulistanos tb gostaram muito de vc :) Se um dia a vida te trouxer de volta será muito bem recebido, tenho certeza. Abração!

    ResponderExcluir
  4. Feliz aniversário atrasado para SP! \õ/
    Nunca fui nessa cidade, mas tenho vontade de conhecer... apesar dos problemas e constante violência né? :)
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  5. meu niver tbm é dia 25 de janeiro, tenho vontade de conhecer Sao Paulo..bjs
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sao Paulo é uma loucura.....mas pra passear nao tem nada melhor...

    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Sampa representa muita em sua vida, pois lhe mostrou a mulher ideal e o amor de sua vida, como você mesmo disse!
    Não tenho muita simpatia por esta cidade, pois gosto de cidades menores com índice de violência bem baixo , praticamente ,Zerado!
    Mas qto ao Rio Grande do Sul sei que é muito bom e Paraná tbm, acho que me simpatizo mais, mas devemos amar o lugar que nos reconhece, reconhece como cidadão,profissionalmente e amorosamente!!!
    Parabéns pela descoberta em Sampa!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  8. Gente... Eu acho que toda a tecnologia está lá, mas não gostaria de morar por lá não. Não curto a sujeira, a agitação excessiva!!!

    Abraços - Junior
    www.artigodeopiniao.com

    ResponderExcluir
  9. Olha que legal, um gaúcho teve que sair da República Rio Grandense para vir morar na Terra da Garoa (tá mais pra Terra das Enchentes). Eu sou paulistano e tenho vontade de ir para a República Rio Grandense para tomar um chimarrão e comer um churrasco daqueles que tem o espeto enterrado na terra. Bela homenagem "Prof". Abraços

    Arthur Claro
    http://www;arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Chamun, belo retrato de São Paulo você pintou. parabens. Abçs. Pires.

    ResponderExcluir
  11. São Paulo tem de tudo, né? Tenho vontade de visitar essa cidade grandona e cheia de história um dia; mas creio que pra morar vou ficar em Minas mesmo, bem mais tranquilo.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca saí do estado a não ser a passeio, então não sei como é viver em outro local, mas imagino que deve ser complicado mais pela cultura do que outra coisa.

    Pela net conheci várias pessoas de outros estados, e muitas vezes as nossas culturas por serem tão diversas acabaram em alguns atritos, tudo resolvido com o tempo, mas a diversidade de pensamentos e costumes as vezes pode atrapalhar e muito se não tivermos a mente aberta as novidades e diferenças. A verdade é que o novo a princípio sempre assusta.

    Gostei do seu relato Claudio, acredito que deve ser um sentimento comum pra quem tem de mudar de estado ... mas ... nada que o tempo não resolva...

    Parabéns a você e a sua amada, as vezes o verdadeiro amor está longe, mas Deus, sempre dá um jeitinho de juntar ...

    Deixo pra você meu abraço fraterno,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  13. Pelo o que me contam morar em São Paulo é uma loucura, mais ainda quero muito morar neste estado, as coisas parecem acontecer muito rápido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. São Paulo é uma cidade muito linda, nunca fui a São Paulo gostaria de ir um dia para a cidade mais linda do mundo. Sempre falam que é muito caro é a cidade de Sampa, mas é so juntar alguns dinheiros e que a cidade e boa de ver e se admirada. Quem sabe um dia eu não vá pra São Paulo e que a cidade e a mais linda depois do Rio de Janeiro rs.

    Abraço
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Claudio gente boa !
    Toda vez que entro no seu blogue, é uma risada que arranca na hora que mais preciso meu amigo, rs.

    "É claro que também tem muita “mala”, assim como em todo lugar " (Claudio Lispector)

    Brincadeiras a parte, não conheço Sampa. É uma vontade muito grande que tenho, de um dia poder conhecer essa terra tão cultural e miscigenada. Alias, morar em outro estado, em outra cidade, implica em várias coisas, incluindo o clima, cultura, transito e educação. Atualmente moro em Nova Friburgo há 5 anos. Passei por aquela tragédia, mais amo esse lugar. Amo pelo fato de ser região serrana, e ter uma natureza exuberante, e aquela calmaria de cidade de interior.

    Enfim, um abração.
    Belo texto como sempre.
    Dan
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Muito bom seu texto sobre Sampa,Claudio.

    Realmente a relação é dual.

    Obrigada pela visita,querido amigo.

    Uma semana de paz profunda.

    Beijos

    Donetzka

    ResponderExcluir
  17. No fim de tanto me avisares da verificação de palavras do meu blogue,eu acho que já retirei. Espero que agora fiques mais satisfeito ao ires visitar o meu cantinho. Por favor,eu peço-te que o visites logo que possas e me avises por comentario se a verificação de palavras ainda existe ou se já foi totalmente retirada. Beijinhos e fica com deus!! http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  18. Olá, Boa noite, Cláudio
    Bela homenagem e Feliz aniversário Sampa, atrasado...
    ...sou paulista e fui para o Paraná,ainda bebê, e cheguei, adolescente, em São Paulo, capital. Um pouco do que sou e tenho, devo muito à essa cidade. E é bem um contraste mesmo, muitos chegam,outros se vão, mas sempre foi muito acolhedora e como toda grande Metrópole, com seus problemas
    Obrigado e belos dias, abraços!

    ResponderExcluir
  19. Claudio, querido, boa noite!

    Conhecia SP por um ângulo.
    Vc, com seu estilo adorável de se expressar, me apresentou outro!
    Amei, amei, amei...

    Fico feliz que tenha gostado do meu novo layout e te digo mais: acho que a bolsa combinará tanto com seus tênis que vou torcer pra vc ganhar!!! Kkkkkkkkkkkkkkk...
    E se ganhar, vai prometer que vai tirar uma foto e postar pra gente, tá?
    De tênis nos pés e a bolsa à tiracolo!
    Trato feito??? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

    Bjs e tenha uma linda noite!

    ResponderExcluir
  20. Eu acho que não conseguiria me adaptar a São Paulo, ainda mais que muitos detestam cariocas e o sotaque e principalmente a briga bixxxcoito e bolacha HAUAHUAHUAUHAH. Mas um dia quero visitar, mas só visita. Enfim, belo texto Chamun. Bjo.

    http://utopianongrata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Só fui para São Paulo uma vez, durante cerca de uma semana, porém lembro que realmente é bem diferente da maior parte das cidades do Brasil, só que acho que é "normal" do seu modo.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Amigo texto maravilhoso sobre sampa amei.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Chamun! Tudo bem?
    Mais uma vez um texto muito legal, só que desta vez me "vi" nele. Morei em SP durante quase 5 anos, no início me sentia totalmente perdida, naquela "selva de pedras", sem informação, sem saber direito para onde ir e sem muita gente interessada em me dar informações (é incrível que em uma cidade tão grande as pessoas sejam tão desconfiadas)... Mas com o tempo fui conquistando meu espaço, conheci pessoas muito legais, fiz grandes amigos por lá. Tenho muita saudade. Voltei várias vezes (em média uma vez ao ano) para visitá-los e matar a saudade também de lugares incríveis que só SP possui... adoro passear em SP!!! Quando me perguntam se quero voltar a morar lá, respondo: "não está nos meus planos, pelo menos não agora" (afinal nunca se sabe o futuro né?... rsrssrs). Bem, e pra completar, meu amor é paulistano, embora esteja entre os que sempre quiseram sair SP, é um paulistano... então SP está na minha vida para sempre... seja pela experiência vivida lá, pelos amigos ou pelo meu amor!
    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  24. São Paulo é mesmo uma cidade incrível. Tenho parentes lá e nasci na região metropolitana. Saí de lá aos 5 anos, mas sempre volto lá para visitar. Não acho que seja uma boa cidade para morar, mas para passar uns dias e conhecer os lugares, é ótima.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  25. Sampa é incomparável. Acho que não existe cidade no mundo como ela - pelo aqui na América Latina não há. São Paulo é uma "parte" ou uma representação de como são as Nova Yorks, Londres e Tóquios do mundo: nunca dorme. E é isto que acho fascinante nela, sabe? Nem o Rio que é grande é assim: ele é mais turístico, mais tropical. Sonho em morar em São Paulo, cursar meu tão sonhado curso de design lá. Acho que São Paulo abre as portas do Brasil para o "resto do mundo", não sei se me entende. Não conheço ainda, mas já adoro.
    Ótimo texto, como sempre!!!
    Baci o/

    P.S: Sou gaúcha com muito orgulho, Tchê!!!!

    ResponderExcluir
  26. Você é super legal, tchê!!!
    Cláudio, beijos e bom dia!

    ResponderExcluir
  27. O destino, às vezes, prega cada peça... Mas o SUL... é demais!!!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  28. São Paulo me acolheu quando era muito jovem e foi lá que estudei, batalhei, fiz muitos amigos e me realizei profissionalmente. Voltei para Belo Horizonte para estar perto da família,mas gosto da capital paulista. Quando posso, vou matar as saudades. Os problemas dos grandes centros já se espalharam pelo Brasil e em todos eles sofremos com a violência e o o caótico trânsito. Há um tempo para tudo e é inegável que as oportunidades de crescimento, em São Paulo são inúmeras para quem está ingressando no mercado de trabalho e tem competência para enfrentar a concorrência. Abraços.

    ResponderExcluir
  29. Olá Claudio,

    A minha irmã Marilene, do blog Momentos Fragmentados (e outros), morou em São Paulo. Daí, eu vivia por lá. Apesar de ser uma linda cidade e de oferecer ótimas oportunidades de trabalho e opções de lazer, eu jamais moraria lá. Meu marido até chegou a receber uma proposta excelente de trabalho de uma empresa de São Paulo, mas a minha vida já estava estruturada por aqui , em Belo Horizonte, e ele acabou desistindo. Gosto de São Paulo, mas apenas para passeio. Não gostaria de fixar residência por lá.
    Muito linda a maneira como você se referiu à Fabrícia.
    Parabéns à São Paulo pelos seus 460 aninhos!
    Valeu a homenagem, que reflete sua gratidão e carinho por aquela bela cidade.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  30. Oi,Claudio! Boa semana para você também! Entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, fico com Gramado(RS). Mas S.Paulo é o estado do trabalho. Parabéns, São Paulo!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Morro de vontade de conhecer São Paulo, quem sabe um dia?!
    bjcas
    Shairane Mello
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  32. Parabéns, Sampa :) Ainda não conheço a cidade.

    Visita meu blog e das minhas irmãs?

    www.WorldCCPM.blogspot.com

    Curtam a FanPage: https://www.facebook.com/pages/WorldCCPM/344537332296209?fref=ts

    Ahh, acabamos de entrar no InstaGram, legal né? Segue a gente lá que a gente segue de volta com todo prazer!! www.InstaGram.com/WorldCCPM

    ResponderExcluir
  33. Oie Claudio =)

    Eu adoro São Paulo *-* Tenho recordações maravilhosas da cidade e as vezes acho que é uma falta de vergonha da minha cara morar a apenas uma hora da capital e ficar tanto tempo ser ir dar um passeio rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  34. amigo te lendo você me fez refletir
    vim para essa cidade aonde estou hoje
    nunca gostei dela, mais ela me deu minha filha
    a Gabi, por ler seu texto refleti
    agora amo essa cidade rs
    obrigada
    lindo dia
    Nanda
    beijokas
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  35. Ah!
    Achou que eu tinha sumido né?
    Olha eu aqui tra vez kkkkk
    Eu sou carioca e amo São Paulo; prova de que não existe essa rivalidade que falam por aí...
    Mesmo que um pouquinho atrasada PARABÉNS SAMPA!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  36. Oi, Claudio! Ah, como é bom ser acolhido, como é bom ter boas surpresas, e todas essas coisas Sampa te proporcionou. Bela crônica!
    Abraços!
    http://agoraemdiante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Ah, que amor de texto! Uma ótima homenagem. Já morei em SP, mas foi no interior, São José dos Campos, mas não gostaria de voltar, embora a cidade seja linda e eu esteja planejando viajar para rever uns conhecidos esse ano.

    ResponderExcluir
  38. Oi, Claudio!
    Sou do Sul de Minas, então São Paulo é ali na esquina! :D Certa vez escutei alguém dizer: "Quem mora em São Paulo, mora em qualquer lugar do mundo". Imagina o que fiz? Atualmente considero São Paulo a minha cidade do coração, mas não moro lá. Gosto de ir apenas para passear!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  39. Vim desejar um bom final de semana!
    Deixar uma frase de amizade.....

    Crer em Deus é nosso dever
    Ter amigos é um presente
    Conserva-los é um privilégio!

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  40. Todo uma vez na vida deviam ir pra São Paulo, viver a experiência que a cidade dá.
    quando eu estiver um pouco mais velha pretendo morar lá, tomara que não encontre tantas pessoas malas rs
    beijos

    ResponderExcluir
  41. OI CLAUDIO!!!... ME PERDOE A FALTA, MAS... DEPOIS DE UM FINAL DE ANO ABARROTADO DE TRABALHO, SAÍ DE FÉRIAS ( MERECIDAS) POR ALGUNS DIAS!!!... BEM... ESTOU DE VOLTA!!!... SOU PAULISTA PAULISTANA, EMBORA AGORA MORE EM COTIA!!!..ADORO SÃO PAULO MAS NÃO SUPORTO MAIS O TRÂNSITO!!!... ADOREI SUA HOMENAGEM À SÃO PAULO!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO E ATÉ!!!...

    ResponderExcluir
  42. Eu sou paulistana. Nasci e cresci na cidade de São Paulo.

    Mas logo jovem, adolescente, percebi que não é um bom lugar para se viver bem.

    Desde muito jovem, busco melhorar minha condição de vida. Então, aos 18 anos, fui estudar no interior de São Paulo. Universidade Federal.

    Não pretendo mais morar na capital.

    Porém reconheço que é uma cidade cosmopolita e é essa a melhor qualidade de São Paulo. Sou vegana e lá é o lugar aonde o veganismo, assim como outras áreas, está mais desenvolvido em todo o país.

    ResponderExcluir
  43. Oi, Claudio!

    Gostei de ler sobre seu momento "alguma coisa acontece no meu coração..."
    E alguma coisa aconteceu ao seu coração lá em "Sampa"! Terá sido cruzando a Ipiranga com a São João? xD O que importa é que através desse rumo da vida encontraste sua amada! ^^

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir