domingo, 11 de maio de 2014

Não somos macacos

Na semana passada eu publiquei no Facebook um manifesto sobre a campanha “Somos todos macacos” perguntando: – Será que os negros estão gostando?
Esta campanha surgiu em virtude do episódio, que girou no mundo e todo mundo sabe, sobre o Daniel Alves comer a banana que atiraram para ele em um estádio de futebol na Espanha.
Eu sei que é um assunto pra lá de debatido, mas as minhas postagens são semanais, aos Domingos, e também somente agora consegui me dedicar a este acontecimento.
Entretanto, vou comentar antes sobre o infeliz vexame do presidente de um clube americano de basquete, cujo nome não merece ser mencionado. Portanto vou chamá-lo de Sr. Trouxa.
Para quem não sabe, vazou para imprensa uma conversa telefônica do Sr. Trouxa com sua ex-namorada onde ele diz a ela coisas bárbaras como não posar para fotos com atletas negros e não levar negros para os jogos de seu time.
O técnico do seu time é negro. Vários jogadores do seu time são negros. Ou seja, são os negros que dão a ele o que ele precisa. É ou não é um Trouxa. E depois, sabemos que os maiores ídolos do basquete americano são negros.
Se o cara é racista porque se envolve com o basquete? Ah! Grana! Claro! Têm muita grana na parada. Então, este filho de uma Maria Madalena não arrependida deveria ter mais respeito com seres humanos que fazem todo o trabalho para ele poder contar dinheiro.
Ele foi banido do basquete e vai pagar uma multa caríssima. Pelo menos lá terminou em caviar e não em pizza, mas deveria ter virado em quentinha na prisão.

Voltando a campanha brasileira... 
Eu que sou branco não gostei, imagina os negros que sofrem bullying o tempo todo?
NÃO SOMOS MACACOS! Com todo respeito aos símios.
Negros, brancos, índios, nipônicos, etc, NÃO SOMOS! Nem os idiotas que atiram bananas no campo. São trogloditas, “neanderthalensis”, imbecis, acéfalos, filhos de uma executiva de esquina, o escambau, mas não macacos, até mesmo porque neste caso estaríamos ofendendo os macaquinhos que nada tem a ver com isto.
Eu soube que foi ao ar, no Altas Horas, no sábado daquela semana, uma entrevista com o Daniel Alves dizendo que não gostou da campanha. Eu não vi o programa, mas vi a entrevista, no Domingo pela manhã, que ele deu para o Galvão Bueno, que foi gravada bem antes do jogo fatídico. O Galvão perguntou sobre o racismo no futebol e ele respondeu simplesmente que:
– Está acostumando com isto, pois há 11 anos, na Europa, vê este tipo de coisa.
– Ignora, porque não quer dar ênfase ao racista. Dando proporções ao fato o racista     se sente vitorioso.  Ignorando, ele perde.
– Que para saber se a pessoa é racista mesmo, é necessário ver a vida dela no cotidiano, que embora ele não concorde e não defenda, a emoção no estádio fala mais alto e as pessoas fazem coisas de momento.
Eu até posso concordar com ele, mas acho que sua força interior é muito maior que a minha, pois ele que sofre o ato e eu que tenho vontade de enforcar o filho de uma bela senhora trabalhadora sem registro em casa noturna.
Neste mesmo programa, eu também vi entrevistas de jogadores negros falando sobre o assunto e percebe-se pelos seus semblantes que estão profundamente chateados, tristes e abatidos. Eles se sentem humilhados mesmo podendo gastar mais de papel higiênico do que os agressores ganham  em uma vida.
Caramba! Isto deveria ser triste para toda a raça humana.
O pior de tudo é que tem gente que age desta forma e acredita em Deus. Pois bem, se Deus criou o negro é porque ele tinha uma razão para isto, assim como criou as demais raças. Eu acredito que é para nós aprendermos a viver com as nossas diferenças e que cada ser humano ter o direito de fazer suas conquistas e buscar seus sonhos.
Já tem até gente fazendo correr nas redes sociais que foi uma farsa e querendo até envolver outras celebridades. Eu não acredito nisto. Não creio que o Daniel Alves, titular de um dos times mais poderosos do mundo precise disto. E digo ainda que, ao pegar a banana e comer ele deu um tapa de luva na cara dos cretinos e em silêncio disse: “To cagando para vocês, seus otários”.
Parabéns Dani Alves, sua atitude mostrou sua grandeza. 

37 comentários:

  1. O Daniel com certeza se superou... Infelizmente ainda existe racista em pleno século 21, no ano de 2014 inacreditável. Quero te desejar um excelente dia das mães na presença dos seus. Que Deus abençoe você e sua família.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Somos todos bananas!!! Principalmente os q postaram fotos com a fruta e, mais ainda, os q gastaram 69 reais com uma blusa da grife do Huck!

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com a atitude do jogador comer a banana, simbolizar "tô nem aí pra vocês", mas dentro do peito dele ,com certeza,no fundo do seu coração, há uma dor, um sofrimento contido pela discriminação.Eu me admiro muito, em pleno sec,XXI ainda termos que falar sobre esse assunto, é inacreditável!!!
    O ser humano ainda não evolui o bastante, para saber que somos todos iguais;nascemos da mesma forma e quando morrermos, teremos o mesmo fim:a podridão da carne!
    Ótimo post!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  4. Es una pena que en siglo que estamos todavía haya gente racista.Un ABRAZO
    FELIZ DIA

    ResponderExcluir
  5. Que pena que isso aconteça ainda, somos todos iguais, mais gostei da atitude do jogador quando comeu a banana, Cláudio beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Claudio,

    Também vi grandeza no gesto do Daniel Alves. Foi um tapa de luva na ignorância e falta de respeito do pobre de espírito que atirou a banana. Acho o racismo abominável e posso imaginar o desconsolo e humilhação das vítimas desse ato de violência moral. Com certeza, esses cidadãos racistas nascerão negros na próxima encarnação para poderem sentir na pele o que fazem a seus irmãos em Cristo.

    Também adoro o mar e como moro longe dele, pelo menos duas vezes por ano me desloco para fazer-lhe uma visitinha e restaurar as minhas energias. Quanto a Minas, será um prazer poder mostrar a você as nossas belezas e histórias.

    Ótima semana.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo nesse texto! Perfeito!
    Adorei o "esse filho de uma Maria Madalena não arrependida"....rs... ainda estou rindo disso e o cara merece...
    Até mais!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom dia amigo Claudio!!!
    Uma situação que realmente rendeu muito na internet nos últimos dias...sabe, minha mãe sempre me ensinou...quando alguém lhe ofender, não demonstre raiva...fique na sua, pois a pessoa perderá a graça e não fará mais. Sempre funciona, e a forma que o Daniel fez é exatamente isso. Infelizmente ainda há pessoas que se acham melhores seja por cor, situação financeira, etc...mais no final vamos todos para o mesmo buraco, mesmo que cremado as cinzas acabam na terra, queira sim, queira não...(risos)
    E muito obrigada por seu carinho e as datas das mães...fiquei curiosa...está relacionada a aniversários...ou há algo, uma história...???
    Tenha uma semana feliz e abençoada!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  9. Você arrasou, sou esposa de Negro e tenho muito orgulho disso, o pessoal diz que preconceito não existe mas existe sim e muito e pior é disfarçado, o povo acha que não tem nada pois, não sentiram na própria pele.
    Amei o Daniel Alves ter comido a banana realmente ele deu um tapa na cara, lá o agressor foi identificado e banido (não poderá mais ir assistir os jogos no estádio) e aqui o que será que aconteceria????
    bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu texto, pois nunca concordei com essa frase tbm. Acredito que todos somos a imagem e semelhança de Deus e que todos devemos ser respeitados. bjs
    estou retribuindo a visita do blog: www.rosachiclets.com.br
    o meu é: www.blogpinkmakeup.com

    ResponderExcluir
  11. Daniel Alves teve uma grande atitude, se mostrou bastante racional, diferente de quem jogou a banana nele tentando o humilhar. Gostei de seu conto sobre o assunto. Já imaginava que esse assunto que tanto foi e está sendo comentado seria comentado por você, e como sempre muito bem escrito.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Creio que quanto mais falarmos sobre o assunto, melhor! Ótimo seu texto.

    Sorteio do livro "A linguagem das flores" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  13. Querido Cláudio, é assim que se fala. Gostei.
    Bela atitude do cara que comeu a banana.
    Beijão, amigo!!!

    ResponderExcluir
  14. Ai...ai...ai...tem horas que me surpreendo com minha inteligência...(risos) Descobri o significado ao reler...só a Bia mesmo... Valeu Claudio!!!

    ResponderExcluir
  15. Oie Claudio =)

    A principio eu estava achando a ideia da campanha bem legal, afinal em pleno século vinte um chega a ser ridículo ainda estarmos debatendo e convivendo com certos tipos de preconceito. Mas, depois que descobri era mais uma "campanha de publicidade" eu comecei a fica irritada com o assunto rs... sempre tem aqueles que gostam de se aproveitar a situação para ganhar $$ não é mesmo?

    Ótimo texto!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo belo texto achei
    incrível ele saborear a banana, mas temos
    que ser sinceros, como tem gente racista ainda
    nesse mundo de meu Deus.
    Isso ai Claudio gostei elogios mais uma vez

    Abraços de boa semana
    Bjusss
    Rita╭•⊰✿

    ResponderExcluir
  17. Vamos sempre conviver com infelizes ocorrências natureza. Os homens ainda não aprenderam que são todos iguais e que não podem ser distinguidos por características externas. Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Confesso que eu postei algumas coisas durante a campanha, mas depois de ler uma matéria, percebi que era sem sentido isso. Realmente, não somos todos macacos, somos seres humanos de diferentes cores. É tão simples que muitas pessoas complicam. A atitude do Daniel Alves foi perfeita. Muitas palmas para ele. O problema é que pessoas como o cara que jogou a banana sempre vão existir.

    Pois é, Chamun, A Arte de Roubar acabou, você vai precisar arranjar outra preferida hehehhe. Então, o Baltar ainda vive, mas não sei por quanto tempo. Pelo visto você é colorado, não se preocupe, a palavra com G não será muito utilizada nessa temporada.

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  19. Sabe eu acho horrível racismo, minha sogra é negra e por mais irônica que possa parecer, muitas vezes o racismo parte dela do que dos outros :(
    Eu fico muito triste qndo vejo qualquer tipo de preconceito.
    Adorei a postagem!
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, Claudio! Acho que quiseram dizer que #somostodosmacacos é a mesma coisa de SOMOS TODOS IGUAIS! Se ele é macaco, eu tbm sou... sabe?!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  21. Encontrei seu belo espaço, através de uma amiga incomum...
    Belo post, parabéns!!!
    Amei seu cantinho!

    Para guardar no coração:

    Você diz: “Isso é impossível”
    Deus diz: “Tudo é possível”
    (Lucas 18:27)

    Você diz: “Eu já estou cansado”
    Deus diz: “Eu te darei o repouso”
    (Mateus 11:28-30)

    Você diz: “Ninguém me ama de verdade”
    Deus diz: “Eu te amo”
    (João 3:16 & João 13:34)

    Você diz: “Não tenho condições”
    Deus diz: “Minha graça é suficiente”
    (II. Corintos 12:9)

    Você diz: “Não vejo saída”
    Deus diz: “Eu guiarei teus passos”
    (Provérbios 3:5-6)

    Você diz: “Eu não posso fazer”
    Deus diz: “Você pode fazer tudo”
    (Filipenses 4:13)

    Você diz: “Estou angustiado”
    Deus diz: “Eu te livrarei da angustia”
    (Salmos 90:15)

    Você diz: “Não vale a pena”
    Deus diz: “Tudo vale a pena”
    (Romanos 8:28)

    Você diz: “Eu não mereço perdão”
    Deus diz: “Eu te perdoo”
    (I João 1:9 & Romanos 8:1)

    Você diz: “Não vou conseguir”
    Deus diz: “Eu suprirei todas as suas necessidades”
    (Filipenses 4:19)

    Você diz: “Estou com medo”
    Deus diz: “Eu não te dei um espírito de medo”
    (II. Timóteo 1:7)

    Você diz: “Estou sempre frustrado e preocupado”
    Deus diz: “Confiai-me todas as suas preocupações”
    (I Pedro 5:7)

    Você diz: “Eu não tenho talento suficiente”
    Deus diz: “Eu te dou sabedoria”
    (I Corintos 1:30)

    Você diz: “Não tenho fé”
    Deus diz: “Eu dei a cada um uma medida de fé”
    (Romanos 12:3)

    Você diz: “Eu me sinto só e desamparado”

    Deus diz: “Eu nunca te deixarei nem desampararei”
    (Hebreus 13:5)

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog deixo aqui o convite, acesse o link abaixo:

    Fruto do Espírito

    Minha Fan Page Fruto do Espírito

    P.S. Convido a conhecer o blog do irmão JC.
    Mensagens atuais, algumas polêmicas, porém abençoadoras...
    Acesse e confira:
    Discípulo de Cristo


    Em Cristo,
    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  22. Eu não consigo entender o racismo ou qualquer outro tipo de fanatismo ou fundamentalismo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Eu também não gostei do slogan dessa campanha, pois é como se estivéssemos validando um esteriótipo que muito nos machucam.
    Beijo
    letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br
    www.tipoassimtomsik.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. e quando que o mundo vai melhor
    vem mas um e estragar o que pensei
    se acostumar com isso não
    mas fazer a diferença sim
    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  25. Concordo que a campanha que fizeram foi a maior bobagem, isso só serve para propagar o racismo, pois ao se colocar isso na mídia, racistas perceberão que as pessoas não são indiferentes ao que fazem, e é isso que eles querem. Se o cara te ofende, o melhor a fazer é ser indiferente e ignorá-lo completamente, se a pessoa não recebe atenção ( seja positiva ou negativa) por aquilo que fez, a tendência é que pare com isso, afinal, sem platéia, qual seria a utilidade de praticar tais atos ofensivos?

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. A atitude dele comer a banana foi sensacional. Porém achei que se criou muitas manchetes sem o real propósito de acabar com o preconceito étnico. Isso já acontece desde a época que o Pelé jogava futebol. A mídia reagiu como se isso fosse novidade, e com o propósito de escandalizar e vender jornais.

    abraços!

    Testahy
    Curta: Testahy

    ResponderExcluir
  27. Acho que essa campanha só serviu para dar IBOPE ao idiota que jogou a banana.
    O Daniel teve uma atitude muito madura em fazer o que fez, mas acho que o autor desse ato idiota não merecia tanta atenção. O ser humano odeia ser ignorado, exatamente por este motivo deveríamos ter feito o mesmo com esse idiota.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Amigo, você está cada vez mais maravilhoso e é por isso que eu tenho orgulho de ter te conhecido...
    Sensacional e sensato o teu post!
    Sou muito fã desse cantinho kkk
    Bjssssssss

    ResponderExcluir
  29. Gostei do seu texto, amigo!

    Também admirei muito a atitude do Daniel!!! Foi a melhor resposta que ele poderia ter dado!!!

    http://callixtahcroches.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. OI CLAUDIO!
    ATITUDE EQUILIBRADA DO "DANIEL ALVES", DANDO UMA RESPOSTA NA HORA AO CRETINO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Amei o post,Claudio.

    Adorei a atitude do jogador! Foi de uma inteligência rara.Sempre devemos lutar contra
    qualquer discriminação!


    Desculpe a demora,mas estive sem computador por 5 dias.

    Obrigada pela visita,meu amigão.

    Beijos e ótima quinta


    Donetzka

    ResponderExcluir
  32. Concordo com o Daniel Alves, até porque não vivemos no "Planeta dos Macacos" (rs*) Adorei a opinião do Cafú e o jogador ao comer a banana não quis dizer que era um macaco e sim que era superior aquela provocação. Todos sabemos que no futebol, as mães são a todo momento chamadas em campo por nomes que fazem alusão a tal madalena não arrependida que citou no post. Então, devemos ter cuidado com aqueles que são excessivamente politicamente corretos para também não sermos taxados como preconceituosos quanto a profissão mais antiga do mundo. Pelé quis minimizar o bafafá e provocou outro justo porque está acostumado com a conduta de torcedores e dos outros jogadores em campo. Não podemos é jogar o preconceito para debaixo do tapete. Ele está em nossa sociedade e as pessoas não deveriam ser proibidas de dizer que são preconceituosas. Isso precisa ser exorcizado e debatido sem hipocrisia. Que cada um olhe para dentro de si e repense seus conceitos pois os tempos são outros!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  33. Esse assunto já foi tão discutido que já estou até cansado de argumentar rsrs. O Daniel Alves realmente mostrou ao mundo que está cagando e andando para os racistas, e mais, vez isso com uma classe digna de ingleses. No entanto, como já era de se esperar, a campanha #somostodosmacacos surgiu nas redes sociais como mais uma modinha entre tantas outras, mas que tomou grandes proporções diante das discussões e debates travadas na mídia. Na minha opinião, quem criou ou seguiu essa campanha deveria também criar uma outra #somostodosjumentos, que com certeza combina muito mais. Não defendo essa segregação de raças, até porque não acredito que entre os seres humanos existam raças, mas sim, etnias. No fim, somos todos iguais, apesar da cor de pele, altura, largura, cultura ou classe econômica.

    O POETA E A MADRUGADA
    opoetaeamadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Essa campanha é uma palhaçada, pois não somos macacos e sim um ser humano. Podia terminar daquele jeito que o Daniel fez c omo comer a banana e tudo e ai já tinha esfregado na cara do racista. Mas sempre tem uma celebridade que escorrega na banana e fode e acaba com aquilo que o Dani Fez é a culpa de Neymar pois ele fez uma coisa e depois foi virando uma bola de neve até acabar com o Luciano Huck fazendo uma camiseta para promover a marca dele.. Racismo é uma merda. Todos somos iguais diante de Deus e das pessoas.

    NO MUNDO SEM RACISMO E OUTROS PRECONCEITOS
    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito da atitude dele, ainda aproveitou pra comer uma bananinha....!
    Mas enfim, é um absurdo isso ainda existir nos tempos de HOJE!!!
    nossa eu fico indignada com isso, muito indignada. Essas pessoas racistas que não são inteligentes o suficiente , sabe!? pra mim eles que são inferiores!


    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adorei esse texto... o preconceito tem que acabar! Somos todos iguais! Por isso, todos merecem respeito. beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Mas será que se a questão fosse religiosidade de matriz afro, boa parte das pessoas que se fotografaram com as bananas, não concordariam com a demonização e preconceito contra a religiosidade africana? Ou se a questão fosse homofobia? =|

    ResponderExcluir