domingo, 13 de julho de 2014

Não acredito em copa comprada ou vendida

O Brasileiro realmente não sabe perder. É difícil aceitar uma derrota, principalmente quando é como a que foi para a Alemanha.  Já estão inventando que o Brasil vendeu a copa.
O mais incrível é que baseado na entrevista de um cronista defasado e decadente de uma emissora de TV a cabo com audiência mínima, onde ele expõe uma teoria conspiratória de entregas de copas, o povo achava que a copa estava comprada para o Brasil. 
           Após o primeiro jogo, onde houve um pênalti, que para mim aconteceu, mas muitos até fizeram graça por acharem que era malandragem brasileira, outros muitos começaram a acreditar que realmente a copa estava comprada.
Neste caso um “Óscar” para o Chile pela brilhante interpretação de endurecer um jogo de futebol comprado e um processo contra a grande desonestidade da Alemanha, que jogando um belo futebol, nos roubou aquilo que nós compramos. É palhaçada né?  Pois é, só que aí esta derrota vexatória criou outra conspiração: A de que o Brasil vendeu a copa. Então, para ficar dentro desta maquinação, agora, se baseiam em um texto que circula desde 1998 quando o Brasil perdeu a final para a França.  É verdade que naquela copa, o Brasil tinha um time muito superior a França que chegou a final praticamente se arrastando. Entretanto, final de copa do mundo é um só jogo e tudo pode acontecer. E neste jogo assim como contra a Alemanha não jogamos nada, com a diferença que em 1998 erámos superiores a França e hoje somos inferiores a Alemanha.
Já começou também a circular na internet que a lesão do Neymar é uma farsa associando com ao “piripaque” do Fenômeno em 98. Inclusive, mostraram fotos do braço do suposto Neymar no hospital sem a sua tatuagem alegando que não é ele. Cada um acredita no que quer, mas ninguém deve esquecer que qualquer um, hoje em dia, pode plantar uma notícia em um blogue qualquer com fotos trabalhadas no photoshop.
O povo brasileiro prefere acreditar em armação para justificar uma derrota. A grande verdade é que nós perdemos porque havia seleções melhores. A prova disso foi a decisão do terceiro lugar que perdemos para outra equipe que também é melhor que a nossa.  Não irão querer dizer, agora, que o terceiro lugar foi vendido ou que os jogadores ficaram abalados de ter que entregar o jogo para a Alemanha, não é?
Nossos jogadores não são tão bons como de outras copas e nossa comissão técnica é obsoleta, arrogante e teimosa.
Eu acompanho futebol praticamente desde que nasci. Amo futebol, respiro futebol e não posso aceitar uma ignorância destas.
É claro que o futebol é usado para ganhar dinheiro. É só perceber que a FIFA fecha os perímetros em volta dos estádios e os estabelecimentos só podem vender produtos credenciados. Isto dá dinheiro, muito dinheiro.  Nem vou falar das construções de estádios, isenção de impostos, coisas que são sabidas e revoltantes porque minha intenção é falar da bola rolando.
Evidente que jogadores e juízes são pessoas, e pessoas podem ser corruptíveis.  Já aconteceram escândalos de jogadores subornados para entregar jogos e juízes que foram pagos para mudar resultados de campo.
Mas gente, foram casos isolados e não um torneio inteiro. Para um país ou uma entidade comprar uma copa do mundo é necessário comprar 31 países. Não dá para comprar um só.  E depois, vocês acham que jogadores que entregam um jogo por dinheiro ficariam abalados por quê? E se ficam abalados por não querer entregar a copa por que ficam calados?
Medo! Irão dizer.
Eu retruco: Medo de que, se eles é que são a fonte de receitas para os respectivos clubes onde jogam?
Medo de não jogar mais na seleção?
Para muitos destes jogadores foi a última copa e se eles tivessem mesmo entregado a copa para fazer um bom pé de meia não estariam tão abatidos. Estariam felizes.
E para concluir...
O texto que falei mais acima de que o Brasil vendeu a copa também circulou com os dados da Espanha logo após a desclassificação da mesma.
Tudo começou, em 1998, quando o Gunther Schweitzer, quem supostamente assina o texto, e que nunca foi funcionário da Globo como está na assinatura, repassou um e-mail que recebeu dizendo que o Brasil tinha vendido a copa para França. Coisa que ele, o Gunther como muitos acreditam até hoje. Só que desta vez em entrevista para o Terra ele dá a entender que acredita que a esta copa tenha sido comprada, coisa que já caiu por terra.
Foi mais um caso de e-mail repassado sem verificar a fonte, que agora corre no Facebook.
Vamos pensar mais antes de repassarmos coisas. Não custa investigar.
É difícil aceitar que os senhores do futebol, os donos da bola tomaram uma aula na própria casa, mas estas coisas acontecem. Temos que nos conformar em vez de ficar arrumando desculpas, se não, na Rússia vai ser outro vexame, isto se conseguirmos ir para lá.

31 comentários:

  1. Bom dia amigo Cláudio!
    Li e concordo plenamente com seu post. Verificar antes de sair compartilhando ou comentando é fundamental. Foram duas tristes derrotas, porém fiquei muito feliz com a vitória da Alemanha e da Holanda. Foram humildes nas comemorações. ..seria o contrário. ..os jogadores brasileiros tem muito o que aprender. ..desde a voltar a jogar a bola com garra e determinação e também a saber perder....coisa feia. ..nem cumprimentaram os Holandeses. ..mais aplaudi os vencedores e hoje sou Alemanha. ..kkkkkk
    Ótimo domingo!
    Abraços da Bia!

    ResponderExcluir
  2. Verdadeiramente "uma vergonha" a nossa seleção!
    Não entendo de futebol e nem me interesso por esse esporte, mas sei que é o esporte que o povo brasileiro mais admira.
    Sempre em "copa do mundo" assisto aos jogos , e desta vez, senti vergonha do que vi rolar nos jogos.
    Um time sem preparação psicológica e física, esta é a verdade!
    Não acredito em nada de "jeitinho brasileiro", acredito em falta de capacidade dos jogadores e dos técnicos .
    Temos que aceitar a derrota e entender que o Brasil não está em uma fase boa em nenhum aspecto, ficou claro para todos nós!
    Que país é esse?(Renato Russo)
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não acredito que o Brasil se vendeu ou foi comprado, o Brasil perdeu por incopetência deles mesmo, não souberam jogar, apresentaram um futebol péssimo, a Costa Rica e a Argélia foram muito superior do que a nossa seleção, se uma dessas seleções estivesse no lugar do Brasil no dia do jogo contra a Alemanha com certeza elas teriam dado muito trabalho para a Alemanha. Cláudio bom domingo abraços.

    ResponderExcluir
  4. Não acompanho futebol, apenas sei quando o Palmeiras ganha ou perde...aqui todos os homens são Palmeirenses, mas...assisto os jogos do Brasil nas copas.

    Não senti vergonha...senti foi indignação com esses pernas de pau que ganham MILHÕES, pois são tidos como os melhores do mundo = e não jogam nada!!!

    Apresentaram jogos infantis de criança de escolinha de futebol, para uma nação que é doida por esse esporte e por eles!!!

    Faltou entrosamento, união, técnica, equilíbrio emocional, estratégias!!!

    Qualidades que os nossos adversários apresentaram lindamente...e...educadamente!! - foi admirável a atitude dos alemães para com os jogadores e povo.

    Por aqui o que vemos é o endeusamento de um ou outro jogador pela mídia....ah...a bendita mídia!!!...é batuque... vemos namorisco em treinos...jogadores e técnico enchendo mais os bolsos como garotos propagandas das multinacionais...então sobra o que???? esperamos o que?????

    O povo agora tenta justificar o óbvio!!!

    Não há justificativas para leviandade, arrogância, ganância!!

    E o pior, o mais feio, o indimissível foi o que o PRÓPRIO POVO fez nessa Copa...mandar a Presidente tomar naquele lugar....vaiar o hino de outro país....e depois de tudo...queimar nossa bandeira...colocar fogo em ônibus....etc etc....

    Que pintura feia, da nossa falta de educação, respeito e amor à Pátria mostramos para o mundo!!!

    Bem, é uma competição...que vença o melhor!!!!

    Louvores ao melhor!!

    abraços, Claudio,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Alemanha ganhou parabéns e as suas conclusões foram verdades e não ditas por nenhum veículos de comunicação. A Copa do mundo foi comprada, Por quem? Foi comprada pelo ex presidente que em comum acordo como presidente da Fifa. Mas podemos dizer que a copa é um jogo do quem vence melhor e o Brasil não foi o melhor de jeito nenhum e como aconteceu com tudo o que não foi feito no Brasil. Mas os gringos podem ter gostado, mas as heranças são colocadas a provas aqui no nosso pais e quando eles forem isso vai fica como tudo estava antes e sem fazer quase nada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo estou desde ontem, doi, mas não olvido as minhas obrigações nautas, teu voto foi computado com sucesso no 9º Pena, confesso não li tua postagem só vim validar o voto, depois volto com calma e tomaremos até um café... Abraços!

    ResponderExcluir
  7. eu concordo com a ligia, sem querer copiar ou plagear sua resposta, mas o meu pensamento é o mesmo!! (inclusive para os jogos do palmeiras!!! )
    como uma boa germanica que sou, o time alemao mereceu e muito ter ganhado a copa, nao somente pelo futebol que jogaram mas pela educaçao, simpatia e por tudo o que eles fizeram no brasil que sequer o povo brasileiro sabe ou tem noçao. eles estao muito mais adiantados culturalmente falando do que nós.

    adorei sua vistinha, apareça sempre
    bjs
    Flavia
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    Rifas: premio oculos ray ban original e novo com etiqueta
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  8. POIS É MEU AMIGO, EU NÃO SEI SE A COPA FOI COMPRADA, VENDIDA OU QUALQUER COISA DO GÊNERO. O QUE EU SEI (NO MEU PONTO DE VISTA), É QUE FOI MUITO BOM O BRASIL TER PERDIDO A COPA!!!... JÁ PENSOU SE O BRASIL TIVESSE GANHADO, COMO SERIA A PRÓXIMA ELEIÇÃO???... VOCÊ PAROU PRA VER O SÍMBOLO DA TAÇA DA COPA, REPAROU EM SUAS CORES???... O QUE AQUELE VERMELHO FAZ ALI SE AS CORES BRASILEIRAS SÃO O VERDE, AMARELO, AZUL E O BRANCO!!!... ESSA COPA NO BRASIL FOI EXTREMAMENTE POLÍTICA, ACHO QUE ESTÁ NA HORA DO BRASIL MUDAR!!!... BEM...NÃO SEI SE CONCORDA COMIGO, MAS É A MINHA OPINIÃO. ABRAÇO AMIGO!!!... TUDO DE BOM!!!...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Claudio!
    Pessoas que não sabem perder, procuram por justificativas, como não as tem, começam a inventar histórias. Mas até mesmo um jogador holandês fez comentários sobre a arbitragem ter sido comprada antes do jogo que disputaram contra o Brasil, isso porque o japonês que marcou o penalti envolvendo o Fred seria o 4º árbitro. Ele mordeu a língua, afinal, o Brasil perdeu.
    Não tem como comprar ou vender uma Copa, até porque todas as seleções envolvidas querem a taça. Talvez um time africano o fizesse (rs*) se eles fossem muito bons. Mas até eles é pouco provável. Imagina quantas bocas calar no caso de um conchavo como esse?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  10. Engraçado é que esse é o mesmo tipo de pessoa que critica os telejornais e diz para não acreditarem em tudo que passa na tv, contraditório, não?

    O que eu sei é que, em meio ao mundo em que vivemos onde somos constantemente bombardeados com informações e desinformações, não custa nada fazer uma pesquisa e verificar a fonte do que se compartilha, mas acontece que é muito mais fácil ser maria vai com as outras. Foi o que eu mais vi durante a copa, as pessoas que criticaram todo o tempo, gritando contra a roubalheira, gritando que não haveria copa, foram as mesmas que não desligaram a tv um só minuto e acompanharam jogo a jogo...

    Tem gente que não sabe perder, tem gente hipócrita e tem muita gente de má fé compartilhando esse tipo de (des)informação porque acha legal fazer gente de besta e ver que muitos caem na palhaçada.

    Gostei de tudo que você disse Claudio, é bom ver que há pessoas conscientes que não se deixam levar por um fanatismo ou pseudo patriotismo. Desde o começo todos viram que a nossa seleção não estava jogando bem, chegou até onde chegou se arrastando e perdeu porque não estava jogando futebol e ponto.

    Abraços, Claudio.

    eraoutravezamor.blogspot.com
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não acredito que foi vendida....pq dessa vez fizeram
    uma bela copo, quem não jogou nada e não teve TIME
    para jogar foi o BRASIL o que foi uma pena temos muitos
    jogadores bons. E que não foram convocados torci sofri
    mas entendi que não tinha que ser
    Achei bom a Alemanha ganhar eles mereceram

    Boa semana
    Boa noite
    Bjusss
    .......Rita....

    ResponderExcluir


  12. Boa noite Claudio!
    Com cordo com a Lucimar. Eles perderam por incompetência mesmo!
    Felipão fez uma péssima escala tbm, porém isso não justifica afinal eles os jogadores ganham fortunas para jogarem, mas em campo pareciam que estavam jogando essas peladas de rua.
    Mas agora não adianta saber quem são os culpados. Uma coisa é certa todas as vezes que leio alguma matéria sobre a capa eu lembro da entrevista da Marilene no boteco dos Blogueriros, onde ela responde que segundo seus filho e o marido as fortes candidatas a serem campeãs uma era Alemanha e a outra eu esqueci.E não é que eles estavam certos?
    Alemanha campeã da seleção! Parabéns a ela.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  13. As pessoas falam... melhor, repetem sem qualquer fundamento. Perdemos e pronto, a seleção não estava jogando bem mesmo, o único jogador bom era o Neymar e mesmo se ele não tivesse se acidentado, corríamos o risco de perder... enfim, a Alemanha mereceu o título... espero que o comportamento dos alemães dentro e fora do campo sirva de exemplo para todos... políticos, pessoas e jogadores. Virei fã da Alemanha só pelo o que eles fizeram pelo Brasil, eles interagiram com as pessoas, fizeram doações para escolas, índios e comunidades, etc e mesmo após vencerem, continuaram sendo humildes, merecem aplausos. beijinhos
    http://umainteressantevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acredito que o Brasil não ganhou pq não foi o melhor mesmo.

    Já a Alemanha estava bem preparada, focada em seu objetivo. Tanto que levou a taça, né?

    Quem sabe na próxima a gente aprende... O que me deixou triste é que, mesmo com todas as notícias ruins envolvendo o evento, e que não são poucas, outra oportunidade como essa de jogar em casa vai demorar pra acontecer...

    bjo!

    ResponderExcluir
  15. Olá!!
    Tem algo no meu blog para vc participar...fique a vontade,ok!!
    Até!!
    Allê

    ResponderExcluir
  16. http://allecoruja.blogspot.com.br/2014/07/tag.html

    ResponderExcluir
  17. Se foi comprada, esqueceram de pagar as duas últimas prestações!!!

    ResponderExcluir
  18. Também não acredito que a copa foi comprada. Eu vi os dois jogos dos quais o Brasil perdeu e pra ser sincera eu via o jogador do Brasil ao lado da trave e vinha o jogador da Alemanha do lado fazia um gol e o jogador brasileiro só olhando, acho que o problema foram os jogadores e não copa comprada.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Comprada ou não, perdeu, acabou, a vida continua ;)
    Eu acho que a galera faz muito mimimi em relação a seleção brasileira... por isso que é essa bagunça, quando ganham tudo é festa, mas quando perdem o ódio nasce e começam a fazer esta bagunça toda. É por isso que eu não sinto alegria nem vontade de torcer para o Brasil. Eu gosto de união em uma seleção, união não só entre os jogadores mas em toda sua comissão. No Brasil infelizmente não vejo isso =/
    Está na hora da seleção brasileira parar de ficar se vangloriando por ter 5 estrelas na camisa e ir fazer valer essas 5 estrelas e tentar conquistar muitas outras, mas pelo visto não querem nada disso, só querem viver no passado. Chegaram nessa Copa se sentindo os fodões, acreditando em apenas 1 jogador e olha no que deu, foi só Neymar sair e tudo acabou pois o grupo não soube jogar sem ele.
    Por isso que digo, parem com o individualismo, comecem a se unir, trabalhem a humildade e o respeito principalmente com o adversário e tudo vai funcionar bem :)

    bjooo

    ResponderExcluir
  20. Olá Claudio, eu concordo com seu texto do início ao fim.
    É de conhecimento de muitos que os brasileiros preferem inventar mil e uma desculpas do que admitir que a seleção teve um péssimo desempenho e que chegou muito longe nessa Copa do Mundo de 2014. É triste admitir, mas a verdade deve ser dita.

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Nossa... já falei muito sobre a copa aqui com você! rs
    Também acho que temos que parar de inventar coisas e encarar a realidade:
    O Brasil foi o país do futebol, no momento, esses jogadores da seleção estão mais para o país da pelada... rs...
    Sem brincadeiras agora: já falei que não estou nem aí para a copa.
    O que esse país precisa é ser o país da Educação - porque é a base para o desenvolvimento de qualquer lugar!
    Se é país também do futebol, do basquete, do xadrez, do jogo de tabuleiro... tanto faz!
    O jogo é legal, mas e daí?? Até quando o brasileiro vai inventar desculpas para pensar em futebol e não no que importa realmente?
    O espaço que é usado para falar que a copa foi vendida poderia ser o mesmo espaço para se falar em assuntos relevantes. Mas...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Amigo eu realmente acho que você não usaria aquele brincos mais
    a vida é uma escola hoje perdemos amanhã ganhamos e assim vida continua,
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Cláudio
    Entrei por acaso, e gostei de o ler, ainda que eu não ligue nada para futebol.
    Mas o que está aqui em causa não é, exactamente, futebol, mas antes as "farsas" que dominam a internet, por um lado, e por outro as "aleivosias" que se levantam sempre que um país perde um campeonato - o vencedor compra sempre o jogo :)
    Não acontece só no Brasil, não, acontece em todo o lado (pelo menos em Portugal, sim), e também não é exclusivo do futebol; com os festivais da canção, por exemplo, é a mesma coisa - aí a desculpa é que se trata de questões políticas! :)
    É muito certo o que você diz - qualquer um pode publicar o que quiser, textos ou fotos trabalhadas no Photoshop, sem qualquer fiscalização. Daí que haja tantas mentiras a circular na Net.
    Subscrevo um site (E.Farsas) que todos os dias publica uma desmistificação de mentiras da Net.

    Gostei deste espaço. Voltarei sempre que possível.
    Se quiser visitar o meu blog dar-me-á muito prazer.

    Bom final de semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. amei o seu texto, tem um texto rolando na internet dizendo que a copa foi vendida mas esse é o mesmo texto da copa de 98 (se não me engano) só mudaram alguns nomes
    bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oie Claudio =)

    Já comentei isso no twitter... acho que é mais fácil acreditar que a seleção vendeu a copa do que aceitar que desde o principio não tínhamos time para ganhar. Em minha opinião venceu quem foi o melhor time desde o começo e ponto.

    Faz tempo que o futebol brasileiro não é mais o número um do mundo e temos que aceitar esse fato, - infelizmente.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  26. Oi Claudio, eu não quero acreditar tb.........

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Concordo, realmente é idiota dizer que foi tudo comprado e se foi nunca saberemos a verdade.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Claudio.
    Conheci o seu blog hoje, achei bastante interessante.
    Concordo o Brasil estava despreparado, venceu o melhor.
    Um feliz final de semana.
    Abraços

    ResponderExcluir
  29. O Brasil tem um mau perder e isso não fica bem a desportistas de verdade e profissionais.

    Todo o mundo assistiu, foi triste.

    beijo

    ResponderExcluir
  30. Que triste, mas acredito que não ganhamos pq não era o tempo de ganhar (não havia preparo).
    Esse mistério vai permanecer por um tempo, mas a verdade sempre vem a tona.

    ResponderExcluir
  31. Olá, Claudio,
    Não repare meu sumiço temporário!
    Bem... Pra falar a verdade, eu não desacredito que haja lá marmelada, ou a atuação de "forças ocultas poderosas" na Copa do Mundo... Mas não algo simplista tipo "a Copa é no Brasil vão roubar para o Brasil"... Quanto alguém precisar subornar a fraca seleção brasileira para vencer alguma coisa... =/ ah! Isso não precisa mesmo! Como comentei em outro post, não sou muito fã de Copa do Mundo - tendo preferido aproveitar o tempo para assistir a algum filme de Morten Koch. Eu vi pelo menos os segundos tempos dos jogos do Brasil... A seleção brasileira não jogou bem em nenhuma partida! Precisou do famoso pênalti roubada contra a Croácia, amargou um zero a zero com o México, ganhou com placar mais dilatado da - com todo respeito - fraca Camarões (sem Eto'o)... Sufoco do Chile - que poderia ter vencido se aquela bola no travessão fosse um pouquinho mais baixa... e no jogo contra a Colômbia, depois do gol dos colombianos o Brasil mais uma vez sofreu um sufoco - um D'us nos acuda! Acho mais fácil desconfiar que as forças ocultas da Fifa ajudaram e muito o Brasil a vencer em 1994... Diga-se de passagem - "roubando" da Holanda (gol irregular e outro gol oriundo de uma falta que não aconteceu)... Quanto a final de 1998 o que foi estranho mesmo foi uma seleção sem criação, como a brasileira chegar à final - e não perdê-la...
    Algo que faria algum sentido seria ler as últimas copas à partir da de 2002... Quando uma Alemanha, então desacreditada, chega à final com o "Brasil da Nike"... E passa a ser tida como favorita para a copa seguinte em casa 2006... Tudo parece uma bela conspiração... a dança Nike/Adidas continua... O Brasil garante ser o "mais vezes campeão", afinal o folclore da canarinho rende no mundo todo... blá blá...Ok, roubariam a copa pra Alemanha em 2006 (outro título em casa....) Seria! Só que as federações italiana e espanhola haviam sidos as únicas a votar contra o Mr. Blater... e... adivinha quem saiu da copa com erros gritantes de arbitragem! Itália e Espanha (A Espanha com gol regular nos 90 - anulado, Gol de ouro - que só o bandeirinha viu a bola passar da linha de fundo... e depois do goleiro espanhol depois de defender pênalti o arbitro manda voltar a cobrança alegando que ele andou... Muito tenso!) Daí que na época, revoltada, a federação italiana anunciou que deixaria a Fifa! A espanhola, mais roubada ainda diz que vai junto! Partindo do principio que Itália e Espanha deixarem a Fifa seria o "início do fim", A Fifa solicita à Alemanha abrir mão da copa de 2006 e vencer em 2014... Itália e Espanha "sossegam o facho" após ser prometido uma copa pra cada... De tudo que ouvi, isso faz lá sentido... Uma teoria interessante...
    Já um fato concreto é que o futebol brasileiro é esculhambado! Incluindo as categorias de base... O Brasil não chega às copas com um time, chega com um bando! Não há um trabalho sério de 4 anos, mantendo uma base no elenco... parece que gosta de convocar jogador só pra valorizar o currículo do cara e vender pra algum time lá de fora... Faz amistosos idiotas, enfrentando seleções que se igualariam ao time do XV de Novembro de Piracicaba, e que só se justificam pelo dinheiro que a CBF lucra com isso... Tudo errado, que nem nosso mascote, o tatú - tá tudo errado. É muita nóia pra minha cabeça...

    ResponderExcluir