domingo, 17 de agosto de 2014

Formatura - Emoções diversas

No meu tempo, a “Formatura” era uma coisa estranha.  Era uma solenidade cansativa onde os formandos entravam em fila, se posicionavam e depois eram chamados um por um. Então, vinham os discursos dos oradores, paraninfos e etc...
Como o nome está dizendo, era muito formal e com muita seriedade. Ao sermos chamados, cumprimentávamos os professores na bancada, recebíamos o canudo e voltávamos para o lugar.  As fotos eram tiradas do jeito que dava com a gente em movimento.
Os amigos e os parentes iam para dar moral, mas era uma coisa tão maçante para eles que um dos meus colegas formandos disse:
            – Devíamos convidar nossos inimigos para formatura e não os amigos. 
Naquele ambiente tão sério, tínhamos que segurar as risadas, o que fazia com que a coisa se tornasse muito chata mesmo sendo um momento único na vida da gente. 
Eu me lembro da quentura que subiu pelo meu peito quando entrei no salão de atos da PUC-RS ao som da música tema do filme Carruagens do Fogo. Foi uma emoção tão indescritível que só quem passou por isto para entender.
Devido ao meu envolvimento, nem me passou pela cabeça a emoção que meus pais, que fizeram tanto esforço para que eu me formasse, tiveram naquele momento.
O que mudou nas formaturas para os tempos de hoje?
Bom! Analisando bem, ainda é uma solenidade cansativa onde os formandos entram em fila, se posicionam para depois serem chamados um por um e blá blá blá...
Porém, hoje está muito mais divertido.
Os formandos escolhem uma música para tocar quando são chamados e podem dançar, fazer gracinhas, se abraçar e fazer pose para fotos. Ainda, nós da plateia podemos gritar. O que torna tudo muito mais interativo e divertido.
Eu não sou supersticioso, mas meu número preferido é o 15, meu filho nasceu em um dia 15, o dia do Analista de Sistemas, área que eu atuo, é 15 de agosto e justamente neste dia, o 15, meu filho se formou em Ciências da Computação.
Ao ver meu filho entrando no salão de atos da PUC-RS repetindo o mesmo ritual, em um curso similar ao que eu fiz, ao som da música tema do 007, que é a música que eu escolheria para mim se tivesse a opção na minha época, eu posso imaginar o que ele sentiu, mas só então percebi e entendi a emoção que meus pais sentiram quando eu me formei.
Não dá para explicar. É preciso sentir. É preciso viver.
As lágrimas foram generosas, pois não vieram para não me cegar assim me deixando deliciar aquele momento que eu ainda não havia vivido como coadjuvante. Afinal, participar de formaturas de amigos, por mais carinho que temos,  não é a mesma coisa que de um filho.
Tirando a corujice de um pai babão e orgulhoso, tudo parecia que seria um final de formatura normal até o momento que o Diretor do Centro Acadêmico, representando o Reitor, anunciou que havia um prêmio para o aluno de melhor média de notas. Bom! Acho que já estraguei a surpresa do texto... (pausa para as lágrimas) ... mas é isto mesmo.  Ele anunciou o nome do Rodrigo, meu filho.
Eu confesso que não esperava. Não por achar que que ele não tivesse condições e sim porque entre tantos formandos é uma coisa muito difícil e o foco ali era a graduação. Porém, quando o Diretor falou do prêmio eu pensei “por que não?” com a esperança de qualquer pai naquela situação, e quando o nome foi anunciado, eu dei um grito e um pulo da cadeira como se eu estivesse em um estádio na hora de um gol do meu time em final de campeonato. Só que em um gol, a gente fica de 3 a 5 minutos comemorando, se abraçando com o vizinho do lado que nem conhece e dependendo da situação do jogo ficamos comemorando por mais tempo, e naquele momento da premiação, não fiquei em pé por muito tempo. Enquanto a nossa família permaneceu levantada, eu sentei porque a emoção foi tão forte que não consegui me sustentar. Lágrimas me vieram aos olhos, mas não escorreram, respirei fundo e sorri.
Eu já dei os parabéns a ele, mais de uma vez, mas agora não é hora de parabeniza-lo e sim dizer apenas uma coisa:
– Obrigado, meu filho!

36 comentários:

  1. Imagino. ....a emoção. ...na posição de professora sei o quanto é difícil encontrar o melhor entre os melhores. ..pois é PUC....Na posição de aluna. ....e na posição de mãe. ....indescritível

    ResponderExcluir
  2. Que lindo texto e carinho ao filho, recheado das tuas recordaçãoe! Parabéns aos dois e muito sucesso pra ele, na nova etapa que o espera! abração,chica

    ResponderExcluir
  3. Muito bonito teu comentário. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa linda,Cláudio!
    Muito bom e divertido o estilo das formaturas de agora, realmente elas eram muito cansativas, formais demais!
    Interessante seu filho seguir seu caminho profissional, parabéns,amigo!
    Ainda por cima seu filho foi homenageado por melhores notas no curso, isto é fantástico e eu choraria muito também de alegria !
    Fico feliz pelo seu dia!
    parabéns a ele, mas à família que soube orientá-lo e educá-lo como cidadão!
    Bravo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  5. Cláudio que maravilha o texto, parabéns para o seu filho que Deus abençoe o caminho dele, que as portas do sucesso abrem sempre pra ele, Cláudio seu filho é lindo demais parabéns, beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  6. ^^ Que legal! Fiquei feliz com a notícia! Parabéns!
    Gol do Rodrigo!

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  7. Oi Cláudio, que texto lindo!
    Prevalece nessa família linda o velho ditado de que : FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É'? kkkkk
    Acho que sim né?
    Parabéns p/o filhão e p/esse paizão...
    Bjsssssssss amigo

    ResponderExcluir
  8. LINDAS PALAVRAS CLAUDIO!!!... AINDA NÃO TIVE A SATISFAÇÃO E A EMOÇÃO DE VER UM DE MEUS FILHOS SE FORMANDO, MAS ESTÁ PERTO!!!... UM DELES ESTÁ NO ÚLTIMO ANO, E TENHO A CERTEZA DE QUE LÁGRIMAS VÃO ROLAR QUANDO CHEGAR A HORA!!!... MAIS UMA VEZ, PARABÉNS!!!... QUE SEU FILHO TENHA UMA CARREIRA BRILHANTE E QUE VOCÊ AINDA TENHA MUITO PRA SE ORGULHAR!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

    ResponderExcluir
  9. Oi Claudio eu aqui de volta,rsrs como diz o ditado quem esta vivo sempre aparece rsrsr ,bom me desculpe por não ter vindo aqui no seu maravilhoso cantinho ,pois alguns mês atrás tive muitos trabalhos e mau dava para entrar no blog e visitar os outros blogs ,mas fiz de tudo para responder todos os recadinhos .E parabéns para vocês e sucesso ,adorei o texto .bjs

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite Claudio!já votei novamente e confirmei no chat"Boa Sorte"meu amigo!! Parabéns pela formatura do seu filho é um orgulho imenso ver nossos filhos encaminhados na vida q Deus continue te abençoando vc e sua família um abraço!!

    ResponderExcluir
  11. OI CLAUDIO!
    PARABÉNS, SIM, MERECES,POIS EU PASSEI POR ISSO 3 VEZES, JÁ QUE TEMOS, EU E MEU MARIDO, 3 FILHOS E TE DIGO AMIGO, A EMOÇÃO É A MESMA, POIS A CADA VEZ, RECORDAMOS O NOSSO MOMENTO, QUANDO ÉRAMOS OS FORMANDOS E DEPOIS, COM ELES, COMO COADJUVANTES, QUANDO O SENTIMENTO ME PARECEU MAIOR E MAIS PROFUNDO, POIS NESTE MOMENTO NOS SENTIMOS DUPLAMENTE FELIZES, POR ELES E POR NÓS MESMOS E TU, AMIGO AINDA COM A SURPRESA DO PRÊMIO RECEBIDO POR TEU FILHO, DEVE TER SIDO DEMAIS MESMO.
    CLAUDIO, FUI LÁ NO OSTRA E VOTEI, MUITO CONTENTE, POIS SABER QUE O TEXTO QUE ESCOLHI ERA O TEU ME DEIXOU MUITO CONTENTE E NADA SURPRESA POIS, JÁ SOU CONHECEDORA DE TEU TALENTO PARA A ESCRITA.
    ESPERO QUE SEJAS O VENCEDOR, EMBORA TE DIGA QUE GOSTEI MUITO DO TEXTO DA EVANIR QUE É LINDO TAMBÉM.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Cláudio tudo bem?
    Parabéns pela vitória conquistada por seu filho, que ele seja cada vez mais um motivo de alegria para você.
    Gostei muito do seu blog e da maneira que você escreve.
    Obrigado pela visita em meu blog Palavra Diária, fiquei super feliz com seu comentário lá.
    Estarei sim votando a favor da sua poesia, tenho certeza que você será o vencedor.
    Abraço!

    Visite: http://palavradiariadevida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Claudio,obrigada pela visita e foi um prazer votar na sua linda poesia,já fui até lá e confirmei meu voto.
    Eu também participei e fiquei entre as 9,mas não consegui chegar entre as maravilhas poéticas que ali estavam concorrendo,a minha poesia era:O sussurrar de um piano.
    Espero que seja o ganhador,pois sua poesia é muito tocante.
    Adorei seu blog e estou lhe seguindo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  14. Meu novo amigo, antes de mais nada agradeço o seu comentário em meu site (Recanto dos Poetas) onde o amigo será sempre bem vindo, podendo até a vir fazer parte deste selecionado grupo de poetas. Para isso basta me adicionar no Facebook.
    Quanto a sua postagem acho que existem dois momentos marcantes na vida de um pai. Quando o seu filho nasce e quando ele se forma.
    O rtitual é uma coisa normal, bem melhor do que ir a uma missa em uma igreja católica, onde é aquele senta levanta, ajoelha e fala sempre a mesma coisa.
    Irei votar novamente em seu poema no Ostra, não porque me pediu mas sim porque gostei do seu poema.
    Um abraço gaucho.
    Dado

    https://www.facebook.com/dado.imagens

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo seu filho, Cláudio!
    Eu me formei há pouco tempo e sei como é viver a emoção de se formar nessa nova era das formaturas divertidas (e olha que algumas partes eu acho que são legais só pra quem tá formando mesmo!), mas ainda não sei o que é formar um filho. Mesmo que eu imagine, vendo meus pais, ainda não consigo saber totalmente!
    Quem sabe um dia! Quero poder me orgulhar dos meus filhos, assim como você!

    Um beijo!
    Karla
    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
  16. Passando para agradecimento!

    Agradecer
    Elogiar, pelo belo que faz
    E parabenizar é uma virtude que
    nos temos para com os bons amigos
    E com carinho de sempre recebo sua
    visita com muito amor
    Sua presença é marcante no meu
    Cantinho

    Bjusss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Boa noite, Cláudio
    sim,imagino a emoção que tu sentiu, e benza à Deus, (emoção que) ainda veio duplamente...parabéns ao Rodrigo,pela formatura, Ciências da Computação e por ter sido escolhido o melhor em média...
    Obrigado pelo carinho,bela semana, abraços!

    ResponderExcluir
  18. Parabéns ao seu filho, por mais esse importante degrau galgado. Os pais vivem, nesses momentos, emoções que perdurarão por toda a vida.
    (Seu poema ficou muito belo). Abraço.

    ResponderExcluir
  19. A boa árvore bons frutos dá!!

    Parabéns!!

    Pode chorar a vontade Claudio...um belo rapaz, estudioso, bom filho...motivo de orgulho!!!

    abraços,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  20. Bom dia
    Já estive no Chatilhando e já confirmei o meu voto . Gosto efectivamente muito do seu poema e gostaria muito que por uma questão de justiça , fosse o vencedor .
    Também gostei do seu Blog , voltarei mais vezes .
    Parabéns pela formatura .
    Um abraço

    ResponderExcluir
  21. Que linda essa homenagem que fizestes ao teu filho, Claudio. Deu pra sentir através das linhas o quanto tu ficou orgulhoso e emocionado.
    Como sempre, não deixou o humor de lado, e ri dessa frase: "– Devíamos convidar nossos inimigos para formatura e não os amigos." kkkkkk
    Parabéns pelo filhão, que bela surpresa ainda teve ao vê-lo recebendo ainda um prêmio :)
    Tudo de bom aí pra vocês, abraço!!
    Obs.: e quantas coincidências com o 15, hein??

    ResponderExcluir
  22. parabéns pela formatura do seu filho, que venha muito sucesso pra ele
    bjs

    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  23. Uau, Chamun! Me emocionei aqui... Eu já pela primeira parte, me formei. A colação e a festa foram inesquecíveis, mas concordo com você que só saberei o que meus pais sentiram quando eu sentir o mesmo por meu filho, o que ainda vai demorar. Parabéns ao Rodrigo!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  24. No meu tempo tbm era assim! Aliás, achava que fosse assim até hoje!

    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  25. Amigo você é super hilário, eu ainda vou passar por essa emoção
    e os meus pasi também, ótimo texto.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  26. Meus parabéns pela formatura do seu filho, Claudio. Posso imaginar tamanha emoção de ver seu filho conquistando seus objetivos. Dedicação com certeza é importante para conseguirmos o que sempre almejamos.

    Um super abraço Claudio

    Lyu Somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie Claudio =)

    Parabéns pela formatura do seu filho!
    Seus textos mais uma vez está ótimo ^^
    Você conseguiu através dele passar toda a sua emoção.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  28. Que bacana, Claudio!
    Parabéns pra você e para o seu filho pela formatura!
    Seu texto sobre um fato real da sua vida ficou tão bem escrito quanto suas histórias inventadas.
    Essa internet é incrível, faz a gente ficar feliz pelas conquistas de pessoas que a gente só conhece virtualmente.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde amigo Cláudio!
    Já havia parabenizado seu filho via Facebook.
    Lendo o texto, saiba que também me emocionei. ..fiquei imaginando o dia em que for meus filhos. ..
    Que Deus continue abençoando sempre vocês!
    Abraços da Bia!

    ResponderExcluir
  30. Querido Cláudio, dá para imaginar sua felicidade e emoção . Não é pra menos, com esse filhão lindo proporcionando toda essa alegria. Missão cumprida, parabéns aos dois!
    Beijos e muita Luz!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns ao seu filho....
    Eu estou chegando lá, final de curso, formatura, TCC, é de enlouquecer, mas muito gratificante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Que bom saber que você é seu filho puderam passar por um momento de tanta alegria e significado. Parabéns para o seu filho pelas conquistas dele também.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Muito sucesso pro seu filho nesta nova etapa. Imagino o orgulho que você está sentindo.
    Beijo e desculpa pelo sumiço!
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br
    www.tipoassimtomsik.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oi, Claudio!!
    Que emoção!! Parabéns para o seu filho e para você também, por fazê-lo tão inteligente e bonito - Que guapo!! (rs*)
    Agora é comemorar!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  35. Parabéns pela formatura do seu filho Chamun

    ResponderExcluir