domingo, 5 de outubro de 2014

Hóspedes em minha casa


Já disse aqui que entre minhas horas de folga, que atualmente são muitas, eu tento me virar com afazeres diversos como utilizar sobras para construir alguma coisa como bancos. Como os meus bancos já estão prontos, eu resolvi fazer um móvel de apoio para colocar o meu gaveteiro de plástico em cima ficando a uma altura mais confortável.
E nesta semana, eu iniciei este projeto.  Após concluir, fui lavar as mãos no tanque que fica nos fundos da minha casa, eu tomei um susto. Dentro do tanque tinha um filhote de gambá.
Ele soltava gritinhos que mais parecia com o som de uma máquina de fotografia de um celular quando uma foto é tirada.
Eu o deixei lá, pois achei que estava chamando sua mãe, e fui lavar as mãos em outro lugar.
Mais tarde, eu fui dar uma espiada em meu hóspede e levei outro susto ao dar de cara com o bichinho belo e faceiro na minha churrasqueira. Aí pensei: Como que ele foi parar ali?
Eu sei que os gambás são ótimos alpinistas, mas ele é tão pequeno.
Eu tenho experiência com este mamífero em minha casa. Aqui nesta região ainda tem bastante apesar da urbanização e da ignorância do homem em matar os bichinhos. Já salvei um dos cachorros, já observei outros em cima do telhado e do muro e já tirei de dentro da piscina.

Voltando ao meu hóspede, eu fui dar uma conferida no tanque e para minha surpresa o gambazinho estava lá, ou seja, o da churrasqueira era outro. Então coloquei nomes: Chaça¹, o do tanque e Pinga², o da churrasqueira.
Quando eu olhei para o lado, o Pinga já tinha descido, não vi como, e estava passeando pelo pátio soltando os gritinhos. Passei a achar que o Chaça poderia estar dentro do tanque por acidente e o tirei colocando no chão e deixei que a mãe natureza se encarregasse da situação.
À noite, eu resolvi dar uma conferida para ver se eles ainda andavam por lá e para mais uma surpresa, ambos estavam dentro do tanque. Poderia ter sido a mãe deles que os tivesse colocado ali para buscá-los depois. Eu deveria não interferir, mas os coitadinhos tremiam de frio. Logo, busquei um saco plástico grosso, que é uma embalagem de ração de cães e folhas de jornal. Arrumei uma caminha debaixo do balcão e os tirei do tanque e os coloquei lá.  Não sei qual era o Chaça ou Pinga, só sei que ambos correram para baixo do saco e lá ficaram. Coloquei um potinho de água e um pedaço de banana.
Os dois continuavam a soltar os gritinhos, mas eu escutei um terceiro chamado e foi quando vi em cima do telhado o Aguar³.  Porém, este não desceu, ficou por lá mesmo até sumir.


Para evitar acidentes, eu usei uma sarrafo, um tijolo e uma roda velha para fazer um trapiche na piscina. Assim, se caso um deles caísse, ele poderia sair.
No dia seguinte, tanto o Pinga quanto o Chaça tinham sumido. A mamãe gambá deve ter vindo pegá-los. Entretanto, à tardinha eu escutei o famoso gritinho que vinha do forro da edícula. Nos forros, é onde eles gostam de ficar. E eu sei por experiência própria, pois se na minha casa que é de dois andares eles passeiam pelo forro imagina em uma edícula mais baixa.
Passando mais um dia, eu fui concluir o projeto, e novamente escutei o chamado. Só que desta vez vinha de baixo, mais precisamente do banheiro da edícula. E de fato, lá dentro estava um deles. Não sei se era o Chaça, Pinga, Aguar ou um quarto filhotinho. 
Bom, coloquei-o na caminha, e perto dele um potinho de água e um de leite, um pedaço de banana e um talo de alface.
Para minha tristeza, passou dois dias e ele, que agora passou a se chamar Cana², ainda estava no mesmo lugar. Isto significa que a mãe gambá o abandonou.
Eu fiz uma caminha de espoja, coloquei panos, continuei com a embalagem da ração e os jornais para ele se proteger e ainda coloquei uma madeira na frente para quebrar o vento.


Depois de tudo isto, eu tentei ligar para um veterinário, mas fui atendido pela assistente que me recomendou dar apenas leite. O fato é que o Cana não estava tocando em nada que eu deixei, logo, arrumei uma seringa de injeção a passei a dar leite como se fosse mamadeira. Ele relutava em beber, mas bebia.
            A minha esperança é que a mãe ainda viesse buscá-lo, pois eu sei que os bichos ficam por perto já que aqui já está urbanizado e eles não têm muito para onde ir. Porém, nada.
            Eu tentei ligar para o IBAMA, mas eles não trabalham sábado, meu erro foi esperar a mãe gambá. Então, fui a uma agropecuária e o dono sugeriu que eu falasse com o secretário do meio ambiente do munícipio. Eu falei e ele me disse para colocá-lo em uma caixa que ele passaria mais tarde para pegar o Cana. Eu arrumei a caixa fiz os furinhos para ventilação e preparei uma nova caminha, mas o secretário não veio. Pois é! Em véspera de eleição tudo é complicado.
            O problema é que o Cana estava cada vez mais fraco, nem gritinho soltava, não queria mais mamar de jeito algum e não conseguia ficar em pé. Com isto percebi que nada mais poderia fazer por ele, que morreu poucas horas depois.
            Lamento não ter tido conhecimento suficiente para salvar o bichinho, mas eu fiz tudo que poderia fazer.

Todos devem saber que o apelido de quem bebe muito é gambá e esta é a origem dos nomes.
1 – Chaça – de cachaça
2 – Pinga e Cana, óbvio demais – risos.
3 – Aguar – de aguardente

24 comentários:

  1. Mais um ser abandonado pela mãe!!!!!
    Como é importante o contato com a família para todos os seres vivos!
    Muito legal sua iniciativa de ligar para o veterinário, dar nomes aos animais, e ficar preocupado!
    Belo texto,amigo!
    bjus e bom final de semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu cuidado com os bichinhos! *-*
    Às vezes ouço pessoas dizendo que mataram gambá... =/ Fico chateada...
    Uma vez eu vi um filhotinho num buraco numa árvore... Muito fofinho *-*
    Eu fiquei com muito dó do Cana ='(

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  3. Oi Claudio!
    Meu amigo, que saga....
    Acredita que eu nunca vi um gambá de perto? É verdade que eles fedem horrores como a fama que têm? Se federem, tu foi mais corajoso e caridoso do que imaginei! O.o
    Adorei ler toda essa trajetória e de saber que tenho entre meus amigos pessoas realmente HUMANAS, que se importam com os animais e zelam pelo bem-estar deles.
    Olha, se tu já estava alto em meu conceito, subiu 10000000000%
    Beijos e um abençoado domingo. :)

    ResponderExcluir
  4. Amigo, já coloquei no face, mas vou repetir aqui:
    VOCÊ É DEMAIS!
    Me orgulho muito mesmo da tua amizade. Que Deus te abençoe cada vez mais.
    Bjssss e uma semana iluminada p/vcs

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Claudio.
    Que belo gesto, mesmo sendo um bichinho tão desprezado por muitos, por você ele encontrou amor e dedicação, infelizmente morreu, mas com certeza você fez o possível, o que muitos não fariam.
    Meus parabéns pela bela atitude.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amigo Cláudio!
    Parabéns por sua bela atitude. Mesmo tendo medo ( o que não deveria ter) também cuidaria dos pequenos. Aqui temos Militares do Meio Ambiente. Atendem as denúncias e esses tipos de ocorrência quando solicitados, dentre outros serviços. Fique com a consciência tranquila pois fizeste tudo o que pode.
    Tenha uma ótima semana!
    Abraços da Bia!

    ResponderExcluir
  7. tadinho, mas você fez o que pode infelizmente ele não aguentou, parabéns pela atitude.

    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    Estamos com vários sorteios na fanpage, vem participar https://www.facebook.com/CrisArtigosSensuais

    ResponderExcluir
  8. Olá,Bom dia,Cláudio
    ...nunca vi um gambá, mas é aquilo, quando pensava em um gambá, vinha à mente aqueles animais desagradáveis e mal cheirosos...porém, porém...suas atitudes , cuidados e bastante interesse no Chaça , Pinga e Cana (que Deus o tenha) e Aguar , me fez refletir melhor sobre eles...
    Obrigado pelo carinho, bela semana, abraços!

    ResponderExcluir
  9. Cláudio que legal a sua atitude, se todos fossem assim os bichinhos estavam a salvo, Cláudio beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  10. Nunca vi um bicho desses, mas sou fã da Natureza.

    Bonito gesto.

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi Claudio, pelo menos você fez o que pode, muito mais do que eu ou outras pessoas fariam.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie Cláudio =)

    Parabéns pela sua atitude! Mas, fico triste em saber que o coitadinho não sobreviveu =(

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  13. Que legal ver seu cuidado e esforço para tentar salvar os bichinhos. Muitos no seu lugar teriam deixado pra lá, ou pior, teriam matado os pobrezinhos. Interessante perceber que muita gente consideraria isso uma invasão, mas eu vejo diferente. Cada vez, o homem invade o lar dos animais, destrói o lar de tantos para construir o seu, num ato de puro egoísmo (ou necessidade) cada um entende como quiser... Os animais não são invasores, só perderam seu lugar. O máximo que podemos fazer é cuidar bem deles, como você fez. Parabéns pelo gesto e pelo esforço, Claudio. Pena que ele não tenha resistido, mas ao menos você ajudou os outros.

    Beijão, querido.
    coracaoaflordapele.blogspot.com
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Só os conheço de revistas, mas confesso que não teria sua coragem. Não saberia lidar com eles. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Acho q eu teria apenas colocado pra fora de casa. Qta dedicação!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi amigo, vim lhe desejar uma ótima semana, abraços e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  17. Cláudio, que belíssimo gesto o seu. Pena que o pobrezinho morreu...
    Um beijo no seu sensível coração!

    ResponderExcluir
  18. Olá Cláudio! Nunca vi gambá de verdade.
    Ou se vi, quando morei em casa, passou desapercebido.
    Vi que vc "maratonou" para conseguir um jeito de salva-lo.
    De todo jeito, valeu.

    Gosto muito da Lígia.
    Mandei as flores pq era uma maneira de comemorar nossa amizade.

    ResponderExcluir
  19. Ah, eu amo bichinhos e sempre faço de tudo que posso para ajudá-los. Você teve ótimas atitudes, Cláudio. É uma pena que a gente tenha que ver tantos animais fora de seus habitats e que eles tenham que passar por isso. E é uma pena também que os órgãos competentes sejam tão incompetentes assim.
    Mas admiro a sua atitude. Também já dei mamadeira de seringa pra um gatinho que salvei na rua.

    Um beijo
    www.reinodascoisas.com

    ResponderExcluir
  20. Pobrezinho, mas paciência, é difícil cuidar de um bicho se não se tem muito conhecimento acerca. Mas tenho que dizer que ri com os nomes que você deu pra eles. rs

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Ah, poxa...
    Você fez o possível! Eu não saberia fazer nada, ainda mais por ele se parecer com um rato e eu morro de medo de rato. O que é sem noção é a secretaria de meio ambiente não ter plantão... Ainda bem que não aconteceu uma catástrofe maior na cidade. Pena o bichhinho ter morrido... Talvez tenham saído de perto da mãe para brincar ou tenha acontecido algo com a mãe.
    Não fique triste, você foi um anjo da guarda para os gambazinhos.
    Aproveito para te convidar a participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro. Ficarei feliz com a sua participação!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  22. Tadinho, mas que bom que você soube cuidar. bjs

    ResponderExcluir
  23. Ah! Achei que ia conseguir salvá-lo! Mas me orgulho de você, sério. Poucos fariam o que você fez e comecei a "viajar" enquanto você procurava saídas para ajudar essa coisinha fofa... Parabéns, foi um herói!

    http://menteaberttatextos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. CUIDO DE TRES GAMBAS FILHOTES ORFÃOS,JÁ FAZ DOIS MESES,NO COMEÇO ALIMENTAVA COM UMA MISTURA FEITA NO LIQUIDIFICADOR DE BANANA,MAÇA,MAMÃO E UM POUQUINHO DE LEITE,SÓ PARA FAZER UM CREME,AGORA JÁ COMEM ESSAS FRUTAS EM PEDAÇOS,ADORAM COLO,TEM UM QUE ENQUANTO ESTOU DIGITANDO DORME NA MINHA MÃO,TEM QUE DEIXAR COMIDA DISPONIVEL DURANTE A NOITE POIS É QUANDO SE ALIMENTAM.ESTOU ESPERANDO SÓ FICAREM MAIORES PARA SOLTA-LOS NO MATO.

    ResponderExcluir