domingo, 18 de janeiro de 2015

Je ne suis pas Charlie

Não preciso dizer o quanto choca um atendado de qualquer espécie a pessoas inocentes.
Não dá para entender tanto ódio que estes fundamentalistas sentem contra quem nem ao menos conhecem. É complicado lidar com gente assim que convence seus seguidores que explodir junto com os “infiéis” lhe trará benefícios no paraíso.
Não é preciso ler o alcorão para saber que um líder religioso como Maomé jamais pregaria o ódio. O Islã está totalmente deturpado por alguns políticos islamistas. Tudo é razão para guerra e terrorismo é bom para a causa. Mais uma vez a fé do povo é explorada de forma absurda para servir fins políticos de pessoas ruins. Entretanto, não podemos de forma alguma achar que todo o seguidor do Islã é terrorista.
Por outro lado, mesmo não sendo religioso, eu não aprovaria imagens de santos fazendo pornografia. É falta de respeito com a religião dos outros, seja ela qual for. Logo, não acho que o pessoal do Charlie Hebdo seja tão inocente. Sabiam dos riscos que estavam correndo, tanto é que o jornal ficava em lugar não divulgado.
É claro que eu abomino o ataque realizado ao jornal. Seria a mesma coisa que um cara me ofender na rua e eu dar um tiro nele. Porém, se o cara sabe que ando armado e que sou um “sem noção” para que provocar? 
É bem verdade que uma coisa não justifica a outra e nem estou dando razão aos terroristas, como já disse, apenas querendo dizer que mesmo o fato sendo bárbaro, tem muito mais gente inocente morrendo pelo mundo sem ter feito nada e eu nunca vi “Eu sou João”, “Eu sou Maria” e etc.
Já sei que a corrente da liberdade vai me achacar perguntado onde está o direito de expressão.
Pessoal: O direito de alguém termina quando ele está invadido o do próximo.  O mundo está uma merda justamente porque o ser humano só pensa nos seus direitos e passa por cima dos direitos dos outros.
Um jornal precisa ser responsável. É possível fazer charges de acontecimentos e eu até gosto, mas não dá para zombar de figuras religiosas como na primeira gravura ou fazer charges racistas como na segunda. São piadas de muito mau gosto.
É claro que se o Charlie Hebdo fizesse uma charge destas com o Papa, não haveria atentados, mas os católicos iriam se revoltar.  Alguém duvida disto?
Um cartunista também pode ser um terrorista contra a imagem de uma pessoa, entidade ou religião ou até mesmo contra o bom humor.
As piadas que eu trago como exemplo para esta postagem, acho de má índole. É claro que não justifica uma sentença de morte, ainda mais como foi, mas sim um processo por racismo e difamação de uma religião, se é que este último seja possível.
A liberdade de impressa é necessária, mas sendo justa, sem mentiras, sem humilhações e manipulações. Uma coisa é falar mal de um governo porque ele age errado ou de uma pessoa corrupta, mas trabalhando a sátira em cima da realidade e não de mentiras.
Exemplo simples: Eu gostaria que o Zé Dirceu e o José Genuíno apodrecem na cadeia e gostei de todas as sátiras que fizeram sobre eles. Porém, se fizessem uma charge deles fazendo sexo oral na prisão eu acharia até engraçado e diria bem feito, mas também acharia errado, pois não aconteceu, ou achamos que não.

16 comentários:

  1. Excelente postagem, Cláudio. Ninguém... nem artista, tão pouco jornalistas estão acima do bem e do mal para desrespeitarem as pessoas em nome de liberdade de expressão.
    Abraços,
    Bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o respeito seja fundamental, conforme o próprio papa francisco afirmou.
    Não sou a favor de críticas que desrespeitem algum seguimento da sociedade, temos liberdade de escolha e devemos ser respeitados, mesmo que pareça absurda para alguns a nossa crença !
    Claudio, foi péssimo o que aconteceu!
    Lamentável!
    Amigo, boa semana!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Eu penso o seguinte sobre esse assunto.
    Matar em nome da fé é um completo absurdo!
    (Infelizmente isso vem sendo feito desde tempos antigos, e a fé sendo usada para manipular - como você tocou).
    Penso que a Vida é o bem maior e deve estar acima de tudo, portanto, o assassinato é o maior dos crimes - e completa falta de Amor, falta de D'us...
    OK!

    Agora o outro ponto...
    Eu - que não sou cristã, não acredito na Santíssima Trindade - fiquei horrorizada com a imagem da charge! É grotesco, é agressivo, é muito desrespeito...!
    (A cristandade, por sinal, tem também seu passado negro, e ainda hoje há muitas atitudes perversas, como aquilo de católicos e protestantes na Irlanda - só para citar um exemplo)
    Acho um absurdo essa agressão à fé de alguém, seja lá qual for! Se quem desenha, publica, divulga... é ateu ou o que for... e pensa que não deve respeitar "algo que não existe", deveria, no mínimo saber respeitar aqueles que creem ("esquentadinhos sem noção, que vão querer matar", ou "pacíficos", tanto faz) ! No entanto, não os vejo como pessoas que devam morrer por isso... Estão mais para dignos de pena pela sua mediocridade...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Claudio!
    A minha opinião sobre o assunto coloquei no "luz". Desde que morei na França e enquanto estava lá, já aconteciam muitos conflitos entre os franceses e os descendentes de imigrantes que se casaram com franceses e que moram na periferia de Paris. São os excluídos pelo sistema, que marginalizados pela sociedade vivem desiludidos e são presas fáceis para os fanáticos fundamentalistas.
    Aqueles chefes de "Estado" que estavam de braços dados à frente da manifestação, têm uma dívida social enorme com esses descendentes de imigrantes, que quando faltou mão de obra na Europa, correram para os países em conflito para os levarem para a labuta. Aqueles que se tornaram fanáticos, eram cidadãos, que nasceram fruto de casamentos legais e consequentemente cidadãos legais mas que viviam marginalizados no ocidente. Enfim, esses governantes estão fugindo da reforma social que, principalmente a França precisa assumir, para que o futuro não seja mais negro.
    No mais, os fanáticos usam da religião como escudo para realizar as atrocidades que presenciamos no mundo, nem sempre pelo mesmo grupo. Quanto ao Islamismo, precisa de uma reforma assim como a Igreja Católica vem realizando.
    Estado e Religião nunca deveriam se misturar!
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. falou tudo, como sempre.
    nada justifica a violência mas eles mexeram com a religião dos outros, independentemente de qual religião for nós devemos respeitar.
    bjs
    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  6. Muitas vezes temos vontade de falar mais não podemos falar, mesmo temos a liberdade para isso, Cláudio abraços.

    ResponderExcluir
  7. É... não dá para entender!

    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  8. i amigo, é mesmo bem complicado né!
    Tenha uma ótima semana, abraços!!

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Claudio.
    A sua frase é exatamente o que penso sobre esse assunto. O direito de alguém termina quando ele está invadido o do próximo. O mundo está uma merda justamente porque o ser humano só pensa nos seus direitos e passa por cima dos direitos dos outros. Se matar e matar a alguém para mim é o mesmo pecado, ate o aborto coloco no mesmo patamar, um grande pecado que o dia terão que prestar conta, para mim a vida só é uma viagem, onde de onde viemos, um dia retornaremos e teremos que justificar os nossos atos e nossas missões comprida. Uma feliz noite meu amigo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Fiquei indignada com a chacina na França.

    Matar em nome de Deus,Alá,Jesus e outros infelizmente é uma constante na história do mundo.

    Mas,na minha opinião, as charges sobre religião nem deveriam existir.

    Obrigada pela visita,volte sempre!


    Beijos e uma semana de alegrias

    Donetzka

    Face Book:

    https://www.facebook.com/donetzka.cercck

    Twitter: @donetzka13

    Instagram: @donetzka


    http://instagram.com/donetzka

    Flickr(Minha galeria de imagens):

    https://www.flickr.com/photos/123498631@N06/

    Youtube (Meu canal):

    http://www.youtube.com/channel/UCnVpBs2C-vL6fd1BaRH3lrA/about


    Blog Magia de Donetzka









    ResponderExcluir
  11. Você, como sempre, fala sempre as palavras certas!
    Concordo em gênero, número e grau.
    GRANDE BEIJO!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudio, acho importante essa discussão, concordo com você em partes. Eu sou a favor da completa liberdade de expressão.

    Humor é ataque, ataque aos burros, aos portugueses, aos loiros, aos judeus, aos pobres, etc.

    Eu sou nariguda, a partir do momento que eu dou risada de uma piada que "ataca" as loiras eu não posso reclamar se fizerem uma piada que ataque os narigudos. E as pessoas se incomodam muito quando são atacadas (no humor), mas riem quando atacam o vizinho. Isso não tem nada com o terrorismo, que é uma coisa de maluco, não tem ligação nenhuma com a religião, assim como você disse no texto. As pessoas querem se impor e impor suas crenças em cima dos outros. Sei lá... sei lá....só sei que é preciso paixão... rsrs

    Bjos
    JuJu
    asbesteirasquemecontam.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que as respostas devem ser dadas no mesmo nível ou no mesmo tipo; palavras e desenhos devem ser respondidas com palavras e desenhos; só que, infelizmente, mortes serão respondidas com mais mortes.
    Muito bom o seu post.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie Claudio =)

    Sou contra todo o qualquer tipo de violência e preconceito, mas de verdade não considero o que esse jornal faz humor.

    Foi errado e horrível o atentado foi, mas não podemos fechar os olhos e ver graça em algo que "desmerece" a religião de outra pessoa.

    Ótima reflexão.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  15. Concordo, de certa forma, neste incidente, os dois lados estavam errados. Já que matar por causa das charges é um ato muito extremo, mas o fato de o jornal fazer as charges sem lembrar de que a liberdade de expressão (como qualquer outro direito) não é absoluta, já que o meu/seu direito termina aonde começa o do outro, também tem uma boa carga de culpa. Enfim, foi um embate que poderia ter sido resolvido de forma muito mais pacífica (como você citou no seu texto por processos de racismo e difamação religiosa, se fosse possível ao menos), já que derramamento de sangue nunca pode ser considerado a melhor solução, pois violência só gerará mais violência, e agora muitos islâmicos da frança que não tem nada a ver com a história, vão pagar o pato por causa de um punhado de fundamentalistas que acreditam que tem que se matar qualquer "infiel".

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Claudio

    Concordo totalmente com você, uma coisa não justifica a outra. Num primeiro momento ao saber do atentado, fiquei em choque mesmo sem saber o motivo (charges). Mas, infelizmente, eles procuraram por isso. Atacaram com seus lápis e cores e perderam suas vidas... e os parentes estão desolados e com certeza perderam um pouco de suas vidas também.

    ResponderExcluir