sábado, 27 de fevereiro de 2016

Shortinho, Sim ou Não?

Esta semana explodiu nacionalmente a polêmica do “vai ter shortinho, sim”, cuja iniciativa do movimento é de um grupo de alunas, de 13 a 17 anos, do Colégio Anchieta da rede Jesuíta de Educação, uma escola tradicional e das mais antigas de Porto Alegre.
            Eu sempre tive um posicionamento forte de que não é porque a mulher está vestida com roupas provocantes é que deva ser alvo de ofensas ou ataques físicos. Entretanto, também acho que ela deve ter noção de evitar se vestir assim para frequentar locais não favoráveis. E não me entendam mal, pois como eu já disse, a minha opinião é forte neste sentido, pois por mais que use roupa sensual ou sexy, a mulher não pode, em hipótese alguma, ser tocada a não ser que queira, mas para que arriscar? 
Não é a mesma coisa uma mulher estar em supermercado ou uma praça do que tomar um ônibus lotado. O direito dela é o mesmo, mas o risco é diferente.
Fazendo uma analogia... Eu tenho todo o direito de andar a pé pelas ruas de São Paulo de madrugada. Eu não mereço ser assaltado por isto, mas para que vou arriscar? Se bem que em São Paulo – risos – deixa para lá.
Voltando as meninas... Sei que vai ter gente que vai me condenar, mas eu acho que elas têm que se preocupar em estudar.
Não sou contra nem a favor do shortinho, mas se o colégio tem regulamento é necessário respeitar. E o “a gente tem o direito de usar a roupa que a gente quiser” não é bem assim.
A regra da escola diz que as alunas devem vestir blusa de manga, calça, bermuda, vestido ou saia na altura do joelho. Não vejo nada de absurdo, o que me faz pensar que esta história de shortinho é capricho.
Eu sempre fui a favor do uniforme. Como o nome está dizendo deixa todo mundo nivelado evitando o famoso desfile de modas, além de identificar o aluno fora do colégio.
Eu estudei em uma época onde as regras eram muito rígidas. As vezes, até um exagero. Porém, o que aconteceu de uns anos para cá? O ensino ficou enfraquecido, professores começaram a ser agredidos e as escolas ficaram mais caras. Liberdade tem que ter limites e o ensino prioridade.
Os alunos têm todo o direito de lutar por aquilo que acreditam ser justo, mas, por favor, sejam coerentes e priorizem o conhecimento.
Vestida ou pelada a mulher deve ser respeitada SIM, mas não confundam respeito com regras escolares. 

20 comentários:

  1. Cláudio, seu texto já diz tudo. Também penso como você.
    Assino embaixo,
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. O problema ai não está no uso ou não do short. O problema está em tapar o sol com uma peneira. As mulheres são reprimidas e a educação continua sendo a mesma. Proíbem os shorts e não educam os homens. Então tudo continua como é... Claro que ninguém quer arriscar. Não é só o short, não é só a roupa. Mas por que só as meninas são afetadas com isso em qualquer ambiente? Por que não pensar em educar os meninos a entenderem que se deve respeitar idependente de qualquer circunstância? Quando essas meninas se movimentam, isso mostra que elas sabem dos seus direitos. Esse tipo de movimento busca apenas por direitos iguais em qualquer espaço. Fico feliz de ver jovens cada vez mais conscientes. É através desse tipo de movimento que começa o processo de conscientização, sobre pensar criticamente os papéis da sociedade. Elas devem se preocupar em estudar sim, óbvio, e fazer esse movimento é uma prova de que estudar e conhecer vale a pena. Se o Colégio tem regras é preciso respeitar, ok! Mas não somos ovelhas pra fazer as coisas que nos mandam, é preciso perguntar "pq essa regra é assim?" é preciso questionar e entender, senão as coisas permanecerão exatamente como são. E o desrrespeito vai continuar por mais tempo. Vai ter shortinho sim! Vai ter jovem questionando sim! Tem que ter senão vamos continuar tendo que escolher entre sentir-se bem, sair, vestir da forma como quiser ou, não arriscar, se reprimir e sentir medo! Não vale a pena baixar a cabeça e seguir . Parece uma luta boba, mas é muito mais que isso.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto, sua opinião! Sou mulher mas concordo "SIM" com vc, que escola é lugar para estudar e obter muitos conhecimentos e do jeito que o mundo esta hoje , é complicado sair de casa tão a vontade assim! Tenho 26 anos mas sei que para todo ambiente há regras de ética, vestes entre outras e essas devem ser respeitadas. Usar o uniforme escolar faz com que realmente, a Aluna ( o) seja identificada ( o ) mais facilmente caso algo aconteça fora da escola!

    Sou do Blog "Assuntos de Menina" e adorei seu comentário por lá e sim vc é muito bem vindo para comentar, hehe! A maquiagem realmente realça a beleza da Mulher!

    Abraço! = )

    Juliana Paula A. Dias

    ResponderExcluir
  4. Assim como a cidade não é lugar para usar biquíni e homens não podem entrar sem camisa em um shoppping, acho que escola não é lugar para usar shorts curto!
    Bjs da Su!
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amigo, min ha opinião como professora e mãe é a seguinte:
    Short padronizado, com tamanhos padronizados pela escola, concordo!
    Mas desfile de pernas inteiras....escola n é lugar para isso, inclusive estamos falando de adolescentes com os hormÔnios em ebulição!
    hahahahahaha
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com vc. Na minha época, colégio era um lugar p/estudar e não p/desfilar. Sou do RJ e shortinho por aqui é traje obrigatório por conta do calor, mas não em colégio.
    Amigo te passo um e-mail p/avisar ok?
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  7. Colégio é pra aprender e não pra arrumar confusão, shortinho é pra usar em casa e não na escola, Cláudio abraços.

    ResponderExcluir
  8. Penso que o problema não é a questão de se pode ou não, se se deve arriscar ou não, e sim o fato de que as opiniões devem ser debatidas, para mim é ótimo ver meninas tão jovens se mobilizando, e se mobilizar em favor de coisas simples, mesmo que não pareçam "certas" é um começo. É óbvio que escola é lugar de estudar, mas para aprender você tem que estar se sentindo bem e não sei você, mas na época em que eu estudava nos ensinos fundamental e médio as meninas não podiam usar shorts na minha escola, tinha que ser calça comprida e no calor de fevereiro e março era um martírio, eu ficava mais pensando no desconforto do que no conteúdo da aula.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Concordo absolutamente com sua opinião.
    Estudei num colégio onde se usava uniforme, e até hoje considero que é uma boa medida.
    Assim não há questões de "quem anda mais bem vestido" que por vezes causa constrangimento em quem tem menos poder económico.
    Defendo e sempre defendi os direitos das mulheres, mas... por favor, há coisas mil vezes mais importantes do que usar short ou a barriga destapada... :)

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, meu querido!
    Ao fazer o post do Boto, me deparei com esta notícia e fica até difícil dizer que fiquei "boba", porque está tudo tão normal...
    Sinceramente, você disse tudo o que penso. O que noto hoje em dia é uma completa falta de senso pra tudo. Tb moro em Sampa e ando de ônibus e perua e vejo cada coisa... acho, como minha mãe sempre me ensinou, que tudo tem hora e lugar.
    Hoje em dia as pessoas perderam completamente a noção de tudo. Também estudei numa época de uniforme e com rigidez e tenho certeza que os que estudaram comigo aprenderam muito mais do que essa molecada fútil de hoje em dia. Os pais estão esquecendo de passar valores e isso não se aprende na escola - as públicas estão abandonadas e as particulares viraram comércio, com direção sempre em cima do muro para dançar conforme o que os pais estipulam. O professor no meio disso fica por si só, sem apoio de pais, governo ou direção...
    Sinceramente, regras existem para serem cumpridas e o país está esta esculhambação pq muitos fizeram da democracia uma baderna - acham que podem fazer o que querem, quando querem... Se as regras da escola não está boa, mudem de escola, mas esse é o tipo de coisa que não deve ser levado adiante.
    Pra mim, continuará sendo um absurdo e lógico... vemos essas coisas só em países badernados como o nosso (em outros países, ser professor é uma das profissões mais honradas que existem e a escola é um local que deve ser respeitado).

    Belo post!
    Abraços esmagadores e ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que o fardamento é melhor, bom final de semana.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=apP6eHn5PlI
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Claudio =)

    Com tanta coisa errada nesse país esses jovens vão criar polêmica por causa disso? Tipo todo lugar tem um código de vestimenta. Você não vai a um velório, por exemplo, vestido para uma festa e nem a um casamento com roupas que usa em casa. Colégio tem uniforme já para igualar todo mundo. Está calor usa uma bermuda e pronto.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Ô meu amigo! Você e eu estamos sem postar desde o carnaval! kkkkkkkk

    Voltei a postar hoje, estava sem tempo para postar por força do trabalho, mas, agora estou de volta! kkk

    E essa polemica do shortinho né? kkk Concordo com você a mulher vestida ou não tem que ser respeitada!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  14. Oi amigo, concordo com você, as mulheres merecem ser respeitadas, mas terem consciência ao usar uma roupa mais "provocante" em lugares públicos.
    Tenha um excelente final de semana, abraços e fique com Deus!!!

    ResponderExcluir
  15. A minha passagem de hoje, rápida como o voo de uma andorinha, é só para trazer um abraço e desejar uma Páscoa muito feliz, serena, doce, e livre de mágoas.

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde amado! eu te indiquei ao Prêmio Dardos! de uma passadinha no meu blog para ver! ai vai o link, beijinhosssssss
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/2016/04/oiiiiiiiiiiii-meus-amores-meus-quinto.html#

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Claudio.
    Concordo com você, escola é lugar para estudar, deve ser uniformes iguais, podem ate ser short mais todos iguais. Uma feliz semana. Deixei um premio de dardos para você no meu blog. Enorme abraço.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com vc. Regras são regras e há problemas muito maiores na educação no Brasil para se questionar...

    Gostei muito.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Oi amigo
    Vim lhe desejar uma ótima semana, abraços e fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  20. Eu concordo contigo, regras devem ser respeitadas!!!

    Passa lá.. :) http://l-desconhecido.blogspot.com.br/2016/05/crianca-feliz.html

    ResponderExcluir