domingo, 12 de outubro de 2014

Eleições, mitos e piadas


Já terminou o primeiro turno das eleições, então tá mais do que na hora de eu falar algumas coisas. Não vou fazer propaganda partidária, pelo menos não agora, pois sempre procurei separar o meu hobby, que é o Histórias, estórias e outras polêmicas de política, apesar de que alguns textos falam sobre isto, mas são sobre fatos e não candidatos. Só não sei se vou resistir até o dia 26 – risos.
É mito dizer que voto branco ou nulo conta para quem está na frente. Isto é uma grande falta de informação. Anular o voto, o mesmo serve para votar em branco, pode sim ajudar quem está ganhando e não contar como voto. Eu explico: Um candidato a presidente, governador ou prefeito de cidades com mais de 200 mil eleitores estará eleito se conseguir 50% dos votos válidos + 1. Vejam bem, é outra coisa errada dizer que ele precisa de 51%, pois tem muita diferença neste cálculo. Ele pode ser eleito no primeiro turno com 50,00000001% dos votos válidos, pois qualquer coisa maior que 50% é maioria.
Os votos válidos são compostos pela soma dos votos em candidatos de cada cargo acima citados, ou seja, votando nulo ou branco tu estás excluindo teu voto deste cálculo e diminuindo os votos válidos. Isto faz com que o candidato que está na frente precise de menos votos para chegar ao número que precisa. Aí é que ele é ajudado.
Vamos fazer um cálculo simples. É claro que com valores simbólicos em uma amostragem pequena. Então, dentro da nossa simulação vamos supor uma cidade com 1000 eleitores, a votação do quadro abaixo e que tu sejas um eleitor que tenha votado nulo.
Veja o quadro:


Como podemos ver com esta combinação de votos, o candidato Juca Macieira foi eleito no primeiro turno. Porém, se tu não votares nulo e sim no candidato José Jaqueira, que pelas pesquisas não tem chances de ir para o segundo turno, veja o que acontece no novo quadro:



            Repare que o percentual sobre o total de votos do Juca Macieira não se alterou e sim o percentual de votos válidos. Logo, seu voto, mesmo que em um candidato que não foi para o segundo turno mudou os rumos da eleição uma vez que agora ela tem 50% dos votos válidos para um candidato e 50% para os demais. Lembre-se que eu falei lá em cima que é preciso 50% + 1 e este caso está matematicamente empatado, logo a segunda fase da eleição é necessária.

            Outro mito é dizer que há necessidade de um número de votos válidos para que a eleição seja homologada, portanto se a maioria votasse em branco e nulo a eleição seria anulada. É um ledo engano. Vamos fazer uma nova suposição. Pegamos nossos candidatos que por sua causa se enfrentarão no segundo turno. Imagine ambos casados com dois filhos, mas somente o Adão Pereira tenha mãe viva, que estes parentes citados são fieis ao patriarca e que indiscutivelmente votarão respectivamente. Supomos também que todos os demais eleitores anularão o voto. O candidato Adão ganhará a eleição por um voto.  Não importa quantos votos válidos terão. Quem fizer mais leva independente do número de válidos. E se der empate, ganha o mais velho mesmo que seja por minutos.


            É uma piada um certo palhaço ter uma votação como teve. Isto é o próprio povo brasileiro se fazendo de ridículo. O pior é que com ele, entram alguns deputados com votação inexpressiva que mal conhecemos por causa da legenda partidária. Isto é outra coisa que poucos eleitores sabem. Um candidato pode ter uma excelente votação e não entrar se o partido dele não tiver certo número de votos e outro mais popular pode levar de carona um monte de mal votados. Depois o povo reclama que estamos mal representados politicamente.

            Mais piada ainda são as coligações. Vejam bem. No segundo turno do meu estado, o Rio Grande do Sul, estão disputando os candidatos do PMDB e PT. Certamente trocarão podres, acusações e mais tudo, claro que democraticamente. Só que para a presidência o PMDB apoia o PT e certamente serão só elogios. Tem coerência isto? Tá certo! Quem disse que política tem coerência?

21 comentários:

  1. Amigo, política é uma ciência, mas no nosso país nada tem coerência, não é verdade?
    Vamos torcer para que no dia 26 o povo saiba eleger alguém que não esteja fazendo nosso país ir ao fundo do poço, alimentando a pobreza e trazendo uma diferença social cada vez maior e mais gritante, provocando desta forma muita violência, gerada também pela falta de segurança pública , o que nunca existiu, só na época da COPA.Vamos torcer para que o povo estude mais e a educação poderá fazer nosso país sair tbm do fundo do poço, pois um povo pensante, não se vende!!!!!
    E a saúde pública?
    Vamos torcer para que o povo não morra na porta dos hospitais implorando por atendimento!
    Bjus Claudio e FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!
    Texto bom e informativo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Claudio!
    Ótimo post!
    Ih, já ouvi tanto esse mito que votar nulo poderia anular a eleição!
    =/ E também já vi muita gente dizendo que votou no candidato "engraçado", por "zoeira"...
    Vou mostrar seu post pra muitos amigos que "piram" nesses mitos!
    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  3. Oi, Claudio!
    Para o povão que se rebela a aprender a votar, as explicações podem parecer bem complicadas. A desinformação para eles é o caminho menor e por isso também a nossa vida política repercute tanto na nossa vida privada. Somos seres políticos e por isso deveriamos nos interessar mais, até por uma questão de autoconhecimento.
    Piadas à parte, a chacota também é feita pelos gringos sobre a nossa eleição. Veja isso http://bit.ly/1EFCXii
    Parabéns pelo post de utilidade pública!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. A.do.rei a sua ideia de libertar um livro seu... Sabe o que reparei que os autores são os maiores incentivadores do bookcrossing? Afinal, eles estão incentivando também a leitura e de quebra fazendo um livro seu ficar conhecido.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo!
    E ainda mais incoerentes são os eleitores, NÃO TODOS, CLARO. Falo das pessoas que se deixam manipular e são alienadas facilmente com discursos polidos e principalmente por falta de informação, tais como essas, simples, mas importantes... A política no nosso país só irá mudar quando os eleitores assumirem a postura de cidadãos conscientes, deixando de ser um bando de 'Maria vai com as outras'. ^^

    inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amigo só tenho 13 anos e todos os dia eu fala para minha mãe como vota
    se todos são corrupto, quando chegar a minha vez eu tenho que ver e rever quem
    merece o meu voto.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  7. Vou votar no Aécio.
    PT nunca fez parte de nossas vidas.
    Marina, nunca. Só se fosse contra o PT.
    Votaria no Eduardo Campos pelos olhos lindos, pelo sorriso lindo, pelo jeito doce e conciliador e pelo excelente governo que fez em PE.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, querido Cláudio, de tudo o que você disse, fica mais uma vez a certeza, de que o Brasil não é um país sério.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. O voto é conquista e não deve ser tratado como brincadeira. Infelizmente, é vendido. Políticos cuidam dos seus próprios interesses e coligações que lhes garantam poder nem são questionadas. Somos nós que devemos ser conscientes.
    (Aquelas fotos tirei da balsa, quando estive no Eco Resort Arraial.) Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Olá Claudio, boa noite!
    Belo post informativo pra quem se interessa pela politica e gosta de ler sobre ela e estar informado para não cometer erros maiores na hora do voto, não vou generalizar, mas a maioria não tem a cultura de ler e conversar sobre politica como vemos fora do nosso país. É só um escuta daqui, fala dali e vão tirando suas conclusões sem ter a convicção do que é melhor para um povo, para um país...
    Parabéns pelo texto tão bem explicado...
    Abraços com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  11. Olá, Cláudio,
    ...este Brasil não irá melhorar enquanto não tiver mudanças sérias nesta área. A capacidade de votar corretamente, de escolher melhor seus representantes, elemento indispensável para a democracia, passa pelo conhecimento de tudo que foi apresentado por ti , dos mitos à votar em palhaços coligações.Sabe-se lá que, cidadãos mais cultos e com menos analfabetismo politico, serão eleitores mais exigentes e darão origem a melhores governantes, tanto que esses, não estão muito preocupados , no sentido de oferecer iguais oportunidades e conhecimentos para todos!...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Cláudio gostei do post, o voto precisa ser mais valorizado, Claúdio beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  13. Oie Claudio =)

    Enquanto a grande parte da população não começar a levar as eleições a sério, nada vai mudar.
    Está parecendo mais final de campeonato do que a decisão entre quem é o candidato melhor preparado para governar o Brasil.
    Já vi e li todos o tipo de absurdo nas redes sociais. Me entristecesse profundamente saber que tantos lutaram e até perderam a vida, para que pudêssemos hoje ter o direito e votar e uma democracia e ver que não damos o devido valor a isso.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  14. Oi amigo!
    Adorei as explicações. Não me ligo muito em política, mas procuro votar bem. Pena que não temos opções melhores.
    Pode fazer o favor de não implicar com as minhas azeitoninhas?
    kkkkkkkkkkkkk
    Bjssssssss amigo e uma noite abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  15. Eu sempre espalho essa matemática báááááásica pras pessoas que vem falar que vão votar nulo. Não é hora de não se posicionar, né?
    Inventam tantas coisas em volta das eleições, as pessoas gostam mais de causar polêmica do que estudar e votar consciente. Um grande mal desse País.

    Um beijo
    www.reinodascoisas.com

    ResponderExcluir
  16. Política não é mesmo o meu forte, aliás fujo dela (especialmente dos políticos!) a sete pés! :)
    Mas nunca falto a uma eleição; considero-o um dever, para além de um direito que por longos anos nos foi vedado (a nós, mulheres).
    Acompanho, mais ou menos de perto, a política brasileira, pois tenho muitos amigos e amigas que, diariamente, me põe ao corrente do que se vai passando...

    Bom fim de semana.
    Beijinhos
    Mariazita

    ResponderExcluir
  17. amei o post, amei saber mais sobre as eleições e os mitos
    bjs

    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  18. OI CLAUDIO!!!... ADOREI SUA POSTAGEM!!!... VOCÊ ME PERMITIRIA COLOCA-LO EM MEU BLOG, É CLARO QUE DAREI OS CRÉDITOS A VOCÊ!!!... É QUE EU ACHO QUE É MUITO IMPORTANTE AS PESSOAS SABEREM COMO FUNCIONA O MECANISMO DE VOTOS, E MUITO POUCOS O SABEM!!!... ADORARIA PODER DAR ESSA INFORMAÇÃO AOS MEUS SEGUIDORES!!!... ESPERO SUA RESPOSTA!!!... OBRIGADA E ATÉ MAIS!!!...

    ResponderExcluir
  19. Torcendo para que escolham a pessoa certa pra governar meus país

    www.brendovieira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ah, esta eleição está muito estranha, diferente, pegando muita gente de surpresa.
    Ótimo post, esclarecedor. Tenha um abençoado fim de semana. Bjs

    ResponderExcluir
  21. OI CLAUDIO!
    HOJE MESMO ESTIVE CONVERSANDO SOBRE OS VOTOS EM BRANCO E CHEGANDO AQUI, TENHO UMA AULA SOBRE ISSO.
    O QUE POSSO TE DIZER É QUE "PARTIDO", HOJE EM DIA SÓ SERVE PARA ELES SE ORGANIZAREM ATRÁS DE UMA SIGLA, POIS NADA MAIS QUER DIZER, IDEOLOGIA POLÍTICA, ACHO QUE FICOU NO PASSADO.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir