sexta-feira, 22 de junho de 2012

O início


Desde criança eu gosto de escrever, mas durante boa parte da minha vida eu fui uma pessoa muito tímida. E depois, eu era forte em matemática e médio em Português.

Minha primeira obra foi aos 18 anos quando, em uma máquina de datilografia Remington, daquelas de impacto com fita de duas cores, escrevi minha primeira estória. Eu perdi este conto. Ele ficou em um armário na casa de uma ex-namorada e eu nunca mais soube dele. Certamente, as seis páginas, amareladas pelo tempo, foram jogadas fora sem serem lidas pela pessoa que fez a limpeza. Infelizmente, devido a minha timidez, poucos amigos leram.
              
Dos meus escritos, o mais famoso foi o do Dia Internacional do Barrigudinho que circulou nos e-mails por três anos e foi parar na Wikipédia. Lamentavelmente, não ganhei os créditos. Eu tentei recuperar através do facebook, mas creio não ter tido êxito.

Depois que veio a maturidade, eu passei a seguir a filosofia do Bu "pro" mundo que na verdade é mais do que uma filosofia, é um meio de vida.  Bu "pro" mundo significa pensar em si não se preocupando com que os outros irão pensar. É ser livre, dar o grito de independência, amar sem se preocupar em sofrer, arriscar ser feliz, querer ser feliz e não ter medo de não dar certo. É aproveitar o momento bom porque simplesmente está bom. Não sofrer por antecipação. Não desistir sem tentar.

Em 2005, baseado neste meio de vida e incentivado pelos amigos Rossana Lamb e Nelson Saffi, para aliviar o estresse e aproveitar o tempo que perdia em viagens combinado com a espera em aeroportos, resolvi escrever e via e-mail compartilhar com um grupo seleto de amigos.

Agora mais encorajado e também incentivado por muitos amigos, apesar dos erros de concordância que às vezes me perseguem, resolvi criar este blog para compartilhar meus projetos de escrita com quem quiser visitar. Algumas das crônicas, histórias ou estórias eu já publiquei em e-mails, logo pode parecer comum, outras serão inéditas. Tudo vai depender da minha inspiração.

 A proposta deste blog é que não tem proposta. Irei publicar o que me agradar, naturalmente, respeitando coisas que acho éticas.

Aqui não encontrarão nada, ou encontrarão tudo. Depende do ponto de vista. Portanto, eu não gostaria que vocês encarassem os textos como agressivos ou ofensivos, porque em escritos, a emoção é interpretável. A viagem é particular de cada um que lê.

Os leitores também estão livres para comentários. Portanto, manifestem-se mesmo que seja para me xingar. As críticas são livres, mas, por favor, deixem minha mãe de lado. Vou lê-las com carinho ou com rancor – risos – vai depender da entonação do meu carrasco. Cristo disse para dar a outra face, mas nunca disse o que “não” fazer depois.

Estou aqui para aprender, mas também para ensinar. Será uma troca.

Beijos e abraços, cada um pegue o seu ou os seus.

16 comentários:

  1. Sucesso aqui no teu blog, meu amigo. Passaremos aqui muitas experiências agradáveis, apreciando a tua criatividade. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Chamun! Sucesso sempre! Estarei sempre por aqui.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa!
    Sucesso sempre!
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Grande Chamun.
    Vou ler sempre!

    Visite o meu também http://10real.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Chamun, muito legal a iniciativa! parabéns! SUCESSO sempre! Irei "visitá-lo" sempre!

    ResponderExcluir
  6. Coloquei de Home Page .....to aí...abração

    Cerdil

    ResponderExcluir
  7. oi amigo, gostei, li e assim que tiver mais postagem eu vou ler sim!

    sucesso pra você!

    e se quiser visite o meu blog:http://cchamun.blogspot.com.br/2012/06/o-inicio.html#comment-form
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Chamun, blogueiro que também sou, fiquei feliz com sua iniciativa. Desejo bastante perseverança, porque será necessário ao longo do tempo. Eu me mudei para Goiania e acabei deixando o blog um pouco de lado. Mas pretendo em breve retomar as postagens. Parabéns e sucesso. Osório.

    ResponderExcluir
  9. Claudio, aos 12 anos de idade,escrevi minha primeira historia, ela falava de um pequeno circo que foi montado sobre um local assombrado, ficou bom, mas tbm perdi em mudanças infelizmente.Queria tanto aquela historia! vc vai longe guerreiro.

    Como sempre, estarei sempre aqui fazendo minha visita a seu blog maravilhoso.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe Lyu

      Eu estou sempre pensando em reescrever a estória que perdi.
      O fatos principais eu tenho na memória só me faltam os detalhes.
      Mas como mudou muita coisa da época que escrevi para hoje eu teria que mudar muita coisa para atualizar. Escrever contos de época é mais difícil.
      Obrigado mais uma vez.

      Excluir
  10. Tudo na vida tem um início eu me lembro que fiz um curso de datilografia foi uma experiência incrível aquela teclas meu Deus. Lendo esse post me lembrei de várias coisas da minha vida, Cláudio beijos.
    Links:
    Estrela da Manhã

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  11. Adoro os seus escritos amigo! A proposta deste blog é que não tem proposta é ótima! Ainda bem que resolveu escrever!!!
    Vc acredita que meu marido ainda tem uma máquina desta!

    ResponderExcluir
  12. Claúdio,
    gostei de saber um pouco mais sobre você!
    Continue com sua postura e nos deliciando com seus contos!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  13. Interessante o seu blog!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo Blog!
    Tenho um blog no inicio ainda se puder dar uma olhada, Blog Sereníssimo.
    "São contos, textos, frases curtas e reflexões. São histórias inspiradas em acontecimentos reais e outras que mereciam acontecer."
    http://ticobrito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Claudio!
    Vim voar aqui no começo (gosto de fazer isso nos blogs que acompanho) e um dos pontos que acho positivo na internet é isso: poder publicar o que gostamos, com a timidez escondida rs. Sei porque faço parte deste time.
    É uma pena seu primeiro texto ter se perdido e a máquina... adoro! Ainda temos as Olivetis aqui no trabalho, mas desta, especificamente, sinto uma falta...
    E os créditos que não foram dados... isso é um ponto negativo deste meio. Eu sinto grande dificuldade quando pesquiso algo e encontro autorias divergentes, pois chegamos num ponto que não temos onde checar e aí? A velocidade que a informação voa é tanta que muito se perde pelo caminho. Que bom que agora pode publicar tudo aqui.

    Abração esmagador e Feliz Páscoa.

    ResponderExcluir