sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Olimpíadas





Bem amigos da Glo... ops ... da Record estamos aqui mais uma vez... – risos. É claro que eu como amante do esporte não poderia deixar de comentar, minimamente que fosse, sobre as olimpíadas.
Cielo chorou ao perder o ouro na modalidade onde ele era o Rei. E ainda pediu desculpas. A humildade deste rapaz é coisa impar. Ele não precisava se desculpar, pois trouxe o bronze, e mesmo que não tivesse trazido, já deu muita alegria para os brasileiros. Ninguém vence todas. Nem Phelps, um fenômeno incomparável, ganhou todos os ouros que disputou. Cielo nadou contra seu próprio tempo, os outros nadaram contra Cielo.
Eu não entendi porque Fabiana desistiu do salto. Não vi, apenas li. O vento era ruim para todas e não apenas para ela. Assim como o nosso nadador ela não era obrigada a vencer, mas precisava no mínimo tentar. Mauren tentou! E saiu sorrindo sem dar desculpas por não ter conseguido.
O Futebol vai bem obrigado, quer dizer, bem nas olimpíadas. Ainda não confio no Mano para uma Copa do Mundo. Mas, além de copa ser papo para outra hora não vou falar mais sobre este assunto para não agourar. Em futebol até o mais cético em superstição não dá sopa para o azar.
Um cavaleiro falou que o Brasil não vai bem no hipismo porque os brasileiros criam mais cães e gatos do que cavalos. Tremenda cara de pau deste cara. Do jeito que a coisa anda, se o povo “brasuca” pudesse criar cavalos, com todo respeito aos amantes de equinos, seria para comer.
Outro disse que faltam investimentos no hipismo brasileiro. Posso rir?  Quantas modalidades de esporte no Brasil são extremamente elitista como esta?
Em minha opinião o hipismo não deveria nem fazer parte dos jogos olímpicos, porque mesmo com toda a habilidade do condutor quem faz a força é o cavalo.

Durante quatro anos ninguém lembra dos atletas.
Então chega olimpíadas e começa a cobrança por medalhas.
Com exceção do Futebol e do Vôlei, que têm forte patrocínio, os demais atletas se viram com recursos menores ou até sem. Mas, há pessoas que falam em amarelões, gandaia e etc. Eu não vejo assim porque uns ganham e muitos perdem. Talvez a exigência nos campeões como Cielo, Mauren, Fabiana, Hypólito e etc. seja muito grande que faça com que eles queiram superar a si mesmos e acabam não tendo o êxito esperado. Ai acontece a decepção. Mas, estar lá no lugar deles não é fácil. O nível internacional dos atletas é superado a cada ano e todo mundo sabe que muitos brasileiros para se enquadrarem neste perfil se obrigam a treinar em outros países.

No que poucos se ligam é que o Brasil desde 1996 em Atlanta, quando deu o grande salto da baixa média de medalhas para 15 sendo 3 de ouro, nunca mais baixou de 10.
Até então, nós nunca tínhamos chegado aos dois dígitos no quadro de medalhas e Los Angeles-1984 era a olimpíada de mais sucesso com 8 medalhas sendo uma de ouro. O maior número de ouro conquistado foi 5 medalhas em Atenas-2004 e o menor desde Moscou-1980 foi em Sydney-2000 onde ficamos sem medalhas de ouro.
Até agora, se liguem no horário desta postagem, nesta olimpíada já ganhamos 11 medalhas sendo duas de ouro, uma inédita nas Argolas e outra no Judô e estamos concorrendo a outras. “Insha'Allah” que venha muito ouro. E claro, tem as medalhas já garantidas, mas não computadas porque ainda não sabemos o metal.
Ou seja, ignorando a cor e levando em conta apenas a quantidade, existe certa regularidade desde 1996.
Se quiserem aumentar o número de medalhas precisam também aumentar o investimento nos atletas. E isto não pode ser feito apenas quando o atleta ficar conhecido. Tem que ter projetos que iniciem na infância dentro das escolas melhorando o ensino o que inclui recursos inclusive para professores. Não se faz o atleta apenas com treinamento, também se faz com ambiente saudável.  


Todos os medalhistas estão de parabéns, alias, todos participantes, menos os cavaleiros que disseram tais bobagens.


Agora eu gostaria de falar um pouco sobre as pérolas da emissora que evidentemente está de parabéns por conseguir desbancar a rival que é muito maior do que ela e tem muito mais experiência. E é sobre a falta de experiência que quero comentar.
No jogo de futebol Brasil 3 x 2 Egito, onde saímos vencendo por 3 x 0 um comentarista na metade final do segundo tempo falou com todo poder que lhe cabia.
- O Brasil parou porque Oscar e Pato não estão jogando nada neste segundo tempo.
Bom! Quanto ao Oscar ele tem razão, caiu de produção porque cansou de correr pelo Neymar que não está jogando nada e raramente passa a bola para alguém.  O guri é bom, mas é necessário dizer a ele que há outros jogadores. Estão endeusando o menino que está devendo para a seleção há muito tempo. Quanto ao Pato, é certo dizer que ele ainda precisa mostrar quem é. Porém, este cara que se diz comentarista esqueceu que no momento deste comentário inoportuno o jogador havia entrado há exatos 3 minutos. Como que ele pôde avaliar?
No final do jogo, o comentarista de campo entrevistou o Oscar:
- E ai Oscar como que o Brasil permitiu esta virada?
O Oscar olhou para ele rindo e disse:
- Mas, nós vencemos o jogo.
Que virada que só ele viu? E em vez de assumir o engano tentou justificar o que disse ficando ainda mais vexatório.
Em todos os jogos o narrador insiste em chamar o jogador do Brasil e do Santos de Alecsandro.  Este é do Vasco e não tem idade olímpica. O jogador em questão é Alex (espaço) Sandro, e ninguém o corrige.
Já no jogo Brasil x Coreia, o mesmo narrador falou que o goleiro coreano que estava em campo, o Lee Bumyoung, defendeu dois pênaltis na decisão por cobranças contra os Britânicos e já havia defendido um pênalti na partida. Ele ainda repetiu tal comentário com toda a autoridade de um narrador que domina o assunto. Ele se perdeu ou o derrubaram com informações erradas. Lee Bumyoung realmente defendeu um pênalti na decisão. Mas, foi apenas um, e quem defendeu o pênalti durante os 90 minutos foi o titular Jung Sungryong que devido a uma lesão foi substituído por Lee.
Ao mostrarem a chegada de Arthur Zanetti em São Caetano do Sul-SP, o apresentador falou que não foi surpresa Artur ter conquistado o ouro nas Argolas porque estava muito bem preparado. O detalhe é que o chinês Yibing Chen segundo colocado era franco favorito para vencer tipo “nós outros simples mortais iremos para disputar o segundo lugar por mais que estejamos preparados”. Mas, até ai tudo bem, pois torcida e interpretação são coisas particulares de cada um. Entretanto, o próprio narrador disse na sequência:
- Ele venceu porque ganhou uma nota surpreendente dos jurados.
Pô! Se a nota foi surpreendente, foi surpresa ter vencido. Vamos falar a verdade. Nesta modalidade nunca tínhamos vencido nada e os chineses, russos, americanos sempre foram favoritos. Acredito que até para o Artur Zanetti era inesperado. O fato é que sendo surpresa ou não, Artur foi gigante e o favoritismo do chinês só engrandeceu o seu feito.
Para terminar, pois, se este texto já tá ficando chato para mim, imagina para meus leitores, o narrador da modalidade ciclismo BMX quando se referiu a atleta Colombiana Mariana Pajón, falou que ela veio para incomodar as favoritas devido ao seu bom desempenho. Em seguida comenta que esta mesma atleta foi campeã no último mundial da categoria. Bom, se ela foi campeã mundial se torna também uma favorita e não apenas uma intrusa que incomoda. Não sou expert em ciclismo e creio que Pajón foi campeã mundial de uma categoria especial, o que a faz novamente uma intrusa, mas que mostra ainda mais o despreparo do narrador.

Resumindo: Não basta ter dinheiro para vencer uma concorrência. É necessário também ter qualidade na cobertura que para mim está mediana.

4 comentários:

  1. Chamun,
    povo Brasileiro é engraçado. no volei feminino, a imprensa americana ELOGIOU o Brasil, por fazer "uma virada histórica". "one of the most amazing comebacks ever seen", dizia o comentarista. No Brasil, independente do esporte, vira amarelão... não se dá crédito ao adversário. por isso, nunca seremos vencedores no esporte. não sabemos porque ganhamos e muito menos porque perdemos...
    abraço, e cada um pegue o seu (hehehe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk - Grande Farah..
      Sabe que hoje quando o Vôlei masculino tomou a virada depois e estar 2 x 0 e 3 pontos na frente no terceiro set, deu vontade de gritar amarelões. Mas, ai lembrei do que eu mesmo escrevi e também não posso admitir que caras experientes que foram campeões do mundo e deram um chocolate na Itália teriam amarelado. A Russia simplesmente se superou e o Brasil e claro que se perdeu. Mas, esporte é isto mesmo a meninas deram uma virada na Russia e os marmanjos tomaram a virada da mesma. A vida continua e 2016 tem mais.

      Excluir
  2. Olímpiadas são legais, mas pena que não dá para todos os esportes que são disputados.

    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Precisamos investir mais nesta turma que treina tanto e não tem apoio nenhum, só cobranças.

    ResponderExcluir