quinta-feira, 7 de março de 2013

Simplesmente Mulher


A Bíblia conta que Deus tirou uma costela do Adão e dela criou a Eva, a primeira mulher. Eu não gosto muito desta versão. Então, tenho a minha própria. Prefiro acreditar que Deus plantou uma roseira e da primeira Rosa nasceu a Eva. Claro que a Rosa tem seus espinhos, mas é tão linda fechada quanto desabrochada. A partir dai a evolução: Rosas brancas, amarelas, vermelhas, Orquídeas, Hortênsias, Margaridas, Tulipas, etc. Assim é história da mulher que vem evoluindo com o passar dos tempos.
Naturalmente que estas linhas de ficção acima só servem para representar o quanto eu admiro este sexo não tão frágil que todo ano nesta data comemora o seu dia. 
Não sei quantas pessoas sabem por que este dia foi escolhido, mas para quem não sabe ou esqueceu o curioso escritor que vos comunica foi pesquisar. 
Tudo começou em 8 de março de 1857 na cidade Nova Iorque quando as operárias de fábricas de indústria têxteis fizeram um protesto contra as más condições de trabalho e baixos salários. Esta manifestação custou a vida de 130 mulheres que foram covardemente trancadas em galpões e os mesmos incendiados por patrões e operários homens. Esta barbárie repercutiu mundialmente transformando as vítimas em mártires.
Ocorreram outros manifestos por redução da jornada de trabalho, equiparação salarial com os homens, direito ao voto e etc. Conquistas que já foram alcançadas ao longo dos anos. Porém, o Dia da Mulher foi comemorado em várias datas como a primeira vez promovida pelo Partido Socialista da América nos EUA em 20 de fevereiro de 1909 e no ano seguinte no dia 19 de março por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Entretanto, somente em 1910 em uma conferência na Dinamarca ficou definido que 8 de Março seria o Dia Internacional da Mulher.
Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist matou 146 trabalhadores sendo a maioria costureiras. O número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Este foi considerado o pior incêndio da história de Nova Iorque até 11 de setembro de 2001.
Na Rússia, as comemorações do Dia Internacional da Mulher foram o estopim da revolução de 1917. Em 8 de março deste ano, a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, Czar Nicolau II e a participação do país na Primeira Guerra Mundial, precipitou os acontecimentos que resultaram na revolução de fevereiro do ano seguinte.
Porém, somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

Parabéns a todas as mulheres que ajudam desenvolver um mundo melhor.

           8 de março de todos os anos.

PS: A modelo da foto é quem eu escolhi como representante de todas as mulheres para este dia especial. Ela é sensível, integra, linda, companheira, guerreira e amorosa, cheia de charme e ainda é a minha esposa, minha eterna namorada Fabrícia.

36 comentários:

  1. Mandou bem Chamun. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Adorei td!
    Dessa vez vc superou as minhas expectativas.
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Gostei da forma que você fez a moral com a musa inspiradora, parabéns pelo texto e Feliz dia Internacional das Mulheres pra você, zueira... Abraços

    ResponderExcluir
  4. Achei interessante colocar a foto de sua namorada "esposa". Bela homenagem ao dia das mulheres e a história eu já conhecia. Mas estando no seu blog é uma bela homenagem a elas que são guerreiras e não é sexo frágil.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Claudio, interessante o teu post, nunca havia me interessado o porque se comemora o dia das mulheres no dia 8 de março, mas agora eu sei rsrs, eita homem apaixonado hein, felicidades para o casal.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Achei super bacana a sua versão da existência da mulher neste mundo... uma forma muito poética e delicada. A partir de uma tragédia surgiu essa data que está aí justamente para lembrar do importante papel da mulher na sociedade e de suas lutas e conquistas ao longo dos anos.

    Parabéns à nós mulheres pelo nosso dia :)

    ResponderExcluir
  7. Gostei da curiosidade , eu sabia mais não lembrava bem!
    Gostei bastante de sua opinião sobre nos mulheres
    Digna de um homem! Parabéns!
    Ps= Sua esposa é muito linda! *-*

    ResponderExcluir
  8. Me lembro da minha mãe me contando sobre a historia do dia 8 de março quando eu era pequena! Linda sua esposa *-*

    ResponderExcluir
  9. Claudio você não gosta dessa primeira versão mais é verdade está na biblia, mais gostei também da sua versão. Claudio desde já parabéns para todas as mulheres desse Brasil e do mundo, nós merecemos, beijos amigo.

    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  10. Adorei a metáfora relacionada às ROSAS...
    Bjs - Suzana Rosa - www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  11. É bom esse reconhecimento. Dia das mulheres normalmente costuma ser comemorado apenas pelas mulheres, são elas que parabenizam umas as outras. Os homens, são raros os que nos homenageiam.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Awnn, linda homenagem *.*

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Linda homenagem hem amigo Claudio!
    Você e suas belas palavras que sempre nos agrada por completo.
    Deixo aqui meu carinho e meu forte abraço a você.

    Ah!
    Obrigado pelas visitas a meu blog!
    Lyu somah
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Chamun também é história/cultura... belo texto, linda homenagem! Abraço

    ResponderExcluir
  15. Que texto maravilhoso!!! Simplesmente amei. Adorei a homenagem, sua esposa deve se sentir super especial de ter um marido tão carinhoso como você...
    Beijos
    http://meninadepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela linda e delicada versão da origem da mulher.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  17. Oi Chamun! Ótima a tua versão da criação da mulher, muito linda, assim como seu texto! Sempre me surpreendo visitando teu espaço. Adoro tua escrita!
    Sua esposa deve estar orgulhosa, rsrs.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Acho incrivel a historia dessa data e um pouco triste por hoje em dia ter seu verdadeiro sentido qse que esquecido, as pessoas parabenizam as mulheres apenas por serem mulheres, não por sua luta por respeito e igualdade (apesar de muitas não lutarem e ainda concordarem com a situação).. muitos, e o que é mais triste muitAs só veem a data como um dia pra ganhar flores, perfurmes e jantares romanticos,... acho extremamente triste isso e sempre que posso, tento lembrar as pessoas o porqueê desta data existir..

    Ótimo texto Claudio!

    Abraços..

    ________________________________________
    http://anteontemmusical.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. belíssimo texto!
    já passamos por tantas coisas, não é?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Muito bem colocado, meu caro. Sabia por cima da origem do dia, mas seus detalhes realçaram meus conhecimentos. É isso aí, feliz dia da mulher, que elas merecem muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá Claudio !
    Lindo texto! Por ele ficamos conhecendo um pouco mais sobre essa data tão Especial para as mulheres..." Especial" porque se comemora a Vitória de uma árdua luta, conquistada com trabalho e muita perseverança...
    Sua esposa é muito linda ! Parabéns
    Beijos
    Marilene

    ResponderExcluir
  22. ótimo texto!
    Parabéns a todas as mulheres!

    ResponderExcluir
  23. Caros,
    Obrigado pelo elogios a minha esposa e ao meu texto.
    Sou fã da mulher. Acho que elas foram e ainda são injustiçadas.
    E da minha esposa então, sou suspeito. Ela é a pilar que me segura.
    Beijos e abraços, cada um pegue os seus.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Claudio.
    Todas as homenagens possíveis ainda seriam pouco para estas que conseguem enxergar o coração das pessoas e carregam todas as responsabilidades do mundo nas costas e o fazem com sabedoria, paciência e força de vontade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  25. Belo texto, infelizmente só vi agora! Mas enfim, parabéns a nós \o/

    http://utopianongrata.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. é muito bonita a história do surgimento do 8 de março. Um orgulho para nós, guerreiras! nunca tinha ouvido essa versão das flores, gostei aoeie :D
    um bom final de semana :*


    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  27. Parabéns por mais um belo texto meu amigo. E claro, parabéns para as mulheres.

    ResponderExcluir
  28. Quase ninguém lembra o motivo do dia 8...infelizmente D:
    ~~ Emilie Escreve ~

    ResponderExcluir
  29. Que linda homenagem!!!!! Só vi a gora, mas todos os dias é dia da mulher hehehe

    http://inspiracaoentrelinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Bom dia Cláudio.
    Mais um belo texto. Gostei muito. Ser mulher nunca foi, nem será simples. Mas também nunca deixará ser belo e gratificante, pois mesmo diante dos embates diários, há sempre a doçura dos pequenos gestos. Adorei a homenagem.
    Um abraço,
    Abigail (Cantinho da Biga)

    ResponderExcluir
  31. Que legal, eu também tenho esse costume de pesquisar e escrever como surgiu determinada data, ultimamente to sem tempo, mas aos pouquinhos sai. kk

    obs: Muito bonita sua esposa. XD

    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Claudio, bom dia!
    Eu já conhecia a história, mulheres guerreiras, que não se abatem e vão a luta. Linda homenagem. Parabéns a todas as mulheres desse mundo afora, que com força, coragem e muito amor no coração conseguem levar a vida com muito mais leveza e sutileza...Linda a sua esposa. Parabéns!
    Abraços
    Marilene

    ResponderExcluir
  33. Oi Claudio,
    Conheço a origem da data, mas ela veio enriquecida em sua crônica. Achei um charme a sua versão. Charmosa também é a sua mulher, que deve ter ficado envaidecida diante de suas galantes e amorosas palavras.
    Brindemos às mulheres, essas guerreiras incansáveis e que são a luz do mundo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. Olá meu amigo!

    Gostei da sua versão de como surgiram as mulheres!! Bem criativo!!!

    Eu já conhecia a origem da data. Gostei de ver a atenção que vc deu a ela, pois tem muita gente que não conhece, né? Nem imagina o quanto foi difícil passar por aquilo tudo... e só vê a data como mais um feriado...

    Achei muito fofo sua bela homenagem a sua flor!!! rs Parabéns!!!!

    Muitas felicidades para vcs!!!!! Beijos.

    ResponderExcluir