domingo, 15 de junho de 2014

Copólatra, eu sou!

E começou a copa!
Entretanto, antes de qualquer, coisa vamos a um esclarecimento.
Eu gosto de copa do mundo, não, amo! Eu sou um copólatra assumido e mesmo que inventem um grupo de apoio tipo copólatras anônimos, eu não vou me tratar. 
Estou ciente das barbaridades que foram feitas durante a construção da copa. Sei muito bem que os governos brasileiros há muito tempo deveriam ter cuidado de prioridades para o povo como saúde e educação.  Porém, futebol e política não tem nada a ver, mesmo que a segunda sempre mete o nariz onde não é chamada. Claro que falo da política governamental, pois a futebolística infelizmente existe.
Foram gastos absurdos com os estádios, é verdade. Poderíamos ter uma copa com menos custo e muito melhor.
Só que para mim, com esta paixão ferrenha por futebol, tanto faz se a copa fosse em outro lugar. O que quero é ver a bola rolando.
Como brasileiro estou torcendo pelo Brasil, porque não adianta nada torcer contra.
O Brasil é lindo, o povo é caloroso. O que não presta são os governantes. Podemos mostrar que somos patriotas, mas pelo país e não por eles.
No entanto, vou confessar uma coisa: Não sou fanático pela seleção, como disse, torço porque sou brasileiro, mas o meu amor é fiel ao meu time Internacional. Sei que são coisas diferentes, mas Inter e seleção já jogaram contra, e adivinha para quem torci.
Se o Brasil vencer a copa, ótimo. Se perder, paciência. Não ficarei triste como fico quando o meu time perde e se for campeão, eu não me emocionarei tanto quanto foi a vez quando o Inter foi campeão do mundo.
Eu quero o título pela felicidade do povo.
Haverá gente que dirá: “Se for campeão, o povo vai esquecer os problemas e votar errado”.
O fato é que o povo vota errado desde que recuperamos o direito, ou melhor, o dever de votar.
Voltando a copa...
Eu não acredito em copa armada.  Não me venham com esta.
Por que beneficiar o Brasil? Se for assim por que a Alemanha não foi campeã em 2006 e a Itália em 1990? O Brasil não está com esta bola toda em influência externa, mas é um dos grandes favoritos para ganhar a copa.
É claro que existem erros arbitragem. É verdade que um ou outro jogador pode ser subornado ou um juiz mal intencionado como já aconteceu em vários lugares, mas hoje em dia tá muito difícil de esconder isto. Sempre tem um grampo de telefone, um celular xereta e o fato acaba vazando.  Eu digo isto porque um cronista, cujo nome não vou mencionar, vem falado desde 2010 que o Brasil seria campeão em 2014 porque a copa está armada. E tem gente que acredita neste doente, falido e ultrapassado que quer chamar atenção para voltar a mídia.
São 32 seleções, cada uma com 23 jogadores. Só aí temos 736 pessoas. E ainda tem técnicos, preparadores, dirigentes e mais um monte de gente envolvida. É praticamente impossível calar todos. E depois, disputando a copa tem países que punem a corrupção e que não participariam de uma farsa deste tamanho, ainda mais contra eles.
Que vença o melhor.

48 comentários:

  1. Cláudio,
    acredito que você tenha razão, pois o momento é de curtir a Copa, vamos deixar para resolver nossos problemas em outra época, não podemos misturar os sentimentos.
    Sou Brasileira e amo meu país, não quero que ele saia um perdedor!!!!
    Bora,Brasil!!!!!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão Claudio, temos que curtir a Copa sim! Resolver os problemas do país temos que fazer isso nas urnas ;)
    Ótimo post, acho que é o melhor sobre a Copa que já vi por ae!

    bjooo
    hiddlevanstan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ha quem diga que o brasil é um nação que curti a filosofia do circo e do pão, mas o que se tem a fazer em nosso país? Vamos curtir a copa, antes de ser um esporte ele pode ser considerado uma interação social e cultural, afinal quando foi feita fez sucesso pois tinha entrada com preços populares para o povo se reunir também. então vamos se unir como brasileiros e curti a nossa nação e o que esta ocorrendo nela (A COPA)!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou português e o que mais quero é que portugal chegue o mais longe possível, e se for para ganhar o mundial, eu estarei sempre a apoiar e gritar por portugal até me faltar a voz, é assim mesmo, no meio das dificuldades temos que apoiar o que nos honramos e eu sou português com muito orgulho! :D

    ResponderExcluir
  5. é isso ai, momento de aproveitar a copa, pois afinal não são todas as copas que acontencem no Brasil né?!?!

    ResponderExcluir

  6. Desejo que o Brasil ganhe mais que uma taça, a seleção não paga minhas contas, nem me atende nos hospitais qnd preciso ... meu dinheiro foi roubado, não estou nem aí pra quem vai vencer.

    ResponderExcluir
  7. Também vejo o seu ponto de vista como o "correto".. parabéns pelo post..
    http://apaixonadapormakesenails.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. A corrupção não é de hoje. "Eles" aproveitam qualquer pretexto para ter mais corrupção, porém a Copa não tem a vez com o governo (como você mesmo disse). Eu acho que o governo não deveria ter investido na Copa, e sim a Fifa e os outros patrocinadores. Apesar disto tudo eu acho que temos que curti a Copa pois o futebol faz parte da nossa cultura. As pessoas tem que parar de espirito vira-lata e amar o seu pais.

    ResponderExcluir
  9. Olá Claudio, concordo com você! Futebol e política não tem nada a ver.
    Confesso que não estou muito feliz com todo o dinheiro que foi gasto nesses estádios, mas sou brasileira e não nego, vou torcer e muuuuito! HAHA.
    Grande beijo,
    Gabrielle G. - Blog ABCD dos Livros
    http://abcddolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também sempre gostei de Copa. É quase o único momento em que eu paro pro futebol. HEHEHEHE Mesmo com todos os problemas, o evento e o esporte em si não são os vilões. Eu acho que dá pra ter consciência política e lutar pelos próprios direito, sem ter que prejudicar um hobbie, ou colocar uma coisa no lugar da outra.

    Um beijo
    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
  11. Eu entendo de futebol assim como eu entendo de carne... ou seja nada. Más sei o quanto a Copa é importante e um evento de grandes proporção, fico triste ao ver tantas piadas pela net e tanta negatividade contra o nosso Brasil.
    Antes de ser Copa somos brasileiros e a festa esta acontecendo aqui em nossa terra. Garanto que se o evento fosse no exterior e o Brasil estivesse patrocinando tudo os "brasileiros" iriam estar achando o máximo .

    ResponderExcluir
  12. Olá, Claudio.
    Concordo inteiramente com teu desabafo; o que acontece é que o brasileiro é ótimo para jogar e discutir futebol, mas péssimo em escolher representantes (um malefício da perversa e desumana ditadura militar), mas uma hora a gente tem de aprender.
    Concordo que o futebol legítimo e honesto nada tem a ver com o mal uso que fazem dele, usando-o como fonte de enriquecimento ilícito e propagandismo.
    O povo brasileiro preza a honestidade e está além da politicagem fútil e mesquinha.
    Também torço para o Inter e é bem agradável o momento em que o Imortal Tricoloser está sem ganhar nenhum título há anos.
    Abraço, Claudio.

    ResponderExcluir
  13. O governo está errado não é de hoje, a copa foi só mais um dos exemplos do péssimo sistema que temos, mas torcer contra o Brasil não vai mudar em nada, concordo plenamente, por isso, como vc, assisto aos jogos e torço para o meu país, torço para ganhar e para um dia o Brasil mudar, que sabe né?!
    lepetitblondie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. As pessoas tem que esquecer um pouco de manifestações. A Copa do Mundo é a Junção de povos e misturas de todos os paises. Não sou muito fã de copa do mundo, mas estou torcendo por vários paises entre eles Portugal e Argentina. Mas o que você falou que na hora de votar o povo vai esquecer de votar nas pessoas certas, errado, ninguém esquece das burradas que a Dilma Fez (eu acho) mas enfim. Vamos celebrar a nossa Copa do Mundo.

    Vai Portugal kkkk.

    ResponderExcluir
  15. CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ AMIGO!!!... EU GOSTARIA MUITO QUE A MAIORIA DAS PESSOAS TAMBÉM PENSASSEM ASSIM, E MOSTRASSEM AOS TURISTAS ESTRANGEIROS COMO NOSSO BRASIL É LINDO,E QUE SOMOS UM POVO EDUCADO QUE SABE RECEBER BEM!!!... BEIJOS AMIGO!!!...

    ResponderExcluir
  16. Essa Copa tem sido alvo de grande polêmica. Mas tirando o fato de ela estar sendo sediada aqui, com todos os nossos problemas e prioridades sendo jogados a escanteio, creio que respeito é fundamental. Tu gosta do futebol em si e isso deve ser respeitado, tu tens o direito de torcer e dar teus pulos aí de alegria, hehehe!

    ResponderExcluir
  17. Oi Chamun, como vais?
    Sdd de visitar teu blog e, quando volto, me deparo com esse ótimo texto!
    Hoje mesmo conversava com algumas pessoas no trabalho e expressava minha opinião nesse sentido. Me senti representada pelo que vc escreveu (exceto a parte de ser doente pelo Inter, hahaha).
    Bjos,
    La Vie de Lee

    ResponderExcluir
  18. confesso que não estou muito feliz com os grandes gastos nessa copa, mas estou vendo os jogos, gostei muito do seu texto...bjs
    www.blogpinkmakeup.com

    ResponderExcluir
  19. Não sou contra a Copa. Sempre gostei de assistir aos jogos da copa e torci ora para o Brasil, ora para a Itália, que são os países de meus descendentes. No entanto, sou contra o fato da Copa estar sendo no Brasil. Isso eu sou absolutamente contra! Nosso país tem um dos piores sistemas educacionais do mundo, escolas sucateadas, professores mal pagos e insatisfeitos; uma educação de faxada, cuja estatística mostrada pelo governo não condiz em nada com a realidade vivida pelo brasileiro. A saúde é um caos e falta até o mínimo necessário para oferecer um atendimento decente aos cidadãos. A criminalidade está ramificada por todo o nosso território e a segurança pública, precária, é insuficiente para manter o cidadão seguro, e ainda para piorar, o governo desamou toda a população com aquela campanha fajuta baseada em dados fantasiosos.
    Nosso país precisa de muita coisa e se tem dinheiro para gastar que seja gasto com o que o povo realmente precisa: Educação, saúde, segurança, saneamento, etc. Os gastos feitos nessa copa foram um desperdício horroroso e um desrespeito imenso com o povo brasileiro. Um circo.
    Eu estaria bem mais satisfeito se a copa estivesse acontecendo em qualquer outro país, pois saberia que nossa contribuição como cidadãos não está sendo gasta para entreter estrangeiros, ao invés de fomentar nossa qualidade de vida.

    { O POETA E A MADRUGADA }

    ResponderExcluir
  20. Eu até gosto da copa mas se eu perder um jogo não me faz falta
    amei o post
    bjs
    http://www.crisartigosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Temos que curtir,se alegrar com a copa pois o Brasil vai ser campeão, Claudio abraços.

    ResponderExcluir
  22. Ai, vou descordar com o texto.. não estou nem aí para a Copa... hehe
    Mas respeito quem está torcendo e comemorando.. :D
    Beijos! ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  23. Para ser sincero não estou muito atento a copa, mas para quem está curtindo é uma boa.
    Espero que essa copa traga realmente os benefícios que o governo visa, e que da próxima vez a população tenha mais voz e de forma mais antecipada. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Cláudio!
    Eu também sou uma copólatra assumida!!!!
    Estou vibrando com a Copa e torcendo para o Hexa!!!! \o/
    Acredito que não devemos misturar política com futebol, pois a política se resolve nas urnas e não no estádio. Devemos estar conscientes das barbáries políticas e protestar nas urnas e não quebrando agências bancárias e as cidades como tem gente fazendo...

    Abraços
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Que vença o melhor, e se for o Brasil, melhor ainda!
    Estou amando poder ver (pela tv) uma copa no Brasil, ouvir os narradores falando em português nos estádios. Me pergunto: será que verei outra copa no país? Demorou tanto para ela voltar para cá. E olha que nem sou fanática por futebol.

    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  26. Não acompanho futebol!

    Aqui em casa, todos os homens são Palmeirenses verdes!!! hehehe...

    Mas, gosto de assistir os jogos em que o Brasil joga, na Copa.

    E só.

    Para mim, esses "jogadores milionários" tem mais é que ganhar o título!...eles devem isso a TODOS aqueles que os endeusam!!!

    abraços,

    Lígia e=^.^=

    ResponderExcluir
  27. Não ligo pra futebol, mas é impossível passar incólume pela Copa!

    ResponderExcluir
  28. Nem curto futebol, mas não tem como fugir da Copa! rsss

    ResponderExcluir
  29. é verdade! eu nao curto muito futebol, acho muito comercio, mas nao tem como nao acompanhar toda essa agitaçao!
    adorei sua vistinha, apareça sempre

    Flavia
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    Rifas: premio oculos ray ban original e novo com etiqueta
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  30. Concordo contigo são coisas distintas e que o povo devia fazer o certo era na hora de votar para reclamar seus direitos depois.
    beijos

    ResponderExcluir
  31. Não sabia que existe esse termo Copolatra rsrsrs
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Estou muito feliz com a COPA aqui no Brasil. Para mim, é a festa de PAZ entre as NAÇÕES... Uma festa muito linda!!!
    O Jr foi ao jogo aqui em Curitiba e nem me levou!
    kkkkkkk, mas no próximo eu vou!

    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  33. Estamos na torcida, Claudio.
    Força aí.

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Estou vendo essa copa mais como oportunidade de consumismo e maneira de a Fifa (go home) e do governo ganharem dinheiro do que estou vendo futebol.
    Aqui no Rio tudo para, as pessoas são incentivadas a beber e comprar produtos da copa até empobrecer...
    A última copa realmente boa e de Futebol de verdade foi a de 1994.
    Agora a copa do mundo virou um circo para distrair o povo e dar dinheiro para político corrupto e Fifa (dentro da Fifa tem gente que não aguenta mais esse presidente de lá e quer tirá-lo, veja bem... a coisa virou máfia na Copa do Mundo...).

    Eu era fã de Copa. Quando Copa era Copa.
    Agora a Copa virou Circo.

    Os jogadores se perderam no dinheiro e no jogo político e esqueceram que a finalidade é dar um show em campo.
    Os jogadores se jogam para ganhar um gol fácil ao invés de ganhar com honra.
    Não há honra nem princípios em nada nessa Copa, desde a construção dos estádios até o preço dos lanchinhos do intervalo.

    Essa Copa é uma vergonha. É uma droga, o SOMA do Admirável Mundo novo...

    A copa até poderia não ser política; mas o é! É um fato.

    Futebol é dar show com a bola em campo. Suar a camisa.

    A Copa do Mundo da Fifa no Brasil é um ato político e corrupto. Não sei mesmo se o futebol ganha algo tendo como a base de organização a falcatrua.
    Quer dizer, ganha - falcatrua dentro de campo.

    Perdendo ou ganhando, o Brasil já perdeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida Lu,
      Eu concordo contigo em tudo que falaste, menos no que a última copa de verdade foi a 94.
      Eu acho que copa é copa e o extra campo é igual como tudo e qualquer oportunidade de ganhar dinheiro, assim como o Natal, Dia das mãe, pais, namorados e outras coisas, tudo virou consumismo e oportunidade financeira. É nojento? Sim e muito.
      É verdade, ninguém mais aguenta esta FIFA que realmente é uma máfia, mas uma coisa te digo, ao contrário da CBF, eles nunca se meteram dentro de campo até hoje. Ouve erros de juízes sim , muitas vezes, assim como nesta copa e alguns juízes já foram afastados.
      Jogadores se atiram dentro da área desde que o futebol foi criado. Já teve até caso de seleções fazendo jogo de compadres porque outros resultados propiciaram isto , mas não foi previamente combinado. E foi bem antes de 94. E esta semana podemos ter uma repetição, mas a FIFA não pode fazer nada desde que eles cumpram as regras. Se ficarem passando a bola um para outro não tem o que fazer. Se é que me entende.
      Eu acompanho copa desde 1970 e poderia dar aqui uma lista de erros de arbitragem, jogadores se atirando agarrando etc, mas acho que você não estaria interessada.
      Quanto as coisas fora do campo, custo da copa no Brasil, nosso lixo de governo, eu repito: Concordo com tudo que pensas.
      O Futebol para mim vale quando a bola rola e quando o jogo termina. E é só diversão.
      Continue comentando. És sempre bem vida.
      Confronto de ideias é sadio e necessário.

      PS: Infelizmente o Brasil está perdendo faz tempo, e com ele o povo;.

      Bjs

      Excluir
  35. Eu não gosto de futebol, não me entusiasmei nadica com o Brasil sediando uma COPA. Precisamos de coisas importantes!

    Mas JÁ QUE ESTÁ feita a c....., melhor é tratar bem os turistas, mostrar que temos educação. Pior é que até os de fora vieram roubar, quebrar e badernar. Não chega os nossos delinquentes? Boa torcida! Aqui, as crianças torcem pelo Brasil, faço pipoca, pasteis, tudo, colocam camisetas, tudo mais. O maridão é italiano e torcemos pela Itália nesse dia. Um filho mora na Inglaterra, torcida pra ele... Não acabou! Minha mãe é toda alemã. Será ,provavelmente a última Copa de sua vida. Seria uma alegria pra ela. Então, que saiam os jogos, ganhem, percam, mas na PAZ! rs abraços,chica

    ResponderExcluir
  36. Vou passar o endereço de um grupo de "Copólatras Anônimos"... Brincadeirinha, Cláudio.
    Beijo e curta bastante!

    ResponderExcluir
  37. Bom dia!
    Eu adorei sua postagem e gosto
    quando o povo fica feliz.
    Que vença o melhor e que
    o povo continue indo a todos os jogos
    e que cante bem alto o" Eu sou brasileiro".
    Lindo feriado.
    Bjins
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderExcluir
  38. Como você citou, muito bem, no 'Boteco', eu sou torcedora fiel do Tricolor das Laranjeiras!
    Aliás, é sempre bom lembrar: Ouvi alguém apelidar a Granja Comari de "berço da seleção"... Por favor, QG tudo bem... Mas "Berço da Seleção" atende pelo nome de "Estádio das Laranjeiras"!
    Gosto do Futebol... Mas, de Copas não são muito fã. Vejo um ou outro jogo, por estar passando na hora em que "estou de bobeira perto da TV", ou interesse naquela partida em especial.
    Torço pelo Brasil, claro, pois sou brasileira... Aquela "torcidinha básica".
    Na verdade só assisti ao segundo tempo do jogo contra a Croácia e o contra o México, nem assisti =|
    Como você, meu maior entusiasmo é pelo meu clube de coração. (Detesto quando convocações desfalcam meu Tricolor). Creio que isso deva ser, como o Juca Kfouri comentou certa vez: torcemos pela seleção de nosso país, por ser a de nosso país, já o clube é escolha!
    Quanto ao seu amado Inter, gostei muito quando ele chegou à final do mundial de clubes, com jeito de "primo pobre" e bateu o badalado - e chato - Barcelona.

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  39. Olá Claúdio, seu texto é bastante instigante. Eu não gosto de futebol,mas quando acontece a Copa eu assisto. Hoje, o que tinha que ser surrupiado já foi, o que deveria se feito também já, então nos resta torcer pelo nosso maravilhoso Brasil. Penso que o povo brasileiro merece ter alegrias. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  40. Oi Claudio, bt!
    Nesse tema, a única coisa que posso dizer é que não entendo nada de futebol.
    Se o Brasil mudar a cor da camisa, sou capaz de torcer p/o adversário kkkk
    Falando sério, sou brasileira e aí nessa hora esqueço os problemas e torço p/a seleção brasileira (de camisa amarela né ?) kkkk
    Bjsssss amigo

    ResponderExcluir
  41. Também penso assim... não sou contra a copa e nem contra o Brasil... sou contra apenas contra a corrupção de nossos governantes e acho que não tem coerência ser contra os jogos, quem quiser protestar que espere as eleições de outubro para isso, agora é momento de comemorar. beijinhos

    ResponderExcluir
  42. "O fato é que o povo vota errado desde que recuperamos o direito, ou melhor, o dever de votar." Fato mesmo! O problema não é nem investir em copa, é deixar de investir em saúde, educação... O problema vem de muito tempo... O problema, é a corrupção...

    ResponderExcluir
  43. Oi, Claudio!
    O Brasil tinha tudo para ganhar a Copa na França e deu aquele piripaque no Ronaldo Fenômeno que até hoje ninguém sabe o que foi. O único que tentou falar alguma coisa foi o Roberto Carlos, mas sumiu... Rola muito dinheiro! Acha que o Ronaldo ficou amiguinho dos poderosos da Fifa e se encostou no governo à toa. Você não imagina a grana que rola. Se está armada ou não, vai saber! Torço pela seleção, apesar de estar desencantada com o nosso futebol. Se ganhar, nada mudará em nossa vida, mas trará alguma alegria. Se perder, teremos uma chance de usar a nossa tristeza para nos indignarmos mais ainda com a gastança. Estamos em um beco que qualquer resultado não mudará em nada o futuro do país, mas será motivo para os petralhas se divertirem um pouquinho mais às nossas custas.
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Luma:
      Eu não acredito nesta conspiração. O piripaque no Ronaldo deu porque aquele médico carniceiro errou a injeção e acertou a veia com um anestésico. Entrou na corrente sanguínea e deu o que deu. Isto foi divulgado 2 anos depois.
      O Roberto Carlos não é o cara mais apropriado para falar, porque no segundo gol ele foi fazer gracinha e deu um escanteio que originou o segundo gol da França.
      A França jogou em casa, e justamente o único jogo que jogou bem foi a final e os jogadores brasileiros preocupados com o Ronaldo estavam perdidos em campo. ´
      O que o Roberto Carlos queria falar, eu suponho é claro, é que o Ronaldo não tinha condições de jogar e meio que foi forçado, entende?
      Se fosse para ter conspiração para o dona da Casa vencer, a Alemanha teria ido para a final em 2006.
      Erros existem, mas a bola também rola.

      Estamos juntos nesta causa... Fora Petralhas.

      Bjs

      Excluir
  44. Claudio concordo sim com vc tbém gosto da
    Copa, e acho um horror aquelas pessoas que vaiaram a DiLMA
    vairam mas estvam la né...então fica do lado de fora e td bem
    Gastou sim e muito.......só espero que tenha uma boa reconpensa
    Mais um titúlo


    Bom final de semana
    Bjusss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  45. Comemorando a vitória do Brasil sobre o Chile, Cláudio???
    Beijos!

    ResponderExcluir