domingo, 23 de fevereiro de 2014

Prova de Física

Na escola, onde fiz o segundo grau, era de praxe nós, os alunos, ficarmos na escadaria em frente ao prédio esperando o sinal tocar para entrarmos nas salas de aula.
O professor Vitor, de Física, chegava dirigindo seu “Opalão” e estacionava bem em frente ao colégio. A rua é pública, mas a vaga dele sempre estava livre. Parecia que aquele espaço era de sua propriedade.
Antes de desligar o carro, ele apertava o botão para baixar a antena elétrica, pois ainda não existiam as antenas que baixavam ao desligar o rádio, tão pouco antenas internas como as de hoje. Após sair do carro, com seu tradicional óculos escuros, ele abria o porta-malas do Opala de onde tirava uma pastinha de executivo, no formato de caixa de álbum de fotografia, naquele tempo chamada de 007 por causa do James Bond da época, que usava uma igual com suas armas e seus segredos.
A galera achava a maior graça naquele ritual porque uma pastinha, de tamanho insignificante comparado com o imenso porta-malas do Opala, não tinha motivos para não ficar em cima de um dos bancos, pois assalto era muito raro naquele tempo.
A peculiaridade do professor não parava por aí. Em dia de prova, além de levar o jornal para ler enquanto a fazíamos, ele exigia apenas as respostas sem precisar mostrar o desenvolvimento das questões. Porém, não em uma folha comum. Ele próprio fornecia o material.  Eram folhinhas de mais ou menos 10 x 15 cm muito parecidas com as de um bloco de recados de papel reaproveitado. Ele pedia para que dobrássemos duas ou três vezes e depois para abrirmos. Isto qualquer um pode fazer para ter uma ideia de como era. Com duas dobras a folha fica com quatro divisões, se forem três formam-se oito. Assim a folhinha ficava com o número de divisões compatível com a quantidade de questões que ele passava para o teste. Nós tínhamos que colocar somente as respostas da esquerda para direita e de cima para baixo com o nome bem em cima.
Tratando-se de prova de Física, as repostas eram somente números e complementos como tempo, distância, velocidade, etc. E se você não aguentou a curiosidade e já dobrou a folhinha, percebeu que dava para colocar um número com um tamanho que possibilitava a visão do outro lado da sala. 
Outro fato interessante é que durante a prova o professor não tirava seus óculos escuros.
Havia mitos que o ele furava o jornal e através dele ficava olhando para pegar os coladores. Porém, a verdade é que nunca se soube de alguém que tenha sido punido nas provas de Física, e a colação era generalizada. Se verdade for que ele usava o jornal furado, certamente era para se divertir.
Na época, não recebíamos notas e sim os conceitos abaixo com respectiva equivalência numérica:
I -         menos que 5   - Insuficiente
S -       de 5 a 6,9        - Satisfatório
PS -     de 7 a 9,4        - Plenamente Satisfatório
E -       de 9.5 a 10      - Excelente
Na minha turma tinha dois colegas do tipo aluno modelo, o Charles e o Victor Hugo. Este, xará do professor com a diferença da letra C no meio do nome, é meu amigo pessoal embora a vida nos tenha colocado cada um para o seu lado. O Charles era o aluno que todo professor se orgulhava, além de inteligente era muito dedicado.  Em 15 matérias tirava 14 E e um PS. O Victor também era um aluno exemplar. Não tinha tantos Excelentes quanto o Charles, mas obtinha notas muito acima da média.
Eu era um aluno da média. Talvez um pouquinho acima daquele que estudava o suficiente para passar. Em algumas matérias passei no limite.
Porém, um dia, em uma prova de Física me deu um branco. Nada que eu estudei ficou na cabeça e para meu desespero total o professor chegou.
Era um dia quente, mas meus dentes batiam.
Ele solicitou o tradicional afastamento das mesas e distribuiu as folhinhas. Pediu para dobrar duas vezes e deu quatro questões valendo 2,5 cada uma. Eu fiquei parado olhado aquele pedacinho de papel sem ter a menor idéia de que colocar ali dentro além do meu nome. De repente, percebi que, com o arrastamento das mesas, minha posição ficou estratégica. Eu fiquei sentado bem no meio dos dois gênios da aula. E não somente gênios, como também generosos porque estavam colocando as repostas em tamanho facilitado para uma boa consulta. Não tive dúvidas, colei, quer dizer consultei as duas primeiras do Charles e as duas últimas do Victor. Não foi superstição nem técnica.  Assim fiz porque simplesmente a oportunidade foi esta.
Ao recebermos as notas, a maior surpresa. Eles tiraram S e eu E.
Percebi então, que apesar deles serem gênios, eram humanos e também erravam. Caso pouco comum se tratando destes dois, mas aconteceu. E eu que escapei de um zero por ter feito a consulta certa, achei que não teria a mesma sorte novamente. Logo, estudei mais nas outras provas.
O Charles se formou médico e o Victor, maluco como eu, analista de sistemas. 

39 comentários:

  1. Que história interessante. Ao menos o erro o fez estudar de fato... nunca gostei de colar. ;) abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  2. Que legal este conto, amigo!
    Quem nunca colou nas provas?
    Claro que todo aluno aproveita oportunidades....de repente, o resultado não é como esperávamos, mas valeu a sensação de ser esperto!!!!!
    Há sempre "Gênios " nas salas de aulas, mas são relamente humanos como todos, passíveis de erros e acertos!
    Muito bom o texto e quanto ao opala...é muito engraçado!!!!!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  3. Amigo que texto maravilhoso amei.
    tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  4. hahah, muito bom.
    E que espero esse seu professor hein, jornal furado é ótimo!
    Eu me orgulho de dizer, jamais colei em provas, jamais fiz recuperação e minhas notas sempre foram ótimas. Sempre fui muito estudiosa, líder de sala, líder do grupo em trabalhos escolares, apaixonada por leituras e escritas, só matemática que não curto muito mesmo assim tenho curso na área de administração, alias tenho 8 cursos em 8 áreas diferentes e hoje faço mais 2.
    E olha que eu nem me considero nerd...

    Obrigada pela visita, seja sempre bem vindo...

    detudoumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Claudio!!!Suas experiências no colégio fez um belo conto.Mas o que não dá para negar é que maioria um dia já colou, por mais que esconda esse facto. É uma realidade na vida da maioria os estudantes.Que não conhece aquela frase:Quem não cola não sai da escola rs..Claudio,na verdade o certo seria dizer " quem cola sai da escola",mais sim dizer "quem cola só enrola".Você aprendeu com a cola,que aluno esperto é aquele que estuda,aprende a lição e tem boas notas as custas de seu próprio esforço e inteligência.
    Mesmo estudando muito,somos humanos e erramos nas provas.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal e tu contas tri bem! Essas histórias de salas de aula, de escolas, dão pano pra manga!" Valeu! abraços,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  7. que professor figura
    que época boa
    sinto saudades dessa época
    hoje é tudo tão diferente

    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia!!!!

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  8. Sou um aluno S que por sorte ou esperteza consegue tirar PS algumas vezes !

    ResponderExcluir
  9. Un relato interesante, a veces no te puedes fiar de nada las apariencias engañan.Un ABRAZO

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse texto, nunca fui de colar, geralmente eu que passava as colas até a oitava série, no ensino médio que começou aquela passagem de papelzinho disfarçado, deixar as cadeiras o mais próximo possível e ficar esticando o pescoço até enxergar bem. A cola pode até ser injusta, mas passar provas pro aluno é bem pior rs.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Poxa eu confesso que eu colei algumas vezes, e dava muita cola para as meninas, lendo esse texto veio na minha cabeça, Cláudio passando pra desejar uma ótima semana beijos.

    ResponderExcluir
  12. Olá,Bom dia,Cláudio
    lendo o seu belo relato ,de seu professor Vitor, a primeira coisa que pensei ,além de visualizar o opalão ,foi que se formos reparar bem, cada ser humano tem suas peculiaridades. Cada um tem sua história, crenças e pensamentos e, com certeza , os rituais, tem uma poderosa influência em tudo na vida de cada um...Isso é muito fácil de perceber, mas certamente difícil de entender...
    puxa , teve sorte de fazer a consulta e escolher as "certas" de cada um...eu,sempre fui da tchurma do gargarejo,primeira fila, em frente à mesa do professor, lugar não muito estratégico para isso...
    Obrigado pelo carinho e força,bela semana,abraços!

    ResponderExcluir
  13. Me fez lembrar esse post aqui. http://nadademais1.blogspot.com.br/2012/11/falsificador-de-respostas.html

    Você é analista de sistemas?! Bem vindo ao clube!! :)

    ResponderExcluir
  14. Como são divertidas essas lembranças! Seu professor fugia aos padrões de comportamento que conheço e era bem original na aplicação das provas. Sua cola o fez abrir os olhos (rss) e o resultado lhe trouxe um outro aprendizado. Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Estou preparando um post sobre os professores que jamais esquecerei, viagei no seu escrito lembrei de alguns que havia esquecido.
    Fez muito bem estudar mais para as próximas provas como disse todos são humanos e erram rsrs.
    Esse opala era um carrão meu pai teve um.

    ResponderExcluir
  16. Nossa eu colava direto kkkkk
    Adorei o texto
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá Claudio,

    Que sorte a sua, hein?
    Nunca vi um professor ler jornal durante uma aplicação de provas. Se ele não tinha uma técnica especial de observação, no mínimo, queria se divertir com o resultado das colas dos alunos-rsrs.
    Ao ler o seu texto um filme passou pela minha cabeça, tanto da época em que eu era aluna como do tempo em que lecionei. Eu era 'brava' como professora e ficava bem de olho quando aplicava provas, mesmo assim tenho minhas dúvidas se não conseguiram me passar a perna. Os estudantes são muito criativos em matéria de cola.

    Ótima leitura.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Amigo tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  19. Boa noite amigo Claudio!!!
    Uma história super bacana sobre seus tempos de escola...também nunca fui a aluna número 1. Mas tirava notas que não me deixavam tomar "bomba" rsrsrs.
    Interessante a situação e a forma que o professor aplicava as provas, penso não ter a mesma criatividade. (risos)
    Fiquei feliz por ter gostado do post com os links...se precisar de algo é só falar que tento ajudar. OK!
    Feliz e Abençoada Noite!!!
    Abraços...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  20. Hahaha, tu deu sorte ainda por cima, Claudio!! Teus textos sempre me divertem... fiquei imaginando o professor pegando a pastinha no carro e usando óculos escuros na sala de aula, hehehe. Abraço!

    ResponderExcluir
  21. OI CLAUDIO!
    TEMPOS DE ESCOLA, INESQUECÍVEIS HISTÓRIAS QUE LEMBRAREMOS COM CARINHO PARA SEMPRE.
    MUITO BOA A TUA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, como está você Claudio?

    Vim te convidar pra participar de uma TAG.
    ( http://www.massovita.com/2014/02/tag-conhecendo-blogueira-minda.html).
    Vem ver, se gostar participe!
    Deixo pra você abraços e carinhos ...
    My

    ResponderExcluir
  23. Parece que vc fez com seus seguidores a mesma coisa, principalmente os mais velhos. Lembrar dos tempos da escola. E comigo ñ poderia ser diferente.
    Tbm lembrei dos tempos em que ficava nas escadarias esperando o sinal tocar, mas mão era para entrar nas salas de aula e sim ir embora em pleno horário de aula.
    PS: Claudio li em um blog não me lembro qual que vc não encontrou o texto falando de quem teria ganho na Ilha da Lindalva. Eu fiz o texto amigo esta em meu blog e no blog da Lindalva ela tbm fez. Não vai me dizer que vc ñ foi a festa?
    Apareça lá amigo ou no meu que vc lerá.

    Bjss amigo e até lá na Ilha estamos em contagem regressiva para o CARNAILHA

    ResponderExcluir
  24. kkk, odeio Física!!! Há uns dois anos o professor de Física lá da minha escola era o Vitor tbm!!!

    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  25. Que história engraçada.

    Fisica nunca foi o meu forte, mas o professor deixou marcas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Quantas curiosidades, rs. Amo físicaaaa

    Visita meu blog e das minhas irmãs?

    www.WorldCCPM.blogspot.com

    Curtam a FanPage: https://www.facebook.com/pages/WorldCCPM/344537332296209?fref=ts

    Ahh, acabamos de entrar no InstaGram, legal né? Segue a gente lá que a gente segue de volta com todo prazer!! www.InstaGram.com/WorldCCPM

    ResponderExcluir
  27. Oie Claudio =)

    Sempre digo que se eu tivesse mais facilidade com os números eu teria estudado física para ser astrônoma. Infelizmente não deu, mas com certeza o meu professor de física do ensino médio foi um dos melhores professores que tive na vida.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  28. Cada história que se tem da escola não é?

    Enfim respondendo suas perguntas feitas lá no post do meu blog: sim desci o caracol e o difícil foi subir haha, e gostei do RS, com certeza.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Viajei, voltei no tempo. Escola é uma fonte de muitas histórias.
    Não curto física, química, matemática rss por isso escolhi estudar jornalismo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. adooorei a história!
    muitooo boa!
    Beijos!
    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  31. Confesso que já colei kk
    As minhas notaas nuca foram lá grande coisa eram sempre na média até hoje, mesmo eu sempre estudando e entregando tudo as provas eram complicadas .. aiai
    me arrependo de não ter cobrado do pessoal da sala na época, teria ganhado um dinheirinho já que todos copiavam minhas lições.. kk

    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  32. Já pensou se você tivesse copiado as respostas ao contrário e errado todas? Deu sorte, hein? rsrsrs
    Muito legal a história.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Que bom lembrar essas coisas, Cláudio. ..Vou contar pra sua mãe que você colava, vai ver só....
    Beijão!

    ResponderExcluir
  34. Que história curiosa! Mas muito legal, adorei lê-la.

    ResponderExcluir
  35. Olá Claudio, bom voltar ao tempo para rever conceitos e vivenciar os bons tempos que passaram. Uma história extremamente interessante e cheia de detalhes. Parabéns!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  36. Amigo passando para ti deseja um ótimo feriadão.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  37. Claudio que isso no segundo grau colou? rs.
    Eu também tive esse tempo de colar rs.
    Mas minhas "consultas" eram sempre com colegas "nerds" e ai um dia tive um momento nerd de colcar pela internet e ai todo mundo queria ver meus resultados de fisica ai todos se ferrarm kkk nenhum tinha a respostas certas.

    Os nerds e o Claudio virram pessoas do bem.
    Abraçoo
    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Gostei da história...
    Esse professor me pareceu bastante generoso!

    ResponderExcluir
  39. Histórias para contar para os netos, haha. Gosto de pessoas que compartilhem relatos de sua história com os demais, porque é sempre uma forma de aprendizado.

    ResponderExcluir