sexta-feira, 1 de março de 2013

Fatos marcantes de Fevereiro


Yoani

Minha vó sempre dizia que tem gente que não olha para o próprio rabo.  E isto nunca foi discutido em família porque neste caso ela sempre teve razão.
No Brasil a palavra ditadura é maldita. Tem gente que não viveu naquela época e sofre arrepios quando se toca no assunto.  No entanto, muitos destes, endeusam Fidel Castro. Então eu pergunto: Ditadura só é ruim para gente? Quando é no país dos outros é bom?
Aqui, na época negra, pessoas assaltavam bancos e faziam terrorismo nos quarteis em nome da luta contra a ditadura. E até hoje são vistos como heróis.
A Yoani, usou a palavra e foi tachada de imperialista. Ela apenas quer defender a liberdade e escolheu o Brasil como primeira visita porque entende que o brasileiro é livre.
É uma vergonha a moça ter que autografar exemplares do seu livro no porão da livraria, sem poder falar com seu público por causa do fanatismo político de pessoas que a impediram. É vergonha que eu, como brasileiro, sinto quando alguém que preza pela liberdade seja hostilizada por desejar ser livre.
A democracia é boa quando existe para todos. Quando não é para todos não é democracia.
Só acho que Yoani errou em uma coisa: Quando visitou o congresso disse que sonha com um parlamento em Cuba igual a este. Mesmo nós não tendo parlamento eu entendi o que ela quis dizer. Aí que penso “tadinha”, neste caso, ela não sabe o que está falando. Igual ao nosso? É, realmente viver em Cuba não deve ser fácil.

Kevin

Não foi a primeira vez que um jovem morreu barbaramente em um estádio de futebol.
E infelizmente, não acredito que seja a última.
E mesmo achando que o agressor tenha que ser julgado e pagar pelo que fez como adulto, não concordo com a punição aplicada ao Corinthians por uma única questão. Não puniram apenas o clube, e sim a torcida que nada teve a ver com o caso. Somente os envolvidos devem pagar por isto. E pagar mesmo. Não falo apenas do indivíduo que disparou o sinalizador e sim de todos, desde quem vendeu até quem deixou o sinalizador entrar no estádio.
A punição foi política porque morreu um jovem. Se não tivesse morrido teria punição?
É preciso ir além. É necessário apurar a falta de segurança dos estádios.
Não adianta punir só o clube se as pessoas conseguem entrar com artefatos de tudo que é tipo. Cadê as autoridades nestas horas?
A Bombonera, tradicional estádio do Boca Jrs já teve jogo interrompido por falta de segurança e é comum atirarem coisas no gramado. Esperarão até alguém morrer para interditar o estádio?
Há alguns anos, no estádio Defensores Del Chaco no Paraguai, um jogador da seleção olímpica do Brasil, o Elivélton, recebeu uma tijolada na cabeça. E o que aconteceu com o estádio? Nada! Ah! Tudo bem, ninguém morreu, mas como havia pedras no estádio?
Logo, é necessário um esquema de segurança que identifique os perigosos e os impeçam de entrar em qualquer evento de massa.
A FIFA que impõe um monte de regras para jogos da copa devia interferir também nos campeonatos continentais no que se refere à segurança.
É claro que eu lamento muito a morte do rapaz e repito: quero que o agressor pague pelo que fez. Não acredito que ele quisesse matar, mas também não acredito que tenha sido sem querer.

22 comentários:

  1. Hmmm, gostei da postagem, me atualizou sobre o assunto da Yoani... tinha visto algo na TV mas não cheguei a prestar atenção e fiquei sem entender nada, hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Sempre no nível ótimo meu bom amigo!

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não estar completamente interada sobre a situação da Yoani Sanchéz, achei nojenta a atitude de alguns em relação a ela! E quanto ao caso desse torcedor, é lamentável e infelizmente, mancha muito (mais do que já é manchada) a torcida do Corinthians e o clube em si! Excelentes reflexões!

    http://utopianongrata.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. No caso da Yoani posso dizer que a blogueira foi uma guerreira. Em Cuba, ela viveu de empregos clandestinos, lá ela sentia e vivia sob as fechaduras do paraíso dos jovens comunistas brasileiros uma solidão de obscuridade que faziam fechar olhos,ouvidos e boca.

    Agora, o que acho engraçado é que o universitário que baba ovo de Fidel e Che é que eles pensam que Cuba é um lugar,onde existe a felicidade em forma de Ditadura, kkkkk. Ás vezes, tenho um sonho de enviar esses moleques para passar 2 semanas em Cuba pra ver como é.


    No caso de Kevin foi uma das grandes fatalidade do futebol,pois por falta de segurança, organização da confederação e também por pura maldade da torcida Corintiana que isso se concretizou em uma das grandes tragédias. Espero que as organizações aprendem e tentam se importar com os torcedores e não com patrocinadores ou grana.



    http://mundodorrx2r4r.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nos dias de hoje fala se muito em liberdade de expressão mais acho que é só no papel, pessoas não podem nem falar no que pensam é uma vergonha mesmo. Cláudio lá no blog estrela da manhã tem post novo vem conferir, tenha um lindo final de semana, beijos.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no Face

    ResponderExcluir
  6. Você abordou dois temas polêmicos. Em relação ao primeiro, digo que também acredito no desconhecer da cubana em relação ao nosso país, cuja democracia é maquiada. E relação ao segunda,s erá que houve mesmo a intenção ou o pensamento de que aquilo poderia matar alguém?

    ResponderExcluir
  7. Opa, passando para dizer que gostei muito do teu comentário no meu blog e estou curtindo sua página do Facebook para acompanhar por lá também as novidades. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite claudio gostei muito do seu post por mais que esteja desatualizada das coisas que passa em brasil. Mas concordo contigo e uma vergonha as pessoas fazerem isso pra mim fanatismo sao pessoas doentes, estamos em pleno seculo 21 temos que ter a cabeca aberta, viver livremente. ja estou te seguindo.


    http://onemomentintimes1.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  9. Olá, Cláudio

    Concordo em gênero e número com o comentário de Reylton.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  10. Se o Brasil é um pais livre então pra que essas pessoas ficam fazendo protestos com essa blogueira que quer ver seu pais livre como todos os outros. Cuba parece um reinado como o Fidel e depois o irmã dele. Onde está a democracia de Cuba?
    Já o Kevin que morreu com um sinalizador por um corintiano. Não vai ser a primeira nem a ultima, se as pessoas não tomarem providencias e proibir as pessoas de entrar com coisas desnecessárias nos campo de futebol, isso não vai parar nunca.

    ResponderExcluir
  11. Falaí, Chamum. Tudo bem?
    Com relação ao Kevin, realmente tem que existir alguma punição, caso contrário sempre teremos este tipo de notícia. O que deve ser ressaltado é que aqueles 500 elementos que estavam naquele estádio com a camisa do Corinthians, não representam os mais de 30 milhões de TORCEDORES. Aqui lá é um bando de desocupado que vive as custas do clube. Marginal tem em TODAS as torcidas organizadas. Não podemos generalizar toda a torcida por causa de UM imbecil (ou 500), concorda?
    Abraço, mano.

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu concordo com os dois casos, super relevante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. De uma certeza eu tenho. Esses dois assunto polêmicos irão parar na retrospectiva 2013.
    Vc expressou bem sua opinião!
    :**
    http://oicarolina.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Boa noite amigo,
    Você está coberto de razão nos dois casos.
    Obrigada pela visita.
    Um abraço,
    Abigail (Cantinho da Biga)

    ResponderExcluir
  15. ótimo texto e quanto ao caso do Kevin, concordo com você.
    Não gosto de entrar em assuntos politicos, então, nem tomo conhecimento do que está acontecendo. Sei que um cara da minha cidade fez um filme com a Yoani como base. O nome é Conexão Honduras.
    Abraço.
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir
  16. Lamentável o que aconteceu com o menino... Sobre Yoani, bom, acho que ela está desinformada sobre a politicagem brasileira eheheh... Mas enfim, não concordo com aquelas manifestações contra ela...

    ResponderExcluir
  17. É fogo, nos dias de hoje acontece cada coisa que quase não dá para acreditar. O importante é não perder a esperança de que um dia tudo melhora.

    ResponderExcluir
  18. Nossa concordo! amei seu blog!.. bjss linda to seguindo retribui?!
    http://meussonhos-s2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. concordo com tudo que disse! Acho que se fosse pra punir, que proibisse o sinalizador. Eles só cortaram a torcida dos jogos porque o caso criou repercussão e fizeram alguma coisa pra 'calar a boca' das pessoas. O cara não era inocente, mas não tentou matar o garoto. E a torcida não deveria pagar por isso. Ainda bem que hoje, mudaram a pena e ficou sem torcida só nos jogos de fora.. mas por um ano e meio -' bom, fazer o que né .. /
    bjs

    Coruja Essência

    ResponderExcluir
  20. Olá, Claudio.
    Acho que Yonai é um caso isolado de alguém que conseguiu enxergar além da ideologia do lugar em que vive e usou a internet de forma benéfica, o que está se tornando algo cada vez mais raro.
    Quanto a tragédia ocorrida com o garoto Kevin, ela poderia sim ter sido evitada, mas a segurança em estádios de futebol sempre será algo a se desejar, já que é muito fácil surgir um tumulto e nestes casos a polícia pouco pode fazer devido a inferioridade numérica.
    E infelizmente casos como este se repetirão.
    Abraço.

    ResponderExcluir