domingo, 16 de fevereiro de 2014

Vidas diversas

Um jovem desembarca no aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. Enquanto aguarda a sua bagagem aparecer na esteira, se debruça sobre o carrinho e seus pensamentos se distanciam daquele local e daquele tempo...
Quatro rapazes sentados a uma mesa de um clube reparam quatro moças ao lado.
A paquera começa seguida de sorrisos. Então, Fernando se aproxima...
– Oi. Tudo bem?
– Tudo. Como se chama? – Falou Adriana.
– Fernando. E vocês?
– Adriana, Marcia, Jane e Fábia. E teus amigos?
– Luiz, Ricardo e Dão
– Como? – gargalhadas de todas – por que Dão? – pergunta Adriana.
– Nem queira saber – respondeu Fernando recebendo mais gargalhadas.
Não demora muito para que os outros três se aproximem também. O papo é bem descontraído. Adriana se interessa por Fernando, Fábia por Ricardo e Dão se apaixona por Marcia, mas a química acontece mesmo com Fernando e Jane, que têm um entrosamento mais íntimo e após alguns dias iniciam o namoro.
– Teu amigo tá caidinho pela Marcia, hein?  – Fala Jane.
– Sim. Mas a Fábia arrasta um trem pelo Ricardo – responde Fernando.
– Será que rola?
– Não. O Ricardo não suporta a Fábia. E a Marcia?
– Que nada. Ela acha o Dão um baita metido, mas porque Dão?
– Como estamos namorado eu vou te contar. Uma vez ele soltou um tão fedorento que espantou todo mundo da sala. Aí, começaram a chamar ele de peidão. Como o tempo ficou Dão.
Ela dá risada.
Eles parecem estar apaixonados, mas o namoro dura pouco mais de um ano. A influência negativa de Adriana, que é a líder das meninas, interfere demais no relacionamento. Ela fica revoltada com o desinteresse de Fernando e não suporta ver a sua amiga com ele. Então ela consegue separar os dois.
Fernando e seus amigos ingressam na universidade.
Ele se relaciona com outras garotas, mas nunca esqueceu Jane, que também nunca o esqueceu.
Eles se encontram em baladas e ensaiam reatar duas vezes, mas não acontece. A nova vida de Jane não tem nada a ver com a do Fernando.
Os meninos se formam e as meninas descambam em uma vida desregrada.
Fernando se qualifica para um grande projeto em Minas Gerais e ao se despedir, um dia antes, se assusta com o estado deplorável de Jane. Magérrima, com cabelos despenteados, olheiras e roupas sujas, Jane nada parece com a menina que ele sempre amou.
No dia da viagem, ela vai ao aeroporto para mais uma despedida, mas quando o vê acompanhando de sua namorada Greta, fica observando de longe.
Fernando embarca sem perceber que Jane está lá.
Em uma das baladas frequentada pelo quarteto feminino, Ricardo encontra-se casualmente com elas. Adriana, outrora apaixonada por Fernando, nesta noite se entrega para Ricardo e engravida. Devido a vida promíscua que ela leva, ele não crê que o filho seja seu e ela não exige o DNA. Seu pai era rico e lhe deixou uma gorda herança. Porém, ela não tem a menor condição de cuidar de uma criança. O nenê é criado pela sua irmã Bruna.
O tempo vai passando e a vida das meninas fica cada vez pior. Adriana só não acabou com sua herança porque Bruna conseguiu uma interdição e libera o dinheiro aos poucos. Jane não para em emprego algum assim como Marcia. Fábia nunca trabalhou.
Marcia é a única que mora com os pais. As demais moram juntas e vivem com o pouco que conseguem somado ao que a Adriana recebe de sua irmã. Entretanto, não largam as drogas. Jane ainda tem assistência da família, mas Fábia foi abandonada totalmente. Após ter invadido a casa de seus pais, enquanto os mesmos estavam na Europa, e ter roubado todos os pertences, a relação entre eles ficou impossível.
De todas, Fábia é a que apresenta o pior estado de dependência química.
Luiz, Ricardo e Dão criam uma empresa de Engenharia e convidam Fernando para ser sócio, mas neste momento ele está muito bem no projeto e também em um novo relacionamento amoroso, com Sandra. A distância e os pensamentos em Jane não permitiram que ele continuasse com Greta.
Em uma de suas loucuras amorosas Marcia engravida. Ao se desesperar, procura por Adriana que já passou por esta experiência. Porém, Adriana era, na ocasião, independente e Marcia precisa dos pais. Estes são muito tradicionais e ela sabe que terá problemas, então decidem tirar a criança. Adriana, devido a interdição não tem muito dinheiro disponível, então elas procuram uma clínica clandestina.
O procedimento dá errado e Marcia tem complicações. Com medo e vergonha ela demora para procurar um médico e quando o faz é tarde demais, Marcia falece.
A notícia é desesperadora para as amigas. Elas descarregam a tristeza com mais drogas.
Alguns dias depois, apenas Jane parece mais conformada. Adriana é a líder do grupo, mas era Fábia que tinha mais sentimento por Marcia. Fábia se envolve com drogas mais pesadas.
A situação começa a ficar insustentável porque pertences começam a sumir do apartamento.
Elas brigam e Fábia sai de casa e vai morar na rua.
Jane tenta convencer Adriana a mudar de ideia, mas ela é irredutível.
Adriana que nunca esqueceu Fernando o procura nas redes sociais e o encontra. Conversam muitas vezes. Ele a aconselha sair da vida que leva. Ela responde que largaria por ele e se declara. Ele diz que não corresponde e que é uma pena ela estar estragando a sua vida desta forma.
Jane chega e pega o fim da conversa. Elas brigam. Jane a acusa de tê-la separado de Fernando por motivos mesquinhos e pessoais. Ela sai de casa e fica sem rumo. Chega até uma praça, senta no banco e chora.
Após algumas horas, como não tem para onde ir, retorna para casa.
– Tu não podias ter feito isto comigo. Se gostavas dele, por que não o disputou limpamente?
– Eu não fiz nada. Nada aconteceu, eu que me apaixonei. Não controlamos isto.
– Como nada? Tu fizeste a maior campanha contra ele. Eu me deixei influenciar. Sou uma idiota mesmo.
– Não fale assim. Tu és minha amiga, uma irmã. Eu te amo. Isto vale mais do que qualquer homem.
– Mas eu o amo. Poderia ter sido feliz. Eu achava que era coisa de adolescente, mas nunca o esqueci.
– Se for para ser será. Ele gosta de ti. Eu sei. Ele me disse.
– Mas, não dá mais. Nossas vidas mudaram muito, Ele pode gostar, mas não me quer mais.
Depois de alguns dias elas fazem as pazes, mas Adriana continua procurando por Fernando que a bloqueia nas redes sociais, e-mails e ela não tem seu telefone.
Adriana faz uma nova amizade, o Juca, e chama Jane para sair com ela, Juca e seu comparsa Nico. Eles são de má índole e com extensa ficha na polícia, mas isto parece não ser problema para elas.
Juca desafia outra pessoa para um racha e ambos aceleram os carros atingindo alta velocidade em uma avenida importante de Porto Alegre. São duas da manhã e tudo parece deserto. Juca perde o controle do carro e se choca com um ônibus na outra pista. O airbag de Jane não funciona e sem cinto ela voa pelo para-brisa. Os outros três sofrem escoriações e são levados para delegacia.
Adriana é liberada e corre para o hospital para onde Jane foi removida. Ela foi impedida de entrar pelos familiares de Jane, mas soube que o estado é muito grave.
Semanas passam...
Já sem aparelhos, Jane continua em coma. Adriana sabe que quanto mais o tempo passa menos chance Jane tem de retornar.
Caminhando sem rumo, Adriana encontra Fábia dormindo sob uma marquise. Ela a chama, mas Fábia não a reconhece e ainda a xinga. Ela liga para a casa dos pais de Fábia, mas estes desligam o telefone em sua cara. Ela procura por Ricardo que a recebe com desconfiança, mas a escuta. Ele intercede e os pais de Fábia a removem para um hospital psiquiátrico. O quadro de Fábia é grave. Devido ao alto consumo de drogas, ela nunca mais será a mesma.
Adriana vai para casa deprimida e se droga novamente.
Em um ataque de fúria quebra toda a casa e depois se joga pela janela de seu apartamento que fica no segundo andar.
Adriana é removida para o Hospital em estado de coma e é operada, mas não resiste a operação.
Primeiro ela ficou como Fábia, depois como Jane e agora está como Márcia.
Os três amigos não atualizam Fernando dos acontecimentos na intenção de poupá-lo, pois apesar de tudo, ele tinha carinho pelas meninas, em especial, é claro, por Jane.
No entanto, o ciclo de Fernando em Belo Horizonte termina. Os projetos acabam bem como seu relacionamento com Sandra e ele retorna para Porto Alegre...
A bagagem demora. Parece que foi uma das últimas a ser colocada na esteira, mas não, ele continua pensativo e nem repara que ela já deu três voltas. Fernando sai do desembarque onde é aguardado pelos seus amigos que o colocam a par de tudo e corre para o hospital.
Ele visita Jane todos os dias e conversa com ela, até que um dia ela aperta sua mão, abre os olhos, diz que o ama, pede desculpas e fecha os olhos para sempre.
É como se ela estivesse esperando para um último encontro.
Ele chora abraçado em seu corpo.
O tempo passa...
Fernando aceita a sociedade com seus amigos, conhece Camila e, finalmente livre do passado, se casa.  

41 comentários:

  1. Puxa, quantas voltas o mundo deu! Quantas confusões, quantas aprontadas de amigas, até jane morrer,tendo o amor perto e esse, finalmente do passado se livrar. Estava na hora dele arrumar uma pessoa legal pra casar e ser feliz! abraços,chica

    ResponderExcluir
  2. Caramba, Chamun, você e essas histórias tristes, quer parar com isso? Tudo bem que isso retrata a realidade de muita gente, mas quando ela é jogada em nossa cara, é ruim.

    Então, o fundo do meu blog foi feito pela minha amiga, nao tem no blogger.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde mestre ! Bom, como sempre, visitar sua página, é um bom exercício de risadas (Dão !!! rsrs). Parabéns pela "minissérie"! A vida é feita de encontros e desencontros, e talvez a moral do conto esta exatamente nisso.

    Um grande abraço,
    Fique na paz!
    Dan.
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Claudio.Adorei essa história também.Muitos desencontros,confusões e sempre rio muito!

    Muito obrigada pela visita,querido amigo.Desculpe a demora em visitar vc,mas estou com excesso de trabalho no consultório e sem muito tempo de acessar a net.

    Beijos e lindo domingo

    Donetzka

    Face Book:


    https://www.facebook.com/donetzka.cercck


    Blog Magia de Donetzka


    ResponderExcluir
  5. Amigo, achei muito lindo e dramático o seu conto!Mas sabemos que estas passagens acontecem na vida de algumas famílias, as drogas são sempre causadoras de desgraças como essas.
    Muito interessante o desenrolar do texto!
    ótima semana para você!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  6. O tempo passa... sempre e pra todo mundo. Não dá pra saber quanto tempo temos, nem quanto tempo as outras pessoas tem. E nesse tempo, tanta coisa pode acontecer.
    Gostei do texto, principalmente da sua reflexão sobre a Adriana: ela vivei em menos tempo o que outras três pessoas viveram cada uma em seu tempo.

    Sorteio do livro "Problemas? Oba!" no blog:petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  7. Un relato triste la droga es un problema sobre todo cuando va en ello la vida a veces es muy duro hacerle frente. Un ABRAZO

    ResponderExcluir
  8. Oi, Claudio!
    Que história trágica! E pensar que muitos entram no mundo das drogas achando que o vício acontece apenas com os outros. A droga é uma droga que faz da vida uma droga!
    Boa semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Claudio,
    A história mais cabeluda e mais impressionante e que me deixou aqui paralisado e sem palavras. Mas foi uma lição de vida que as drogas fazem mal a saúde e que não podemos colocar nossos pensamentos dentro de uma coisa que vai fazer mal para a gente. Não podemos deixar escapar mentir e estragar o amor de uma amiga por causa de uma apaixonite sem fundamento. O final dou muito triste e mesmo assim gostei, pois ela o ama depois da morte dela.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. OI AMIGA
    NA realidade essa é a vida de muitas pessoas que cai neste vicio. Mias gosto de texto. __Boa noite pra vocês!!!
    ....Que a gente sempre encontre motivos pra sorrir,sonhar e se encantar.....
    Tenha uma semana uma abençoada...Iluminada!!!
    Ana

    ResponderExcluir
  11. muuuuito boa e... triste! infelizmente a realidade de muita gente!
    Valeu Chamun.

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei muito mesmo!
    "Filmão"! De uma "cena" que desperta a curiosidade, vamos para a "glamourosa balada". Da artificialidade para um sub-mundo feio... e o final bonito/triste com gostinho de "as coisas poderiam ter sido muito melhores para eles".
    Show de bola!

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  13. Essas histórias acontecem na vida real, as drogas quase sempre é o motivo, Cláudio passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
  14. Poxa, que tragédia grega, vixe, história tensa.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Amigo que historia forte, mais é vida como ela é.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  16. Tragédias que não habitam a ficção, infelizmente. Muito bom seu conto.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Claudio.
    Ótima crônica; felizmente ou infelizmente, não temos como controlar os rumos de nossa vida e a de nossos entes queridos, tudo o que podemos fazer é darmos o nosso melhor e esperarmos que isto seja o bastante.
    Sobre o uso de drogas e sobre a relatividade dos atos das pessoas, uma boa série que estou acompanhando é Breaking Bad, que é realmente excelente.
    Abraço, Claudio.

    ResponderExcluir
  18. Que horror! Muitos jovens perdem suas vidas por bobeiras, na vida real!!! Que pena, né?!

    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  19. As voltas da vida.

    Nem sempre fáceis ou agradáveis.

    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá, Cláudio
    Muito bom!
    Vidas diversas...Adriana , Fábia, Jane e Márcia.Fernando, Luiz, Ricardo e Dão...estamos a todo o momento construindo nosso futuro, mas poucas vezes nos damos conta de como é importante refletir antes de fazer algumas coisas, temos a oportunidade de escolher fazer o melhor, mas desperdiçamos boa parte ... até que somos alertados de que se não mudarmos, algo de muito grave poderá acontecer e às vezes, pode ser tarde demais...
    Boa noite, obrigado, belo dia,abraços!

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente essas histórias acontecem muito!
    Beijinhos
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  22. A vida sempre pregando peças... Adorei o conto.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Claudio!!Quem ganhou na ailha da Lindalva,foi a Célia.Agora teremos o carnaval aparce na ilha para indicar o Rei e a Rainha por e-mails para a Lindalva.Em seu conto os caminhos se cruzam entre...Adriana , Fábia, Jane e Márcia.Fernando, Luiz, Ricardo e Dão.São encontros e desencontros alegrias e tristezas.Com eles ficam a experiência que levaram contigo.Porque e isto;que levamos em nosso caminhar experiências.
    Beijos com carinho!!!

    ResponderExcluir
  24. Oie Claudio =)

    A vida sempre nos revela uma surpresa a cada instante, mas infelizmente as vezes estamos ocupado demais para perceber isso...

    Ótimo texto!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  25. No todo en la vida es belleza.

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
  26. OI CLAUDIO!
    TOCANTE E CONTENDO UMA VERDADE QUE NOS ASSOLA O CORAÇÃO.!

    JOVENS QUE SE PERDEM PARA O VÍCIO, ATÉ SER TARDE DEMAIS...
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/


    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. O mundo dá muitas voltas. Apesar de ser uma história fictícia, há muitas vidas se perdendo por aí, dessa forma. E o destino sempre intervem.

    ResponderExcluir
  28. Ai credo.. Que história mais triste essa emm.. Todas elas se dão mal, que horror.
    Para quem gostava Da Jane se relacionou muito com outras pessoas.. aiaiai


    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Querido Claudio, vc sempre consegui me arrancar algumas risadas.
    A vida é assim,, não tem jeito kk

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Nossa, foram de fato voltas e mais voltas, de maneira rápida. Quando a gente tá vivendo não parece tão rápido assim, mas quando se olha pra trás, parece que tudo ocorreu numa semana.

    ResponderExcluir
  32. meu nome está na história, adorei!
    Beijos!
    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  33. Uma história trágica e real, que acontece todo dia na sociedade, mas que infelizmente muitos fecham os olhos.
    Parabéns pelos seus textos, são maravilhosos.!

    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Bom dia de sábado !!
    Tamb´pem achei trágica essa história MAS
    ESSA É A Vida, são fatos de indas e vindas
    a gente sorri e chora ao ler apesar de muito triste
    Abraços e bom final de semana

    •°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ ✶*¸.•*´✶♥ Rita!!

    ResponderExcluir
  35. Como sempre uma maestria na escrevinhação deste meu mais um Claudio em minha vida, pois meu avó, pai, filho e neto são Claúdios ... os CLAUDIOS SÃO OTIMOSSSSSSSSSSSSS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e Você meu amigo Claúdio teve indicações de blogueiros para o sorteio de Rei do Carnaval das Ondas que ocorrerá em minha Ilha, o sorteio será dia 27 de fevereiro e na noite do dia 28 o Salão CarnaIlha abrirá as portas para coroação da Corte Real do Carnaval que vai bombar na blogosfera, conto com a tua presença e alegria. Beijos e um final de semana bem iluminado.

    ResponderExcluir
  36. Olá Claudio, boa noite! Uau, que história heim! É a vida tem dessas coisas, indas e vindas que muitas vezes não consertam nada...O seu texto é a vida como ela é, cheia de encontros e desencontros. Triste saber que nenhuma das meninas foram felizes.
    Meu amigo quero aproveitar e agradecer por você ter votado no meu blog lá na Ilha. Já era pra ter vindo até aqui,mas eu não sei o que esta acontecendo com o meu tempo, ele anda me faltando e muito. Mas pode crer que não esqueço dos amigos.
    Ah! Passei lá no "Boteco dos blogueiros" e reservei mesa, rsrsrsrs.
    Beijos com carinho e tenha um ótimo final de semana.
    Marilene

    ResponderExcluir
  37. A vida é feita de uma colcha de aleatoriedades costuradas umas as outras. Idas e vindas, encontros e desencontros. Excelente texto.

    ResponderExcluir
  38. Olá Cláudio, tudo bem?
    Quantos encontros e desencontros para se chegar a um final feliz! Afff!
    Não sei eu teria essa paciência ñ, já teria chutado o pau da barraca. se eu fosse esse Fernando. Mas em fim ainda bem que no final tudo deu certo pra ele.
    Um abraço.
    Célia Lima

    ResponderExcluir
  39. Boa noite amigo Claudio!!!
    Quantas idas e vindas...alegrias e tristezas...
    Pena que para as meninas nada deu tão certo...
    Fernando ao fim, conseguiu ser feliz...será?
    Um amor quando é verdadeiro não deixa de existir no nosso pensamento...passe o tempo que passar...
    Parabéns pelo belíssimo texto.
    Obs.: Estou no aguardo do seu email...
    Feliz e Abençoado Feriado!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir