domingo, 9 de março de 2014

Racismo, diga: TO FORA!

Eu já tinha um post pronto e agendado para hoje, mas devido aos últimos acontecimentos acho que tenho que falar alguma coisa, mesmo que já tenha abordado este assunto em Cotidianos – Preconceito punido B.U.E.S.T.A.
E hoje, diferente das outras vezes, não vou arrumar paliativos para palavrões devido a tamanha seriedade do assunto.
Todo árbitro de futebol tem duas mães, a que eles veneram, respeitam e amam, que são aquelas que ficam em casa rezando para que dê tudo certo para eles, e tem as putas, que são as que eles levam para dentro do campo. Entretanto, etnia é uma só. Portanto, é desumano chamar um árbitro de macaco só porque ele é negro. 
Chamar de filho da puta, mesmo que ele não tenha feito nada de errado, embora não seja nada respeitoso, faz parte do folclore do futebol. Afinal, tanto faz o juiz ser branco, negro, indígena, nipônico e etc, ele sempre será um filho da puta. Porém, associá-lo a um animal por causa de sua cor de pele é racismo e isto é crime.
Eu comento isto, porque esta semana um senhor negro, o Marcio Chagas, que apita no campeonato gaúcho, foi xingado de macaco, seu carro depredado e sujo com bananas. Isto vai além do futebol. É a perda total da razão e nada tem a ver com todos os erros que uma pessoa possa ter cometido.
Um juiz, como qualquer profissional, deve ser julgado pelo seu desempenho e nada mais do que isto.
Embora eu considere o Márcio um péssimo juiz porque já beneficiou o rival do meu time, que todo mundo sabe é o Internacional, mais de uma vez e com isto eu o ter xingando muitas vezes de filho da puta, ele tem toda minha solidariedade, porque como eu disse acima, ele deve ser xingado, mantendo a tradição é claro, pelos erros que cometeu e não pela sua origem étnica.
Os jogadores Arouca, esta semana no interior paulista, e o Tinga, poucos dias atrás no Peru, também sofreram o mesmo tipo de preconceito. Do Arouca eu acompanhei pouco e é um jogador que não tenho muito conhecimento, mas o pouco que sei, é um exemplo de atleta. Já o Tinga, apesar de ter crescido nas bases do rival, jogou no meu time duas vezes e se tornou um ídolo da torcida colorada e todos sabem que é um exemplo de dedicação.
No entanto, a questão aqui não é se o Marcio, Arouca e Tinga têm bom caráter ou não e sim que são seres humanos e ninguém tem o direito de julgá-los pela cor da pele.
Até mesmo um negro criminoso e assassino não pode ser chamado de macaco, pois se fosse não estaríamos ofendendo a ele, que merece todo o tipo de escorraça, e sim toda comunidade negra que nada tem a ver com os crimes de uma pessoa que é de índole ruim e não porque é negra.
Como eu disse outras vezes, há muitos bandidos loirinhos de olhos azuis.
Infelizmente, atos de racismo, que nada tem a ver com educação, pois se tivesse seria “mais fácil” combate-los, estão espalhados no mundo todo.
E o mundo precisa de mais atitude e menos papo. Isto inclui punições mais severas aos agressores ou interromper o espetáculo.
Já pensou se quando um atleta é xingado, todos os outros sentassem no campo até que as agressões terminassem?
Deixando o mundo e o Peru de lado, se não este post não terminará nunca, quero me resumir aos atos que estão virando rotina no futebol brasileiro.
Quando uma torcida faz uma gracinha com um árbitro ou jogador negro esquece que o maior jogador da historia mundial é negro e mesmo que tenha parado de jogar há quase 40 anos, o Pelé ainda é lembrado pelas suas jogadas e não pela sua raça, e também, jovens que nunca o viram jogar o admiram.
O que eu posso dizer para estes boçais que fizeram tais ofensas e também para aqueles que são racistas ou preconceituosas por qualquer motivo é que, ao contrário do que se acham, estes atos os colocam em uma classe fétida e inferior e que são os verdadeiros filhos da puta.

Sou branco, de família branca. Poderia fazer piada de tudo isto, ou não tomar conhecimento, pois não é “no meu”, mas eu sinto vergonha quando acontece uma coisa como esta.

“Eu trocaria todos os meus títulos por igualdade entre as raças”
                                  Paulo César Fonseca do Nascimento (Tinga)

38 comentários:

  1. O Arouca jogou no meu Fluminense (prata da casa), onde foi campeão de um estadual e uma Copa do Brasil.
    Eu gostaria que ele voltasse para Laranjeiras! É um bom volante!

    ResponderExcluir
  2. Oi Claudio querido, que post sensato. Parabéns!
    Se todos fossem no mundo iguais a você, que maravilha viver...

    Amigo, muito obrigada mesmo pelo teu carinho. Bjssss e que a tua semana seja de sucesso e abençoada.

    ResponderExcluir
  3. Isso aí!
    Tenho nojo das pessoas preconceituosas, isso tem que acabar e a única forma é punir severamente.

    ResponderExcluir
  4. Não consigo entender pessoas racistas, espero que um dias isso se torne algo totalmente terminado. Fora ao racismo!!
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O Brasil é um país tão variando quanto a raça, é uma mistura tão grande e ainda há esses tipos de preconceitos. Dizem que devemos nos acostumar com o preconceito, mas eu não me acostumarei nunca e nem ficaria calada.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post!
    É vergonhoso que em um país com tantas culturas diferentes, tantas raças, etnias, haja este tipo de absurdo.
    E nem falo só do preconceito com os jogadores não, falo do dia a dia mesmo, imagine o que não passa um negro gari, professor, pobre. Tudo bem que o fato do Tinga ser famoso estourou na mídia, mas sabe quantos "Tingas" existem por ai, marginalizados por uma sociedade inóspita de saber?
    É triste, mas é real.
    Ótimo post, parabéns mais uma vez.
    http://detudoumpouco28.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É mesmo um absurdo aqui no nosso país haver esse tipo de acontecimento, logo aqui que mais de 80% do nosso povo tem sangue de negros na veia!!!! Isso é hipocrisia desse povo!!!! O país mais racista do mundo, tem como presidente um homem negro!!! Foraaaa o racismooooooo!!!!!

    http://www.agendadosblogs.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. racismo é inaceitável, seu post ta ótimo viu ;)
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente o racismo ainda existe, os brasileiros se esquecem que somos de origem de negros, o racismo não está com nada, Claudio beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Claudio,

    Creio que se todos nós tivéssemos nossas origens pesquisadas acabaríamos descobrindo algum sangue de outras raças misturados aos nossos, principalmente da raça negra. Acho o racismo abominável. Posso imaginar o desapontamento e humilhação dessas pessoas que são vítimas de racismo ou qualquer outro tipo de preconceito.
    Somos todos irmãos em Cristo e o respeito entre as raças não é apenas fundamental, mas também é uma questão constitucional e mandamental.

    Ótima abordagem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Boa noite, Cláudio
    ótima postagem
    ...penso que algumas palavras, atitudes, gestos ou expressões , de tão arraigadas, passam despercebidas,em nosso cotidiano, mas carregam o flagelo do preconceito. Preconceito velado, o que é pior, porque não mostra a cara, não se assume como tal. Difícil combater um inimigo disfarçado...e assim,funcionam para aqueles que, tentam se esconder no anonimato da "multidão" para descarregar seus preconceitos , em atos racistas ...e nos casos do Márcio Chagas, Tinga e Arouca,saiu da esfera esportiva, Não são torcedores, são criminosos, O preconceito reforça os estigmas e aprofunda os abismos entre os cidadãos. Revela a ignorancia e alimenta o monstro da maldade.
    Obrigado pelo carinho,bela semana, abraços!

    ResponderExcluir
  12. Post muito bom, não ao racismo sempre !
    Visitem:

    www.semlutasemvitoria.com

    É um blog novo que mostro toda minha determinação no emagrecimento no qual perdi 70kg!

    Boa semana !

    ResponderExcluir
  13. Bravo,amigo!!!!!
    Concordo plenamente com você, as pessoas ainda são preconceituosas em pleno sec XXI, num país de mestiços , onde não deveria haver nenhum preconceito racial.Eu também fiquei revoltada quando fiquei sabendo pela TV di fato ocorrido, a questão das bananas foi demais para mim, mas presenciei muitas vezes em meu trabalho atitudes deste tipo com amigos meus negros, eles também eram chamados de "macacos" na brincadeira, mas é claro que eu tinha nojo de todos aqueles que os chamavam assim....não gosto de pessoas racistas, tenho pena destas pessoas, pois pensam que não apodrecerão debaixo da terra como todos os negros, pois somos todos iguais, seres humanos com sentimentos e oportunidades diferentes apenas!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  14. Achei estranho o narrador que estava fazendo o jogo do tinga não ter falado de uma vez o que estava acontecendo, pareceu que estava pedindo uma autorização para falar... Fui dormir puto. Ai em BH ele vai e fala que o filho chorou vendo aquilo tudo.
    Até a torcida do cruzeiro já fez isso durante um jogo de vôlei, então a ignorância esta em todo lugar.
    Triste tudo isso.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou contra o racismo.

    http://marcos-guima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie Claudio =)

    Acho todo o tipo de preconceito inaceitável. Fico muito triste em perceber que a humanidade evolui em tanta coisa, mas em relação ao respeito e amor ao próximo estão engatinhando ainda...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  17. Oi oi oi, eu vi essa reportagem e achei muito ridículo.
    Somos todos iguais por dentro, todos somos filhos de Deus, todos nós possuímos sentimento. Acredito que pessoas que são racistas, tem mente fraca..


    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  18. Amigo pessoa que tem esse tipo de doença tem que fazer tratamento
    preconceito é para pessoa sem caráter.
    tenha uma semana abençoada
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  19. amo ser negra, amo minha família
    se cor de pele formasse alguma coisa
    meus parabéns, por sua opinião
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  20. Racismo não deveria existir mais, é uma pena que a sociedade evolua tão devagar nesse quesito.

    ResponderExcluir
  21. OI CLAUDIO!
    DIFÍCIL ADMITIR QUE, JUSTO NO BRASIL, TENHAM HAVIDO ESSES CASOS QUE SÓ NOS ENVERGONHAM, POIS, QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO É ABOMINÁVEL, RACISMO ENTÃO, É INACEITÁVEL.
    MUITO BOM TEU POST, POIS CAOSOS COMO ESTES NÃO DEVEM SER ESQUECIDOS.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Esse é um tema super importante. Eu fico me perguntando sobre as pessoas que agrediram outras dessa forma, que tipo de ser humano elas se consideram. Usam o nome de um animal pra ofender alguém, mas veja bem, esse animal não está ofendendo seus semelhantes. Esse animal luta pela sobrevivencia sem humilhar ninguem, sem se sentir superior. No fim das contas, esse animal é muito mais humano que as pessoas que acham que podem denegrir o outro dessa maneira.
    Eu sou contra qualquer tipo de preconceito. É um atraso. É lamentável que seres racionais se comportem assim.

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  23. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. Nelson Mandela

    Apesar da tristeza em relação aumento do preconceito em nosso país, faço das palavras de Martin Luther King. Jr. minhas:
    "Eu tenho um sonho...de que um dia viverão numa nação onde eles não serão julgados pela cor da sua pele mas pela essência do seu caráter."

    Abraços!
    http://www.blogvivereaprender.com/

    ResponderExcluir
  24. É triste que esse tipo de coisa ainda aconteça no Brasil e no mundo.
    Seu post ficou muito bom e acho que devemos sim falar sobre o assunto, não fingir que não aconteceu nada.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Racismo é a coisa mais estúpida do mundo - principalmente quando é praticado na América Latina, um lugar onde "tem de tudo e mais um pouco". Somos um mundo globalizado, poxa. Cada um não pode respeitar a cultura, a etnia e a cor/origem do outro, não? É tão difícil assim? O que me surpreendeu foi o racismo no Peru, pois é um país onde quase toda a população é de ascendência indígena.
    Aff, às vezes parece que o mundo só cresce, mas não evolui...
    Adorei teu texto.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  26. Oi, Claudio!
    A ignorância é inerente ao preconceituoso e o mais engraçado é que somente expõe uma fragilidade de um meio. Assim em países em que alguma raça é discriminada, haverá um cidadão para representá-la e por isso temos que demonstrar a nossa insatisfação! Quem sabe assim essas pessoas se tocam?
    Beijus,

    ResponderExcluir
  27. Claudio, creio que não chegaremos a ver todos os indivíduos se tratarem respeitosamente , convivendo em harmonia. O racismo é alimentado através da educação e cabe aos pais não permitir que seus filhos olhem de forma diferente os que, aparentemente apenas, não são iguais a eles. As crianças só repetem os atos que presenciam e é através delas o caminho ideal para a mudança comportamental necessária. Nem deveria haver necessidade de leis para salvaguardar certos direitos. Como, porém, não são respeitados, a punição deve ser rápida, pois os ofendidos sofrem. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Claudio,

    Infelizmente o ser humano consegue mostrar com atitudes e palavras, tudo o que tem de feio no seu interior...e isso magoa as pessoas.

    É preciso evoluir. leituras, meditação, solidariedade, compreensão, reverência, gratidão, tolerância, cultura, educação - são práticas que devem ser direcionadas para o bom convívio em sociedade com sua espécie e outras.

    abraços, tenha um ótimo dia,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo Post!

    O racismo e o preconceito no nosso pais não da mesmo é uma coisa detrestavel. Logo no séc. XXI ter racismo não tenho nem palavras para dizer. Todos temos sangue negro e somos filhos de escravos. Como eu sou bisneto de escravas negras e tenho orgulho da minha cor. Falando no Pais que o Tinga foi vitima de preconceito é um pais de pessoas morenas e não é todo mundo que é brancas, eles tem preconceitos com a propria cor e descendencias deles.

    ACHO ALGUMAS PESSOAS QUE TEM PRECONCEITO SÃO CRIATURAS SEM CULTURA E QUE NÃO SABEM DA SUA PROPRIA HISTÓRIA.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  30. Assunto polêmico e instigante.
    As vezes não consigo acreditar que em pleno século 21, ano
    de 2014 ainda existem pessoas racistas....
    Não quero ser negativo, mas as vezes acho que não tem mais jeito para o ser humano, espero estar enganado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Oi Claudio ,eu demorei mais estou aqui de novo rsrssr, é irresistível não passar aqui em seu blog ler estas lindas historias ,que por sinal adorei essa do poster parabéns. bjs e fique com Deus

    ResponderExcluir
  32. "O preconceito é o analfabetismo da alma".
    Estou azarada, Cláudio, agora estou com problemas no blog, depois de um mês sem internet. Nem sempre consigo abrir os comentários e, sendo assim, não posso retribuir os mesmos...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  33. Boa noite amigo Cláudio! !!
    Racismo um ato que passa o tempo e sempre tem alguém que insiste em continuar a ofender ao próximo.
    Quando teremos a educação em tratar nossos semelhantes com respeito e dignidade?
    Um dia espero que tudo isso não passe de uma triste lembrança.
    Feliz e Abençoada noite!
    Abraços da Bia!

    ResponderExcluir
  34. Racismo tem a mesma quantidade de letras que Burrice. São quase homonimas.

    brendovieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Concordo e assino embaixo, já que ninguém pode ser julgado por cor da pele, como se a pessoa por ter nos genes a determinação de que a cor da sua pele é tal tivesse sua índole determinada por isso. Já que o caráter é algo que se adquire com a educação que se tem em casa e não algo com o qual se nasce, que depende de genética.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, Claudio!

    Lamentável é saber que o ser humano que, entre outras funções, foi feito para racionalizar, negue o que lhe cabe e deixe-se vencer pela estupidez!

    Me perdoe o desabafo, mas tenho uma amiga que recentemente sofreu esse tipo preconceito e vi de bem perto a tristeza dela...

    Excelente post, como sempre!
    Bjs e feliz final de semana!

    ResponderExcluir
  37. Triste ainda haver este tipo de comportamento hoje em dia.

    ResponderExcluir
  38. Amigo tenha um final de semana abençoado.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir