domingo, 13 de abril de 2014

Tecnologia x tempo

Eu sou uma pessoa que já passou por várias fases da tecnologia.
Quando eu era criança, os computadores eram gigantescos e as únicas empresas que tinham eram os prestadores de serviços de processamento de dados, sim, este era o nome. Nada de informática ou tecnologia da informação. Tudo isto veio depois.
Alguns que lerão este texto não entenderão como, mas é fato.
Muitas vezes, empresas muito maiores tinham que processar seu faturamento, folha de pagamento, contabilidade e muitas outras coisas em empresas menores especializadas, que se chamavam bureaux (birô).
Internet então, nem pensar. Era todo off-line.
As empresas clientes enviavam os dados em discos ou fitas e recebiam o resultado no dia seguinte.
Algum tempo depois veio o teleprocessamento, cujos modens eram bem arcaicos e precisavam do telefone, o antigo, para funcionar, ou seja, não funcionava direto com o cabo como é hoje.
Naquela época, nem imaginávamos sair de casa sem dinheiro ou sem o talão de cheques. Entretanto, o cartão de crédito já existia, mas não era acessível para todos. Quem é muito jovem não sabe que o cartão não tinha integração, pois não havia a tarja magnética ou chip, muito menos rede nas lojas. Era um cartão com o número e dados do usuário em alto-relevo e tinha que ser passado em uma maquininha manual onde se colocava também um papel carbonado. Uma via a gente assinava, a que ficava com o comerciante, e a outra a gente guardava ou colocava fora porque clone nem sabíamos o que era. Depois, o comerciante juntava tudo, certamente tirava xerox – claro que tinha pô, eu não sou tão jurássico assim – para enviar a administradora que digitava no sistema, ou enviava para bureaux contratado. As vezes o prazo para pagamento chegava a 2 meses.  Tempo bom, né?
Com o passar dos anos a tecnologia foi melhorando e as empresas passaram a ter seus próprios CPDs – Centro de Processamento de Dados.
Durante os anos as coisas foram evoluindo até chegar onde estamos hoje. E agora a evolução é assombrosa.
A tecnologia facilita tanto as coisas que as exigências aumentaram absurdamente.
Antigamente tinha-se mais prazo para fazer as coisas. Hoje é tudo para ontem, e isto nos leva no embalo a correr para todos os lados e o tempo acaba.
Ah se o dia tivesse 25 horas, sempre dizemos. Porém, se ele tivesse também reclamaríamos.
Outrora o tempo era curto para fazermos as coisas porque demorávamos mais por falta de recursos. Hoje temos recursos e acabamos absorvendo mais atividades, o que nos deixa sem tempo.
Vale a pena tudo isto?
Eu vejo toda hora, pessoas nas ruas, em bares, até em campo de futebol vidrados no seu “algumacoisaphone” e se esquecem de aproveitar o evento que estão participando. Tudo bem que a maioria usa para se divertir, mas esquecem de aproveitar o resto.
Estaria o ser humano ficando doente?
A tecnologia é a droga do século XXI?
O “cara” que inventou a tecnologia deveria colocar um rótulo dizendo: “Tecnologia é para aproveitar o tempo e não aumentá-lo”. E o ministério da saúde deveria obrigar a usarem em todos os tipos de divulgação a frase: “Ministério da saúde adverte: O uso contínuo pode causar dependência”.
Eu sei que o progresso tecnológico é muito importante, inclusive é a minha área, e é um barato postar instantaneamente aquela foto engraçada ou importante nas redes sociais. No entanto, quando vejo crianças grudadas nos telefone, PCs, tablets e videogame eu me lembro do meu velho jogo de botão e do jogo de tacos.
Como era bom aquele tempo!

40 comentários:

  1. Olá,amigo!
    Que tempo bom aquele, não é verdade?
    Sim, vc tem razão em dizer que tudo demorava para ser consumado, mas nós tínhamos mais tempokkkkk realmente estamos o dia inteiro conectados e não conseguimos ficar sem esta conexão, ela está acoplada à vida moderna.
    Eu não jogava botão, mas meu filho mais velho sempre adorou, eu sempre joguei Damas, Ludo, coisas do gênero e vou lhe dizer que era mais divertido, pois tínhamos o conato dos amigos e da família e agora meu filho mais jovem que é da área de sistemas de informação nem usa tel, só skype, joga pela internet com amigos e o contato ser humano ficou para 2 plano!!!!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é Claudio, o negócio está sério e por toda parte.
    Semana passada recebi um e-mail de uma mãe desesperada porque
    as filhas passavam horas no iphone e ela não sabia mais o que fazer,
    pediu socorro e espero ter ajudado http://www.mesadeconversa.com/2014/04/desabafo-estou-decepcionada-com-minhas.html
    Eu particularmente, gosto de está conectado. A profissão exige isso de mim, já imaginou um jornalista, estudante de comunicação desatualizado? Não combina. Mas eu consigo ter este controle, ainda, graças a Deus. Consigo ter momentos de prazer com minha noiva e família, consigo parar para meditar, ler um livro, escrever. Existe prazer nas coisas simples. Tenho pavor de pessoas que enquanto estou conversando com elas, elas estão olhando para o celular e digitando, sem falar na falta de educação, não está dando atenção ao que estamos falando. Eu não sei se vamos melhorar... Pesquisando uma vez sobre o assunto, li que o hospital das clínicas em Sp já tem um bloco especializado em viciados em internet, até que ponto chegamos, né meu amigo... Uma vergonha. Outro dia uma amiga disse pra mim "Carlos, daqui há 10 anos teremos celular que faz café, você vai ver." Rir daquela afirmação e depois pensei "Não é difícil de acreditar que isso acontecerá." É isso amigo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. esses dias minha filha viu uma fita k7 aqui em casa, até conseguir explicar que aquilo era como ouvíamos musica antes do cd foi um sarro rsrs
    bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Concordo que a infância de outrora era mais rica em cultura e brincadeiras.
    Eu não tive brinquedos tecnologicos, sempre brinquei na rua, jogando "beth", pique esconde, pique pega...hoje procuro passar aos meus filhos os mesmos valores que recebi de minha mãe.
    Eles não tem celulares, tablets, computador...são crianças, não precisam de absolutamente nada disso.
    Parabéns pelo post.

    detudopumpouco28.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente tudo é como uma moeda, tem os dois lados, não peguei uma época aonde não havia internet, nasci quando ela já havia sido criada, apesar de que só fui ter um computador em casa depois dos 10 anos de idade, então não tinha muitos jogos eletrônicos em boa parte da minha infância. Mesmo assim, sei que se a gente não souber usar a tecnologia em nosso favor, realmente acabamos querendo fazer tudo e não fazemos nada.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OI CLAUDIO!
    PENA MESMO, POIS AS CRIANÇAS DE HOJE EM DIA, APESAR DE TEREM BRINQUEDOS QUE PODE-SE DIZER SEREM BABÁS TECNOLÓGICAS PELO TANTO QUE OS ABSORVEM, PERDERÃO, POIS, NÃO PRECISAM INTERAGIR COM OUTRAS CRIANÇAS PARA BRINCAREM, OS PRÓPRIOS APARELHOS SÃO O OPONENETE, ENQUANTO ISSO NÃO TERÃO O CONTATO DIRETO ENTRE ELAS QUE É TÃO IMPORTANTE.
    TENHO UM NETO DE 6 ANOS, QUE USA TUDO DE TECNOLOGIA, MAS, MESMO ASSIM TENTAMOS FAZÊ-LO CONHECER BRINQUEDOS ANTIGOS, COMO É O CASO DO JOGO DE BOTÕES QUE MOSTRAS EM TEU POST, SE JOGAMOS JUNTO, ELE GOSTA MUITO, ENQUANTO ISSO O AFASTAMOS UM POUCO DO COMPUTADOR E DO VÍDEO GAME.
    MUITO BOM TEU POST.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Até hj sou meio resistente qto ao uso das novas TIC´s, mas é um caminho sem volta. Adaptemo-nos!

    ResponderExcluir
  8. Amigo,
    Gente esse tempo que queria ter existido para não ter que fica usando tanto as tecnologias de hoje. Mas podemos tirar coisas boas dessas tecnologias nesse nosso tempo tão agitado. Já no tempo que os mais maduros nasceram tinha mais opções de se divertir e não tinha tanto esses "Selfies" e Smartphone que existe hoje em dia.

    Abraço!
    rodrigobandasoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia amigo Cláudio!
    São tantas as mudanças que até sinto falta do tempo em que brincar na rua não era tão perigoso quanto hoje.
    Adorava taco, futebol de botão, bolinha de gude,...fui abençoada pois tenho um irmão mais velho e pude aproveitar tudo. ..
    Hoje tenho meus filhos e incentivo eles a brincarem juntos. Computador ainda estou conseguindo administrar o dia e o tempo de usar. Eles sendo compreensíveis fica fácil . Quanto ao nosso tempo. ..de uns tempos para cá estou deixando a vida me levar...sem pressa. ..rsrsrs
    Feliz e Abençoada Semana!
    Abraços da Bia!

    ResponderExcluir
  10. Muito legal o post, nostalgia pura :)
    Estou retribuindo sua visita no blog http://www.rosachiclets.com.br
    bjs

    ResponderExcluir
  11. A tecnologia tem seu lado bom e ruim... Ontem mesmo passou uma reportagem mostrando o quanto as pessoas cada vez mais aderem apenas a ela em toda sua vida, acho que tem que haver um divisão. Crianças não deveriam deixar de lado a sensação de jogar bola, de correr, ou brincar de pega-se esconder... Enfim... Tá ai um assunto que deveria ser mais discutido e buscar mais maneiras de se saber dividir, ter horários... Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Também acho bizarro como as pessoas se penduram nos seus "alguma coisa phone"... a tal tecnologia que aproxima quem está longe e distancia quem está próximo... Esses dias vi uma imagem engraçada no Facebook de "zumbis procurando por sinal de wi-fi"

    Imagino que você feliz com seu Inter!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie Claudio =)

    A tecnologia trouxe muitas coisas boas, mas por outro lado trouxe muitas coisas ruins também. Hoje as pessoas não desgrudam mais dos celulares, e não conseguem enxergar a beleza de coisas simples da vida.

    Saudades da década de 90 rs... era tudo mais tranquilo.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  14. A tecnologia é tudo de bom, ao mesmo tempo que o avanço da tecologia une as pessoas também separa.
    bjcas
    http://estou-crescendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Há muitas coisas boas nesse progresso tecnológico, mas as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outas. Até no hotel, em férias, observei os jovens teclando, sem aproveitar a beleza da praia. Abraço.

    ResponderExcluir
  16. Caramba, eu me lembro dessa forma de usar o cartão de crédito. Nossa, o tempo passa mesmo. Época boa, quando eu ainda tinha cabelos. ;-) Eu gosto de tecnologia, leio a respeito, possuo alguns gadgets e sem eles a vida, não só a minha como a de todos, seria um pouco mais difícil. Claro, que assim como tudo na vida, exige moderação. Abraços.
    -Distante do Sol-

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca fiuei diante da televisão quando criança, menos ainda perto de PCs, ou celulares, minha única diversão era brincar na rua com meus amigos(as).

    Hoje em diz nem sei se as crianças ainda brincam ... vivem com celulares na mão nas redes sociais ... tempo estranho esse, onde o virtual passou a ser a nossa realidade, e a nossa realidade está só na lembrança ...

    Muito bom seu texto Claudio nos remete a grandes divagações ....

    Abraços
    My

    ResponderExcluir
  18. É Claudio, somos saudosistas dos brinquedos e jogos da nossa infância, porém, creio que as inovações nunca irão parar.

    Tenho certeza que daqui a 80 anos, o pessoal terá saudades do tempo em que ficavam nos celulares, video games, redes sociais, etc.

    Cada tempo com suas tecnologias!!

    Mas, achei muito interessante, que os europeus ainda não tem essa mania de celular.

    Vi em várias capitais europeias, pessoas com livros, jornais ou revistas nos metrôs, ruas, bistrôs, parques. Raramente alguém no celular ouvindo música, mexendo ou conversando...

    O avanço tecnológico é bem vindo, porém, que não se perca de vista o carinho da presença, o diálogo, o sorriso, o aperto de mãos, o abraço, a consideração.

    E cabe a nós, adultos, cuidar da formação de nossas crianças... deixando os limites bem claros e que recebam também a educação emocional e espiritual, para a Vida pessoal e social.

    Abraços e tenha uma ótima semana,

    Lígia e =^.^=

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia é boa, o problema está na forma como ela vem sendo usada... infelizmente, as pessoas estão cada vez mais desvalorizando o que é importante para supervalorizar os avanços tecnológicos tornando-se dependentes deles. beijinhos

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Claudio, e Einstein já previa que a tecnologia daria causa a prejuízo na interação humana quando disse: "Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas". Claro que ele pegou pesado(rs), mas tem razão quanto ao prejuízo que a tecnologia trouxe e está trazendo à interação das pessoas e de sua relação mais saudável com as boas coisas da vida. As crianças ainda se pode controlar, mas os jovens já não vivem sem ela.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. Com o avanço da tecnologia nós vamos perdendo a capacidade de apreciar e aproveitar coisas simples. Especialmente as crianças!
    Beijo
    Letícia
    www.leticiapsicologa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Claudio!
    A dependência tecnológica é como qualquer outra dependênca, seja por jogos ou drogas, principalmente a bebida alcoolica. Vejo as pessoas sentadas em bares, bebendo demais e interagindo com elas mesmas, presas em seus próprios mundos cheios de conflitos internos em que as pessoas do lado se parecem com bonecos que também estão presos em seus próprios conflitos - numa alegria exacerbada que depois que o efeito bebida passa, a tristeza se instala. Não sei se isso é interação social e é isso que as pessoas mais fazem.
    Se aquele tempo era bom, não sei. Mas acho que sem a tecnologia as pessoas trabalhavam demais e não sobrava tempo para realizarem outras coisas, além do trabalho/casa. Os tempos mudaram e a cabeça das pessoas idem. A geração z consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo e com as pessoas mais velhas isso não acontece. Mas que é chato você estar com alguém exclusivamente e essa pessoa o tempo todo olhar o celular, se não é falta de educação é porque ela não quer estar ali.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  23. Olá Claudio, boa noite! Sou também desse tempo, bons tempos.Apesar de gostar demais dessa evolução tecnológica, tudo tem que ser medido, tudo que for demais faz mal...Não conseguimos mais acompanhar tantas mudanças, mal acostumamos com uma, lá vem outra...Precisamos apreciar mais as coisas simples da vida e ensinar aos nossos filhos que tudo tem que ter limites, mostrar a eles o outro lado bom da vida...
    Beijos com carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  24. Os avanços da tecnologia são muito rápidos e variados, mas o Homem continua a ser o mesmo na sua essência.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Excelente reflexão, e como era bom realizar um campeonato de futebol de botão... rs... penso que se não nos cuidarmos seremos escravos desta tecnologia... também já vi muita mudança, sou da época do Fortran, rs... gosto muito de música, fico entusiasmado com a tecnologia do CD, DVD e BlueRay, mas não dispenso meu toca-discos Garrard e meus discos de vinil por nada neste mundo... é muito mais emoção... e como você bem disse, "Como era bom aquele tempo!".
    Grande abraço
    Elson

    ResponderExcluir
  26. Eita que a saudade bateu por aqui kkkk
    Eu uso, mas não abuso de nenhum ítem dessa TEC.
    Lembro da inocência do meu irmão jogando botão e soltando pipa.
    Eu?
    Com as minhas bonequinhas lindas .
    Bjssssssss amigo e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  27. Amigo Cláudio, olá!
    Não imagina a minha surpresa ao chegar ao seu blog e encontrar esse seu post!
    Se vc seguir o link, abaixo, vai entender o pq:

    http://www.femmedigital.blogspot.com.br/2014/04/uma-reflexao-profunda-e-sincera-de.html

    À propósito, vendo vc jogando esse futebol de mesa (é assim que se diz? rs), bateu uma saudade de qdo era pequenininha e via meus irmão e meu primo jogando...
    Puxa, tudo mudou tanto! :-(

    Bjs e maravilha de post!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  28. Eis um assunto que dá pano pra manga. A tecnologia tem evoluído de uma forma tão rápida que mal temos tempo de digerir uma informação, um determinado produto e lá vem eles com mais informações e desinformações, com novos celulares, e tvs e tablets e por ai vai.

    Eu acho que em meio a essa evolução mega acelerada em que vivemos e preciso desligar de vez em quando, do contrário vamos acabar nos transformando em maquinas e a vida vai passar inteira à sombra dessa nossa dependência exacerbada de comunicação.

    Ótimo post, Claudio.
    eraoutravezamor.blogspot.com
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. É, talvez a teconologia seja uma droga poderosa do nosso século.
    Mas o mundo é assim, vai mudando. Antes do seu jogo de botão por exemplo, quantos outros brinquedos já existiram e você nem imagina.
    Gostei do post, muita coisa eu não sabia como era (filha dos anos 90 que morava no fim do mundo).

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. A tecnologia deixa de ser positiva, ao meu ver, quando torna-se vício, quando ela nos deixa presos, impossibilitados de perceber novas possibilidades. Eu mesma já passei por isso. E acabamos perdendo tanto tempo que poderia ser utilizado para outros fins/atividades.

    ResponderExcluir
  31. Querido amigo Claudio, cá estou e desejo a você e sua família uma santa, feliz e abençoada Páscoa.
    Beijos com muito carinho.
    Marilene

    ResponderExcluir
  32. Tempo bom mesmo viu?
    Hoje em dia, apenas da tecnologia estar avançada, não é tão legal quanto antes...
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  33. Eu também tenho um monte de saudades da minha infância. Mas hoje, quando vou pensar, nem consigo imaginar uma casa sem computador pra mim. HEHEHE As coisas invadiram muito a nossa vida. Mas eu concordo com você quando as pessoas estão exagerando. Criança de 6 anos tem que ganhar brinquedo e hoje querem tablets.
    Assistiu ao filme Ela? É um bom extremo dessa tecnologia toda. Eu recomendo.

    Um beijo
    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  34. Verdade, Hoje em dia as crianças mal sabem o que é desenho ou o que é jogar de verdade. Acredito que muitas mal sabem o que é amarelinha, botão e dama então nem se fale.. Cada vez mais as pessoas se tornam dependentes da tecnologia.. aiaia


    Kisu
    eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  35. Tem tag para você no meu blog.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Belo texto, da uma saudade danada dos bons tempo
    mas é o mundo que vai adiantando as coisas...e o que era bom
    hj está fora de moda para muitos
    Desejo um bom final de semana
    E uma feliz páscoa
    bjuss
    Rita!!

    ResponderExcluir
  37. Estamos mesmo dependentes das tecnologias... Celular é uma extensão do corpo e ficamos perdidos sem ficarmos um dia sem acessar a internet...

    ResponderExcluir
  38. Usou muito bem suas palavras! A tecnologia serve como uma benção, mas também pode ser uma maldição.

    Obrigada pela visita ao meu blog. Estou te seguindo!

    Beijos,
    http://oestranhomundodeisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. obrigada pelo comentário deixado no meu blog e volte sempre!

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Eu amo tecnologia, mas confesso que ela muda tão rapidamente que fica difícil de alcançar.
    É um meio em que podemos confraternizar, e até fazer amizades reais. Pena que muitos a usam apenas pra prejudicar ...

    Abraços
    My

    ResponderExcluir