quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Indignação total


Tamanha é minha indignação que eu nem sei como começar este texto, mas vamos lá, vou escrevendo e ver no que vai dar...
Minha esposa tem um amigo muito querido, o Valtinho que, com seu carisma, conquistou também a minha amizade.  Ele é engraçado, muito divertido e percebe-se facilmente que tem um grande coração. Mas, na cabeça de alguns estultos ele tem um defeito: É gay.
O fato é que, ele gay assumido, é muito feliz e seus verdadeiros amigos não estão nem ai para sua orientação sexual, pois seu caráter e companheirismo são maiores do que os de muitos héteros.
E depois, para se assumir em uma sociedade estereotipada como a nossa é preciso ser muito macho como ele foi.
Mas, o que eu quero realmente publicar é o fato execrável que aconteceu com este rapaz.
Valtinho foi impossibilitado de usar o banheiro em um bar frequentado por gays, inclusive por ele com certa regularidade, só porque estava com um corte de cabelo “muy macho”, não trajava roupinhas coladas e não estava rebolando. Ao reclamar da discriminação foi agredido e ultrajado pelos “brilhantes e competentes” funcionários do local.
Portanto eu pergunto: Um local que acolhe pessoas que sofrem preconceitos todos os dias, não deveria ser o primeiro a estar livre deste mal?
Se eu tivesse acompanhando meu amigo em um chopinho final de expediente eu seria discriminado por vestir roupa social e não ser homossexual?
Eu penso que os estabelecimentos não são construídos para gays. Eles que simpatizam com o local e o adotam. Então, como é bom ganhar dinheiro: “Sempre amei os gays”.
Na polícia, onde ele foi prestar queixa, foi desencorajado a fazer o registro sob a alegação que estes casos não dão em nada.
Ai surge uma nova pergunta: De que adianta as leis se as autoridades não cumprem sua função?
Mas, voltando a infeliz agressão ao meu amigo, não consigo imaginar o que passa na cabeça destes boçais. Para eles um gay é integrante de circo? A pessoa por ter orientação sexual diferente precisa andar com plumas e paetês? Um gay não pode se vestir e usar um corte de cabelo como qualquer pessoa?
Quem estes filhos de prostitutas pensam que são? O ser humano é livre para fazer o que quiser e ir onde quiser desde que não prejudique outras pessoas. E os gays não prejudicam ninguém. Eles só querem seguir a vida.
Claro que tem gay bandido. Mas, é bandido porque é um ser humano e não por causa da orientação sexual. Os presídios estão cheios de machões. Então por que esta raiva toda que faz um cretino agredir uma pessoa só porque ela pensa diferente? Será inveja? Será que o agressor tem tendência a homossexualidade e não tem a coragem que outros tiveram para assumir? Que esta pessoa pegue um relho e se penitencie com o autoflagelo em vez de encher o saco de quem está quieto.
Eu sempre me lembro do filme Philadelfia onde um gay portador do vírus HIV lutou a favor do seu direito de trabalhar. Muitos acharam o máximo e choraram. Mas, na vida real muita gente se defende atrás do: “Eu fiz tudo que podia” ou “Eu não podia fazer nada”.
A grande bosta de tudo isto é que a maioria das pessoas se sensibiliza e acha errado discriminar, mas poucos fazem alguma coisa. Medo? Preguiça? Falta de interesse? Sei lá!

Valtinho ainda é negro e de origem humilde. Logo ele tem todas as características que dificultam a vida de uma pessoa em uma sociedade hipócrita e preconceituosa. Mas, ele vai vencendo todas as batalhas a cada dia. Se formou, trabalha, produziu um média metragem(*), e vai levando a vida como todo ser humano. E seu lema é “energia positiva sempre”.

 É dele que eu plagio a seguinte frase:
“Viva a humildade, um dia levaremos mensagens de otimismos para os que agridem as minorias. Orgulho de quem somos e de quem nos criou.”

31 comentários:

  1. O que eu posso dizer é que "o preconceito é marcha ré da sociedade". :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner: Eu diria que preconceito é a marcha ré da humanidade.

      Excluir
  2. Ser gay não é defeito, se fosse eu não seria perfeito como sou (risos)
    Se assumir com certeza é ser mais homem (por assim dizer) que muitos outros que vivem escondidos por aí.
    É lamentável o preconceito dentro do próprio meio... Seu amigo foi agredido porque? Porque não é pintosa?
    As pessoas querem viver de tabus... Eu concordo com tudo o que vc escreveu.
    A lei do retorno faz sua cobrança, os agressores que se danem.
    Não precisamos nos fazer de vítimas e cobrar atenção especial como se fôssemos sensíveis e incapazes.
    Ser gay não faz com que ninguém deixe de ser homem. (a não ser que se sinta uma mulher, mas isso já é outra história neah?)
    E pela frase que vc postou, de seu amigo, posso dizer que ele é uma pessoa maravilhosa.
    E ser moreno é um charme (que particularmente pertence as minhas preferências)
    Essa foto postada é dele? Está explicado, o agrediram por inveja de tamanha beleza!
    #Estou te seguindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel: Nem sei o que acrescentar. Foste muito feliz no comentário.

      Excluir
  3. Não sei nem o que dizer, pra expressar minha indignação diante dessas linhas. Ele já passou por um preconceito enorme, por ser como é, e quando encontra um lugar em que as pessoas deviam aceitá-lo por serem 'semelhantes', o descriminam por ser diferente. É realmente lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. B.
      É indignante mesmo o ocorrido.
      Mas, podemos ter certeza de uma coisa. Do que eu e minha esposa conhecemos do Valtinho ele saiu muito mais fortalecido desta humilhação. A força interior deste rapaz é algo incrível.

      Excluir
  4. A cada dia que passa este tipo de preconceito se torna mais inadmissível e ridículo . Admirei a postura do rapaz que continua com humildade e coerência não usando como resposta ao preconceito a agressividade e demonstrando portanto superioridade .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Andy. Ele é um ser muito superior e mesmo assim mantém a humildade.

      Excluir
  5. Mas uma vez a sociedade é desmacarada, texto excepcional, senti indignação, raiva, mais muito orgulho e felicidade pela coragem e conquistas de seu amigo

    Força e luz para ele, é o que eu desejo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Manfrá.
      O Valter é realmente um menino de muita coragem.

      Excluir
  6. Acho que os gays são um exemplo a serem seguidos, eles lutam contra as suas leis e quer que seja cumprindo de qualquer forma, denunciando e até fazendo passeata por outros gays. Esse tal de “funcionários” e até “Patrões” pesam vamos abrir um restaurante e até lojas para eles e depois comprarem, porque eles vão gastar dinheiro , depois que abrirem e depois os funcionários preconceituosos vão discriminarem eles.

    Mas os policiais tinham que dar voz a eles. Os héteros tem suas leis a vida toda, onde crescem e depois morrem com suas leis. Os gays não eles tem que lutar e ter suas leis reconhecidas como os negros tem suas leis mas tem algumas partes que eles tem que lutar os gays tem mas sempre são descriminados.

    Não sei se você entendeu o que eu escrevi, [porque coloquei algumas coisas que faz e não sentido]mas é isso. Parece que está andando pra trás desse preconceito de gays.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi sim Rodrigo.
      Ainda existe muito preconceito. Mas, muita coisa já mudou.
      Antigamente bastava um gay aparecer que torciam o nariz.
      Hoje, já foi conquistado muita coisa.
      É claro que ainda tem umas "cabeças" com pensamentos ridicularmente atrasadas.

      Excluir
  7. Deixa ver se eu entendi direito: esses tais "funcionários" não deixaram o Valter entrar no banheiro porque ele parecia ser hétero? Que absurdo. Esses indivíduos estão errados de todas as formas possíveis e imagináveis. Eles sustentam a ideia de que todo gay é afeminado, e criticam aqueles que não se comportam dessa maneira. E outra: e se ele fosse mesmo hétero? Qual motivo eles teriam para impedi-lo de usar o banheiro? Ameaça de bomba? Os homossexuais sempre lutaram por seus direitos, levantando uma bandeira de igualdade e respeito, mas parece que estes "indivíduos" aprenderam com a sociedade justamente o que não deviam. A discriminação é uma coisa abominável, e não algo que deve ser usado como arma para vingar-se de seus opressores.

    Você agiu super certo Valter, se bem que, se eu fosse você, eu teria explodido uma bomba nesse bar (só pra dar um sustinho).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Pedro. É lamentável o pensamento de algumas pessoas.

      Excluir
  8. ser gay nao é defeito e sim uma opçao,defeito é ter receio,evitar os gays lesbicas,defeito é ter preconceito,sao pessoas communs,sobre todos os fatos estamos no brasil, um pais de tolos :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço imensamente ao Claúdio Chamun pelo brilhante texto.
      Agradeço, também, as pessoas que deram suas sinceras opiniões e emanaram energias tão positivas.

      Durante toda a minha existencia sempre lutei para valorizar o ser humano, e, principalmente , levar mensagens de autoestima e amor para todos. Escolhi me formar em comunicação social porque acredito que através da arte as pessoas tem a possibilidade de repensar suas atitudes.

      Infelizmente, vivemos em um país onde as pessoas pensam pouco. Onde os politicos corruptos não investem em educação porque temem que o povo pense. O resultado disso é a violencia que vivemos atualmente.
      Os homens que me agrediram são trabalhadores que são "mecanizados" a olhar apenas um padrão. Eles não pensam, não analisam. Apenas viram um negro com roupas largas entrando em um ambiente que parecia não ser o dele. São zumbis criados pelo sistema.
      A policia , ao inves de proteger, mete medo. Mas, também são mecanizados pelo sistema falho.

      Vivemos em um mundo cheio de esteriótipos e se sou gay, logo tenho que me vestir e agir como tal. É um mundo de aparencias, mundo que abomino.
      Mas, eu amo o ser humano, e não desejo mal a eles. Lutarei, com a minha arte, para que as pessoas sejam mais inteligentes, e não ajam apenas pelas primeiras impressões.

      Afinal, há uma luz no fim do tunel. Se existe pessoas como Claudio Chamun, e como vocês, significa que o mundo não está totalmente perdido.

      Viva a ENERGIA POSITIVA E O AMOR AO PRÓXIMO.

      Muito obrigado pelo carinho de todos. Acredito que mudanças virão!

      Valtinho Rege.

      Excluir
    2. Ele não diz que é defeito ser gay, mas sim que os Estultos (estulto = Que não tem bom senso ou discernimento) acreditam que é.

      Excluir
    3. Obrigado Valter
      Pode ter certeza que eu preferiria não ter tido que escrevê-lo levando em conta que o amigo não teria passado por isto. Mas, infelizmente sempre haverá alguém injustiçado em algum canto do planeta. Entretanto, sempre haverá pessoas com o tu e estes que mandaram mensagem de apoio energizando positivamente e sempre.

      Excluir
  9. Adorei o post e adoro o Valtinho, amigo mto amado.

    Só um comentário.
    Homossexualismo:
    As palavras com ISMO, são usadas para designar doença, ao menos no uso médico. Por volta de 1992 a homossexualidade saiu do CID (Codigo internacional de doenças), deixando de considerar o individuo homossexual doente, após isso a palavra usada sem destinar ofensa ou doença aos homossexuais é Homossexualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno: O Roginho não quis dizer que eu usei a palavra defeito, ele quis reforçar o pensamento de que ser gay não é ser defeituoso. Mas, mesmo assim obrigado pela defesa. Igualmente obrigado pela visita ao meu blogue e ter dados esta dica sobre o "ISMO". Eu realmente sou leigo no assunto. Vou corrigir o texto assim que terminar de responder os comentários.
      Como diz nosso amigo: Energia positiva sempre

      Excluir
  10. Respostas
    1. Caro Nando:
      Normalmente eu não publico comentários como este que, desculpa a franqueza, não me dizem nada. Mas, para ter dar um direito a resposta, quer dizer, explicação eu estou publicando. Não vou comentar sobre "disseminar a homofobia" porque não entendi porque chegaste a esta conclusão.
      Agora; Estás dizendo que meu texto é fake ou que a história do menino Valter é falsa?
      Caro,
      Não sabes o que estás dizendo!
      Meu blogue apesar de ser, por enquanto um passamento, é muito sério. E depois eu acredito em cada palavra do Valtinho porque é um rapaz integro e de excelente coração.
      Se com isto continuares a pensar que é Fake, não terei mais nada a te dizer.
      Uma pergunta: Qual a tua orientação sexual?

      Excluir
  11. O preconceito existe em qualquer lugar, seja ele no meio hetero ou gay, isso não é exclusividade de heterossexuais mas sim do ser humano.
    Já falei isso algumas vezes em meu blog, sobre o preconceito interno no universo gay e o quanto precisamos nos tornar mais tolerantes para também exigir o respeito que lutamos para conseguir.

    A luta pelo fim do preconceito, qualquer que seja, deve ser de todos. Aí sim venceremos essa mal que atinge a humanidade.

    Só um adendo: Opção sexual, dá a ideia de que gays e lésbicas escolhem ser homossexuais, o termo utilizado está um pouco defasado. Costuma-se usar orientação sexual ou até mesmo sexualidade.
    Homossexualismo também é um termo que deixou de ser empregado desde 1990, quando a OMS tirou-o da sua lista de doenças. O sufixo -ISMO dá a conotação de doença. O termo correto é homossexualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro,
      Obrigado pelo comentário e visita.
      Concordo com tudo que disseste.
      Vou consertar as palavras mal empregadas.

      Excluir
  12. Oi Claudio, vim aqui expressar minha humilde opinião. A verdade é que não sei onde a sociedade padronizada em que vivemos quer chegar. Até quando a opção sexual de alguém vai ser mais levada em peso do que o caráter de alguém? Até quando vamos valer por ser héteros, bis, ou trans? Quando iremos passar a valer como SERES HUMANOS e não por quanto temos em nossa conta? Ou pelo terno que vestimos, pela educação particular que tivemos? Por comer caviar ou pão com mortadela? Tenho algo a dizer somos iguais sim perante lei, perante Deus ou seja qual for a fé de cada um. Ao mesmo tempo somos completamente diferentes um do outro e isso não vai deixar de existir! Então ta na hora de sermos respeitados pelo que somos e pelo que fazemos, porque isso sim é relevante! Isso faz diferença no mundo ou não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami:
      Tua opinião não foi humilde foi gigantesca expressada de forma humilde. Disseste tudo.
      Tem "umanos" que ainda não conseguiram ser promovidos a Humanos. Quando todos deixaram de lado as diferenças e perceberem que tirando a casca somos todos iguais viveremos em um mundo melhor. Estamos longe, mas estamos no caminho certo. Obrigado.

      Excluir
  13. Claudio Chamun, adorei o texto, e Deus abençoe esse garoto que tem uma garra de vencedor, ele vai longe, Grande Valtinho: “Viva a humildade, um dia levaremos mensagens de otimismos para os que agridem as minorias. Orgulho de quem somos e de quem nos criou.”
    Sempre farei uma visita aqui no seu blog Claudio.

    Deixo aqui o endereço do meu blog:
    http://lyusomah.blogspot.com.br/

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Não podemos abaixar a cabeça diante ao preconceito seja ele qual for, temos que lutar e seguir em frente nos aceitando e não se preocupando com a opinião dos outros, pessoas que tomam atitude de desprezar uma pessoa porque é gay, negro, pobre, enfim entre tantos esteriótipos que colocam, somos todos feitos da mesma matéria e vamos pro mesmo lugar no fim. É ridículo, eu fico indignada quando acontece esse tipo de coisa, tenho muitos amigos gays e sempre que acontece algo que os desrespeitem, os defendo com honra. Somos humanos e temos que fazer valer a lei do amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu sempre digo é que não precisamos gostar de ninguém, mas temos obrigação de respeitar seja quem for.

      Excluir
  15. Um grande texto ...pena que 90% da população mundial é hipócrita e falsa ,é muda surda e cega , a estes conceitos... é quando você ver um protesto e defesa do bem maior para a sociedade, todos apoia em suas casas com palavras entre quatro paredes.....más uma minoria é que realmente vai estar lá fora lutando pelo que lhe é de direito.
    Todo mundo é contra o preconceito ...sera?
    Eu gostei muito do texto, sua forma de expor o problema ... parabéns... seguindo e curtindo sua página um bom domingo a você.

    ResponderExcluir