domingo, 12 de janeiro de 2014

Moradores de rua

Esta semana eu vi um episódio de Law & Order.
Comentar sobre filmes não é o meu forte, mas este caso em especial me chamou muito atenção.  Eu sei separar muito bem realidade de ficção, pois eu mesmo sou um criador de estórias. Entretanto, sabemos que a vida cotidiana é base para muita coisa das telas, e não sendo coisas extras super megas sobrenaturais e um mocinho matar 50 bandidos com um revólver e duas balas, é plenamente possível, que casos retratados no cinema ou televisão, tenham realmente acontecido.
O caso foi que uma mulher atropelou um morador de rua, omitiu socorro e a vítima acabou morrendo. Porém, o pobre já estava com uma hemorragia, causada por uma briga, por causa de uma laranja, com outro morador de rua, horas antes do atropelamento. E esta foi a causa da morte.
O fato é que o morto poderia ter sobrevivido se a mulher tivesse feito o socorro, ou se os guardas que apartaram a briga tivessem o levado para o hospital. Estes guardas deixaram os brigões de lado para atender outro chamado, pois “pessoas normais” têm prioridade sobre morador de rua.
A mulher, por ser primária, foi condenada a serviços comunitários pelo crime de omissão de socorro sendo inocentada da morte. Já o morador de rua foi condenado a 8 anos reclusão.
O argumento do Advogado foi que os moradores de rua são excluídos da sociedade, que vivem em perigo e não conhecem as leis e que ainda, têm as próprias leis de sobrevivência.
Já o promotor falou que tiramos tudo deles, mas se tirarmos também a lei, eles estarão perdidos.
Ou seja, os pobres estão ferrados mesmo.
Bom, voltando para o planeta terra, eu penso...
Realmente morador de rua é um problema. São pessoas sem sentido algum na vida, ou melhor, eles têm um sentido, o deles.
São várias coisas que fazem eles morarem na rua como drogas, perda da casa, parentes sem coração, teimosia e mais um monte de outras razões que desconhecemos.
O que podemos fazer? O que já fizemos?
Confesso que eu apenas dei comida algumas vezes, digo poucas vezes.
Eu sei que é duro chegar perto e sentir aquele odor forte. É realmente complicado, mas também acredito que são ignorados por todos nós.
Há pessoas que na época do Natal saem na rua distribuindo comida. E o resto do ano? Bem, pelo menos elas fazem alguma coisa.
Este é um problema da sociedade brasileira que está muito longe de acabar.
Existem abrigos que dão comida, banho e um lugar para dormir, mas muitos dos indigentes não querem e ficam na rua, e ainda, são poucos abrigos.
Então eu pergunto: Se tivesse um local para aonde eles fossem removidos? Poderiam ser tratados no caso de drogas, ensinados a ter um ofício, ou aprimorar o ofício que um dia já tiveram. Isto é tentar dar uma perspectiva de vida a eles.
Tem gente que vai dizer que é anticonstitucional, que eles precisam querer ir para lá, que mesmo eles têm o direito de ir e vir, que não cometeram nenhum crime etc...
É fato! Porém, mesmo não sendo advogado eu argumento: Isto é vida? Ficar na rua sem higiene, comendo sobras no lixo, ou não comendo e correndo risco de vida é melhor do que ficar em um lugar que terão todo o tratamento?
Mas eles são livres, dirão.
Será? Não estariam eles em uma prisão sem paredes cercados pela violência da natureza como o frio e a chuva, intolerantes da sociedade e gangues de outros moradores de rua?
Não cabe o ser responsável definir o que é melhor para o não responsável?
Eles são responsáveis por si próprios?
Até onde vai a responsabilidade da sociedade?
E a nossa?
Eu sei que as respostas para estas perguntas serão respondidas das formas mais discordantes possível, mas uma coisa é certa: Algo é preciso ser feito, pois se deixar rolar a tendência é só piorar. 

48 comentários:

  1. Infelizmente isso existe tem governantes que acham que está tudo bem, esses moradores precisam de muita ajuda se eles estão assim foi porque aconteceu alguma coisa na vida deles, eles merecem todo o respeito e ajuda. Claudio passando pra desejar um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Eles estão livres mas mesmo assim estão presos!
    Livres de impostos, mas presos em preconceitos.

    ResponderExcluir
  3. É um tema complicado e complexo de ser solucionado através da lei e democracia. Todos os dias nos deparamos com essa situação. E as drogas estão aumentando ainda mais o número de moradores de rua. As ações políticas não trabalham como deveriam nesta área porque provavelmente não dá marketing e votos para os políticos.

    Temos que pensar no futuro e criar métodos para amenizar esse triste problema.

    Abraço
    Teorias do Leão da Montanha

    ResponderExcluir
  4. Na idade média, os mendigos/moradores de rua eram o caminho para salvação dos ricos, por serem os meios para a prática da caridade, na idade moderna passaram a ser vistos como ameaças, sempre ligados à vagabundagem, marginalidade e bandidagem, atualmente, são encarados como problemas sociais mas não realmente vistos. O grande problema parece ser a difusão de como a sociedade os vê e não como eles se vêem, o que eles realmente querem, o que realmente pensam que são.

    ResponderExcluir
  5. Os moradores de rua de certo modo são seres invisíveis, poucas vezes as pessoas param pra pensar no drama que aquelas pessoas vivem e nos motivos que a levaram a tomar a escolha ou os obrigaram a viver sob estas circunstâncias. É preciso realmente ser feita um intervenção, são pessoas que precisam de atenção e paciência. As soluções são complicadas, mas não são impossíveis. Com um pouco de boa vontade do poder público - o que sinceramente eu acho que pedir demais - poderiam ser criados meios de agir sobre o problema. é um assunto complexo, "mas a copa do mundo é mais importante".

    Eraoutravezamor.blogspot.com
    semprovas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigada amigo pela visita! Para você um ano novo cheio de paz!
    http://solzinhartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudio, tenho visto algumas reclamações na TV e eu mesma estou passando por essa situação:
    FALTA DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA
    Parece que metade da população se forma em alguma faculdade e mesmo que não tenha emprego, prefere n/fazer nada e a outra parte prefere morar nos presídios do país.
    Pq não investir então, nesses moradores de rua que muitas vezes já tem até algum tipo de profissão?
    Pura falta de vontade ou seria por outro motivo?
    Será pq o bolsa família, bolsa presídio, bolsa vagabundo e etc... rende mais voto?
    Sinto pena, muita pena mesmo desses governantes, pois vai chegar um tempo que os filhos e netos deles não vão ter empregadas domésticas, pedreiros, bombeiros, costureiras e quando resolverem investir no verdadeiro social, já vai ser muito tarde. COITADOS...
    Amigo, desejo uma semana de muita paz e abençoada p/vcs
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  8. Cara, isso é um dos vários graves problemas do Brasil. E eu já pensei nisso que você falou. Essas pessoas só estão nas ruas porque o governo e os políticos que deveriam nos representar não fazem a parte deles. E não tem essa de livre arbitrio, afinal quem quer morar na rua com fome e frio? Mostre o que é bom para um deles e ele nunca mais vai querer o que é ruim, ou não. Tudo é relativo, já dizia Einstein. E você está certo, algo deve ser feito. A questão é: o que e quando será feito?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Outro dia tava vendo um filme onde um personagem disse para uma outra personagem que "ela não deveria falar com mendigos". Claro que é um filme, mas tem um pouco de realidade nisso também. Moradores de ruas deixaram de ser pessoas para serem coisas. E invisíveis, ainda por cima.

    Concordo com sua medida de levá-los para um abrigo ou algo assim, um lugar onde pudessem ser tratados, ter o que comer, onde dormir e não ter que se preocupar com a violência das ruas. Mesmo que fosse contra a vontade deles, se fossem bem tratados em um abrigo, seria bem melhor que deixá-los jogados pelas ruas.

    ResponderExcluir
  10. OI CLAUDIO!
    ACHO QUE QUANDO UMA PESSOA ATINGE ESTE GRAU DE DEGRADAÇÃO MORAL E FÍSICA, NÃO ESCAPA DA DETERIORAÇÃO MENTAL TAMBÉM, ENTÃO ONDE ESTARIA SUA CAPACIDADE DE DISCERNIR SOBRE SUA CONDIÇÃO?
    ENTÃO, ACHO QUE SERIA CASO DE SEREM CONDUZIDOS A LUGARES ONDE PUDESSEM, COMO DIZES, SEREM AJUDADOS A "LEMBRAR" QUE UM DIA JÁ TIVERAM DIGNIDADE.
    PERTINENTE E TRISTE TEU POST, MAS, COMO DIZES, TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Que realidade cruel, não é mesmo Claudio?
    Mais infelizmente ela está nos nossos olhos,
    não tem como não enxergar.
    No dia em que as diferenças não existirem aí
    poderemos dizer que somos felizes o suficiente.
    Mas isso não depende só de me e você, depende
    de outras pessoas, inclusive grandes poderosos.

    Belo post, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Claudia sinceramente eu não vou nem comentar, porque este nosso pais não diz ser um pais democrata e eu não conheço sua democracia.

    ResponderExcluir
  13. Es una pena que cada día son mas los que hay en la calle si nada que comer, el gobierno no hace nada, y la sociedad miraos para otro lado, como si a los demás la música no la oímos y ese instrumento podía ser que un día la oigamos todos espero que no sea así,y esto se solucione pronto. Un ABRAZO

    ResponderExcluir
  14. "Uma prisão sem paredes". É realmente isso.
    Já vi alguns programas de tv sobre o assunto, na minha minúscula cidade não temos moradores de rua. Mas eles estão não só no Brasil, como em vários outros países.
    São inúmeros os motivos que levam essas pessoas para as ruas, creio que não seja possível criar um projeto em âmbito nacional para resolver o problema mas, talvez, iniciativas municipais ou estaduais possam ajudar.
    Não dá pra uma pessoa sozinha resolver o problema de todos, mas talvez consiga resolver o problema de uma outra pessoa se dedicar um pouco do seu tempo para ouvir a história e conhecer as motivações que levaram essa outra pessoa a se tornar morador de rua.


    O resultado do Blog do Ano já saiu: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  15. Olá Claudio,

    Moradores de rua no Brasil representam o perfil social da desigualdade e da falta de políticas públicas de inclusão social. Já vi resultados de pesquisa feita junto aos moradores de rua que mostram que alguns deles são pessoas com preparo para o mercado de trabalho, haja vista que possuem formação suficiente para tal. É claro que não é o caso da maioria. Alguns são pessoas que têm família que estão à procura dos mesmos como, por ex., pessoas portadoras de distúrbios mentais. Enfim, as causas são diversas e a maior é a dependência química, que é um dos mais desafiadores problemas da nossa sociedade.
    É preciso que se construa abrigos em número suficiente, procurando-se conhecer a situação de cada um no sentido de ajudá-los a recuperar a dignidade e a cidadania. É certo que há alguns que estão na rua por opção, pois já recusaram a ajuda que lhes foi oferecida (talvez o caso de viciados).
    A questão requer o envolvimento do Estado, dos movimentos sociais, ongs e até do cidadão comum, quando possível.
    Vale citar uma frase que li de Richardson Costa: "A rua pra quem viva nela é muito mais que um simples lugar; é uma triste condição de vida imposta pelo destino, por escolhas erradas do passado, pela falta de oportunidades do presente e pela falta de perspectiva do futuro".
    Façamos cada um a nossa parte, notadamente os governos que fecham os olhos para este desumano problema. Se tanto é investido em prol da defesa dos animais, o que é muito justo, por que não em defesa do ser humano?

    Abraço.



    ResponderExcluir
  16. Eu adoro Law & Order... Essa questão dos moradores de rua é muito delicada... Muitos não querem sair das ruas, não querem ter regras em abrigos ou querem usar drogas!!!
    É muito complicado de opinar... É triste!!! Lóooooogico que existem pessoas que não merecem estar ali... Mas outras, estão por opção!!! A nossa sociedade é desumana, desigual!
    INFELIZMENTE!!!
    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi,amigo! Acho que o governo tinha que fazer alguma coisa! Infelizmente,os políticos, só sabem roubar. É muito triste! Abração, Lylian

    ResponderExcluir
  18. Eu fico muito triste quando vejo um morador de rua, fico pensando de como ele foi parar ai, qual a sua história.
    bjcas
    Estou Crescendo

    ResponderExcluir
  19. Olá!Cláudio,
    bonito relato...infelizmente,ainda não assisti Lei e Ordem
    sim... é difícil como ser um humano e conviver com as diferenças, incertezas e complexidades que a sociedade nos apresenta...ou pelo destino ou por escolhas , no passado, muitos estão nessa situação e ou não conseguem retomar o convívio social ou preferem ficar assim mesmo do que com a familia...apesar de muitos não terem oportunidades , no presente e perspectivas ,futuras,muitos sequer tem amor próprioo ,infelizmente....por isso penso que além de cobrar do Estado, temos que aprender e nos cobrar à lutar por um mundo melhor...sim,não pdemos mudar o mundo,sózinho, mas podemos mudar nossas atitudes perante as desigualdades...
    boa noite, obrigado, abraços!

    ResponderExcluir
  20. Bom, a respeito de moradores de rua, digo uma coisa, não se deve dar esmolas, isso eu aprendi. De resto é muita polêmica, pois deixar como estar não dá e soluções há várias. É fácil fechar os olhos admito. Porém penso que não se deve dar o peixe também e sim ensinar a pescar.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Boa noite queridão, espero que esteja bem !
    Moradores de rua, é a falta de uma política que ampare essas pessoas adequadamente, fazendo uma reciclagem na vida desses indivíduos. Muitos para mim, estão ali, devido a depressão, o álcool, drogas e desentendimentos familiares.É triste e uma realidade que o Brasil precisa enfrentar.

    Abração
    Fique na paz !
    Dan

    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Assunto complicado... Os ricos dependem da pobreza para se manter, por isso ela nunca acabará.

    ResponderExcluir
  23. não entendo o por que não da socorro
    acho que nada responde a essa pergunta
    realmente é um odor mais são seres humanos
    temos que ter amor

    linda noite
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Muita verdade no seu relato,Claudio.

    Sempre que chove ou faz muito frio quase não consigo dormir pensando nesses nossos irmãos em Cristo.

    Mas ,como disse,de que adianta ajudar 1 ou 2 vezes por ano?

    Para mim o governo,as entidades teriam que dar prioridade a isso.

    Tenho muito mais a falar,mas meu comentário ficaria enorme.

    Obrigada pela visita,amigo.

    Beijinhos e ótima semana

    Dryka

    Face Book :

    https://www.facebook.com/adriana.paz.505960



    Blog Suas Histórias Nossas Histórias




    ResponderExcluir
  25. Claudio.Essa situação desses pobres cotados é um fato.

    Não vê quem não quer.

    E o governo encobre tudo com futebol e copa.

    Este é o Brasil.

    Obrigada pela visita,amigo.

    Beijos e uma semana de alegrias

    Donetzka

    Face Book:


    https://www.facebook.com/donetzka.cercck




    Blog Magia de Donetzka


    ResponderExcluir
  26. Questão muito difícil mesmo, pois muitas vezes temos até medo, por não conhecer, medo de ser assaltado e mais um monte de coisa.
    Por outro lado, existem moradores de rua que estão por falta de opção, esperando uma mão solidária.

    ResponderExcluir
  27. Creio que, salvo os viciados, os demais não gostariam de estar ali, mas não encontram portas abertas. Quem deseja acolhê-los, empregá-los? Quem neles confia? Quanto aos viciados, sou a favor da internação compulsória, embora profissionais qualificados entendam ser a medida infrutífera. Como saber se não tentam? Os demais poderiam voltar a uma vida digna, se recebessem real amparo.
    A matéria enseja páginas e páginas de considerações, mas não vejo qualquer discussão saudável sobre ela. Abraço.

    ResponderExcluir
  28. Olá, Claudio.
    A situação dos sem teto em nossa sociedade é algo crônico e uma forma de se ver que a sociedade num todo não funciona já que, se funciona apenas para alguns, então não funciona.
    Acredito que muitos deles estejam nesta situação por falta de opção, já que ninguém tem como saber se o emprego de hoje poderá ser o mesmo de amanhã e, para os patrões, não custa quase nada demitir um empregado que dedicou anos de sua vida à empresa.
    É realmente uma questão complicada que não possui nenhuma forma simples de ser solucionada, mas toda forma de ajuda é válida.
    Abraço, Claudio.

    ResponderExcluir
  29. Olá!!!, Deus te abençoe boa tarde, amigo dói mais são
    muitos culpado com essa barbaridade, SUCESSO AMIGO
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  30. É muito triste essa situação né Cláudio? :(
    Infelizmente as pessoas que são podres e necessitadas não tem valor algum para o governo. Quem manda mesmo é só quem tem dinheiro, maior injustiça né?
    Fiquei indignada com essa vagaba que atropela e não presta socorro.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  31. Olá, amigo!!!
    Obrigada por participar do sorteio e boa sorte!!!
    Detalhe: estou rindo até agora do seu comentário lá no blog... kkkkkkkkk... só vc mesmo!

    Bjs e Deus abençoe!
    Karin Filgueira
    http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Este tema dá uma boa discussão, todos temos deveres e obrigações.
    Aqui em Araraquara existem muitos moradores de rua, a maioria por prolemas de drogas. Temos grupos de ajuda, casa transitórias e outras coisitas mas....só que muitos não querem saber de ajuda. Enfim temos que refletir e agri.

    ResponderExcluir
  33. Eu também me comovo com os que sofrem, porém, cada pessoa constrói o seu destino futuro. Cada pessoa está exatamente onde precisa estar, para evoluir. É a lei da Causa e Efeito. Se o nosso governo acabasse com as diferenças sociais, os pobres nasceriam num país pior que o nosso. Todos nós estamos nesse planeta, para pagar dívidas passadas. Não há como fugir. Tudo o que nos acontece, é efeito de uma causa...Por isso, repetem sem saber : "Nada acontece por acaso". Sem dúvida, acredito na reencarnação. É a minha opinião, querido amigo Cláudio.
    Abraços e beijos!

    ResponderExcluir
  34. Muitos moradores de rua gostam de viver na rua, escolhem isso pra si. Eu não consigo entender porque, mas essa é uma realidade. Qual o destino pra isso? Não seis e concordo contigo, tenho que pensar mais..rs

    Beijão!

    ResponderExcluir
  35. amigo, amei seu texto!
    Moradores de rua são realmente algo muito deprimente em nossa sociedade, que infelizmente é muito comum, e as pessoas não têm solidariedade, não se incomodam com a tristeza alheia, vivemos num mundo desigual e desumano, todos querem mais....mais....mais ....bens materiais, mas não se incomodam com as aflições alheias.
    bjus coração
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  36. Eu pessoalmente não gosto de ver a série lei e ordem. Prefiro antes csi nova iorque,csi miami,castle,entre muitas outras séries do genero. Quero desejar-te um excelente fim-de-semana,muitos beijinhos,fica com deus e até breve!!

    ResponderExcluir
  37. Boa noite amigo Cláudio!!!
    Um tema delicado e com várias respostas...
    Mas que no todo seu texto tem razão, isso tem.
    Que possamos ajudar não apenas em dezembro e sim nos outros 11 meses do ano...
    Feliz e Abençoada Noite!!!
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  38. Meu amigo eu conheço de perto este problema! Aqui em BH. eles tiraram os moradores de ruas e pagaram aluguel em uma época há tempos atrás mas isto não tem funcionado! Eles precisam ser integrados na sociedade de alguma forma. Por favor leia o meu top post que chama MARGINALIZADOS PELA SOCIEDADE!
    Saudades!!!
    Beijinhos sempre...

    ResponderExcluir
  39. Olá tudo bem Claudio?
    Então, hoje vim aqui te fazer um convite especial, vim te convidar para participar do sorteio de aniversário de 1 ano do blog Masso Vita. Conto com sua participação!!!
    Aqui o link do sorteio (http://www.massovita.com/2014/01/Sorteioaniversariodeumano.html)

    Abraços e carinhos,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  40. Hace falta labor social en todos los paises, cada dia la diferencia social es mas grande.

    un abrazo

    fus

    ResponderExcluir
  41. Olá Claudio concordo com todos daqui
    é sim um problema triste......bem delicado para cuidar
    são tantos eu sinto pena deles, ainda mais quando
    são velhos.....vai saber quem são , e o pq estão ali, tem
    muitas respostas....

    Uma pena mesmo

    Desejo um bom domingo

    Abraços de sempre

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  42. Olá Cláudio, conheci o seu blog através da sua entrevista na Agenda dos blogs, me surpreendi com a sua forma de expressar. Sei que esse é um assunto complexo, onde é preciso analisar os prós e contra. Eu concordo com você e acho que é necessário reaver a lei, mas enquanto os governantes forem 'irresponsáveis' não haverá mudanças. (Ainda acredito e tenho esperanças de um Brasil melhor, onde o povo não venda o seu voto e haja pessoas responsáveis no governo de nosso país) parabéns pelo blog :) http://viivereaprender.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Gosto muito dessa série e o tema relatado é totalmente oportuno, passei por acaso mas gostei muito do que vi por aqui como quero voltar já estou a seguir!
    Bom dia
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  44. Tbm não sou fã de fazer resenha de filmes, pois damos publicidade a eles e nem ganhamos nada com isso kkk Mas enfim, o fato foi a história entendo isso. Realmente o cara poderia ter sobrevivido. Acontece de monte aqui no Brasil, as pessoas não dão valor aos pobres, as crianças e idosos com animais então nem se fala.. Masss dão prioridade ao cabelo do Neymar, a musica tosca de funkeiros, silicones de popozudas, brigas e putaria no BBB e futebol. Na verdade só estão arrumando as placas na cidade por causa dessa porcaria.

    Talvez as pessoas fariam mais se passassem por isso, ou presenciassem um ocorrido desses, fico triste por isso pois as pessoas precisam deixar outras pessoas morrerem para poder fazer algo que realmente presta.


    kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  45. Oi, Claudio!
    Não vejo muitos indigentes nas ruas da cidade onde moro e quando era criança, as figuras que andavam pela cidade faziam parte do "folclore" local. Naquela época nunca me questionei de onde vinham ou para onde iam aquelas pessoas, se tinham casa ou não. Aqui na minha rua tem um morador que observa tudo. Ele é super educado - um senhor que recicla o lixo - dizem que ele era uma pessoa de poses mas que preferiu viver clandestino porque estava cansado de pagar ao governo para viver. Seu trabalho é clandestino e ele não precisa pagar imposto. Dorme na praia à luz do luar e já evitou que eu fosse assaltada duas vezes. Sempre que caminho com o meu cão, converso com ele - está sempre sorrindo. Um dia questionei e ele disse que quando quer vai ver a família que acha loucura o que ele fez e depois completou: "sou louco".
    Mas nos grandes centros, a droga tem levado muitas pessoas a perderem suas identidades e vale valorizar entidades que lutam por essas pessoas, resgatando e dando-lhes trabalho dígno. Vi na tv outro dia o governo de São Paulo realizando um projeto. Somos céticos, afinal, as eleições batem à porta. Veremos depois se irá perpetuar!
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  46. Ola Claudio,
    Comentando meio atrasado mais comentando rs

    Bom essas pessoas que vivem nas ruas e mais chamadas de "mendigo" tenho certeza que não estão ali por acaso pois eles saíram de casa por alguma razão e ainda tenho a nítida impressão e tenho certeza que os governos de todos os estados estão nem ai pra ele, mas eles poderiam ajudar os moradores de rua a trabalhar qualificar todos eles e até dar uma casa.

    Ps: Esse seriado que você falou e descreveu, pode ser nossa realidade, uma pessoa atropelar e sair com o carro correndo dando partida como se nada tivesse acontecido e ainda passar em pune.

    Abraço

    ResponderExcluir
  47. Gosto muito de Law&Order, especialmente do SVU...
    "Se tivesse um local para aonde eles fossem removidos?" - É, amigo, eu desconfio que logo serão removidos, varridos para longe da Copa =/

    ResponderExcluir
  48. Muito bom tema levantado pela a sua indignação. Parabéns.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir