domingo, 31 de agosto de 2014

Direito de resposta


Hoje eu estava totalmente sem inspiração, logo, para não deixar o blogue a mercê do espaço virtual, eu teria que usar um texto de minha reserva técnica. Então, a oportunidade bateu a minha porta.
Eu acho que escrever sobre racismo já me esgotou, não que este tema tenha que ser esquecido, muito pelo contrário, mas sim porque eu já fiz três crônicas sobre fatos e um conto abordando o tema, e isto pode cansar os leitores, e ainda, mesmo a discriminação racial sendo uma coisa nojenta, acho que escrever sobre isto toda hora faz com que  as pessoas parem de dar valor.
Só que, os acontecimentos relacionados com o goleiro Aranha do Santos no jogo da copa do Brasil nesta semana, está causando um rebuliço, nas redes sociais, por causa de mais uma torcedora inconsequente que chamou o atleta de macaco.
Porém, não é sobre isto que vou me prender e sim sobre o fato do meu blogue ter sido usado como referência anti-racista em um grupo do Facebook que foi criado para atacar a ofensora.
Uma pessoa deixou um comentário em uma das minhas postagens e o fato de justamente este texto ser um dos citados e o mesmo ter sido publicado em março deste ano, faz com que eu tenha 99% de certeza que esta visita foi impulsionada pela citação.
O comentário em questão tem um posição muito forte sobre o assunto.  Apesar de eu não o ter publicado na postagem Racismo,diga: TO FORA!, eu o faço aqui com as devidas respostas.

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x
            P.,
Vieste aqui e deixaste um comentário. Não que eu seja contra, pois meu blogue é democrático e aceito qualquer comentário desde que não seja ofensivo ou apenas propaganda o que não é teu caso, mas só aceito comentários identificados o que também não foi o teu caso. Este anonimato, com todo o respeito, e desculpe a sinceridade, eu considero uma pequena falta de coragem. Porém, assim mesmo eu me dei o direito de reposta ao invés de apenas ignorar.
Como não sei quem és, se é homem ou mulher vou te chamar de P.  de pessoa.  Teus dizeres estão na íntegra em azul e itálico, uma vez que minha fonte é verde e normal, apenas sendo interrompidos pelas minhas repostas.

            A ignorância é pior que o racismo!
Não acho! A ignorância é falta de conhecimento, o racismo é crime e falta de humanidade, se bem que podemos incluí-lo também na ignorância.

A discriminação racial (chamada de racismo) divulgada pela mídia virou a “bola da vez” para venda de jornais e de audiência nos noticiário? Toda rodada trás um novo episódio.
Sim, virou bola da vez e a mídia explora tudo para vender e ter audiência. Porém, se toda rodada tem um novo episódio é porque atitudes racistas acontecem a cada rodada. Quem alimenta a mídia com este assunto são os torcedores que usam estes termos chulos.

Façam-me o favor, racismo não é isso! Discriminação racial é coisa séria. 
Sim, racismo é coisa muito séria.
Mas P., chamar uma pessoa negra de macaco não é uma forma de racismo?

Não é “gozação”, ofensa ou “xingamento” dentro dos estádios. Não é fazer “uh, uh, uh!” quando um jogador adversário de pele negra e pega a bola, não é chamar o árbitro de “negão imundo” ou “alemão filho da puta” ou um jogador mercenário de “judeu”.
Não? Tem certeza disto? Com que base afirmas isto?
Independente da mídia o que as pessoas acham de tudo isto? Percebes que estás em minoria nestas afirmações?

É evidente que não! Isso é apenas gozação de péssimo gosto, diga-se de passagem. Quem, não aceita, dependendo das circunstâncias, pode constituir uma ofensa, que, no Código Penal Brasileiro poderia ser tipificada com injúria. 
P., o que os atletas negros do próprio time dos agressores acham desta gozação?
Ok! É injúria racial. Faz diferença para ti? Acha que não deve ser coibido?

Mais de 1 bilhão de pessoas morrem por ano de FOME no mundo, e estamos preocupados em discutir as injurias, que não se limitam num estádio de futebol - as ditas “racistas” - proferidas para alguns jogadores bem sucedidos, que após causar essas polêmicas vão tirar férias em IBIZA, cheio de loiras ao lado, que não possuem um advogado ou empresário negro. Isso é piada.
Certo! Mais de 1 bilhão de pessoas com fome no mundo, mas isto é outro problema. E não resolve mascarar um problema “menor” com outro “maior”. Todos os casos de injustiça devem ser, se não resolvidos, combatidos e não esquecidos ou mascarados.
O fato de não possuir um advogado ou empresário negro não pode ser dito como regra. A maioria dos empresários e advogados do ramo são brancos. E depois, o jogador não tem culpa de ganhar salários milionários. A culpa é do sistema que paga melhor para quem dá espetáculo do que para médicos, engenheiros, professores e outros. Os jogadores gastam o dinheiro do jeito e da forma que quiserem. É deles. Se não forem espertos para guardarem o problema é deles. Isto não dá a permissão de serem chamados de macacos por conta da cor da pele.

Todos os dias acontecem casos reais de racismo, e quantas vezes vimos um jogador usar seu prestígio, para sair em defesa de um cidadão comum? Senão aos próprios jogadores.
P., todos os dias acontece casos de racismo, sejam pequenos ou enormes todos são reais.
Quantas vezes vemos pessoas sair em defesa de um cidadão comum?

Há uma grande diferença entre a injúria e a discriminação racial. 
Ambos os casos devem ser combatidos. Ambos os casos são desumanos e discriminatórios.

Discriminação racial, a mais grave e escancarada desse país, é a chancelada pelo governo e fomentada por nós que os elegemos, e que, por talvez por essa razão, não temos a coragem de contestar.
É, por exemplo, a instituição de “cotas” para negros nas universidades, ao invés de garantir oportunidades iguais para todos desde o nascimento. Discriminação racial é tentar impedir que alguém, apenas pela cor da pele, use um lado específico num transporte público, tenha acesso impedido num bar ou restaurante. Que não seja permitida a associação em um clube, que tenha oportunidade em um emprego por questão étnica, é, em resumo, tentar exclui-la, por qualquer forma ou pretexto, da vida em sociedade. Isso é racismo. Isso é grave.
Concordo plenamente. Isto é muito grave. Apenas acrescento que não é só isto.

O resto é hipocrisia pura, hipocrisia bem destilada. Que estamos consumindo sem perceber.
P., me inclua fora desta. Eu sei muito bem o que está acontecendo e não pactuo com isto.
Hipocrisia é dizer que é contra o racismo e não permitir que o(a) filho(a) namore com um(a) negro(a).  Taxar-se de não homofóbico e não aceitar o filho gay e outras coisas.

E para concluir P...
Eu não concordo com o que estão fazendo com a menina. Ela errou sim e errou feio e deve responder por isto, mas acho tão bárbaro ofendê-la e apedrejar sua casa quanto ou até mais do que ela fez.
Entretanto, é necessário dar valor as ocorrências sim. A mídia tem que divulgar. As autoridades precisam agir.
Seria muito fácil para mim se eu virasse de costas e aceitasse que imitar macaco quando um atleta negro toca na bola, ou gritar macaco para ele, fosse apenas uma gozação. Eu sou branco. Não tenho nem como imaginar o que passa pela cabeça do jogador. Só quem é negro para entender a dor que o outro sente. Porém, eu sinto vergonha. Vergonha de ter pessoas assim da minha cor que querem humilhar um ser humano por causa do tom de pele.
Hoje atiram bananas, se nada for feito, amanhã estarão atirando pedras, quem sabe depois de amanhã, tiros.





Mário Lúcio Duarte Costa, o goleiro do Santos, é conhecido por Aranha porque  na época em que treinava na escolinha de futebol seu treinador Ailton Custódio fez referencia a um dos melhores goleiros da história do futebol, o soviético Lev Yashin, conhecido como Aranha Negra pela roupa que usava e por suas grandes defesas. Nada tem a ver com o seu tom de pele, uma vez que Yashin era branco.

27 comentários:

  1. Detesto racismo!
    A menina foi muito radical e não mediu as palavras!As pessoas estão acostumadas a fazerem o que querem em nosso país e não respeitam nossas regras, não se respeitam também!
    Não gosto de pessoas racistas e de atitudes racistas e acho que devem ser punidos todos aqueles que agirem dessa forma!
    Somos Brasileiros e não podemos discriminar a raça Negra, pois está nas nossas raízes!!!!!
    Bom domingo,amigo!
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  2. amei seu texto, infelizmente as pessoas acham que o racismo não existe, mas existe sim, meu marido é negro (tenho muito orgulho disso) e já passamos por várias situações preconceituosas.
    bjs

    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  3. Amigo Claudio,
    Muito bom seu texto querido..IRRACIONALIDADE, como pode existir racismo num pais tão miscigenado?
    Racismo para mim é a demonstração exata da pequenez daquele que o pratica....contradição legal , uma vez que perante a Lei todos são iguais...O trabalho, capacidade individual, ética e tudo que faz parte do ser humano, tem cor?
    É uma forma de discriminação entre pessoas de raça, cor, credo religioso, nacionalidade diferentes. A pessoa racista não se importa com o sentimento dos outros ao manifestarem suas críticas discriminatórias. As pessoas que são vítimas de racismo normalmente são retraídas, pois acham que não são conforme o padrão da sociedade, sendo que o padrão quem estabelece somos nós mesmos. DIGO NÃO AO RACISMO. :(

    ResponderExcluir
  4. Olá Claudio, quanta polêmica hein?
    Sou contra o racismo e já me pronunciei várias vezes, mas saí como bandida, porém vale acrescentar que o respeito deve existir sim, sendo jogador ou não.Sou a favor de que todos que praticam o racismo seja nos campos de futebol ou em outros lugares, recebam a sua merecida e justa punição.Porque se não for assim, logo não serão apenas palavras ou bananas.Muito interessante a sua postagem. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Direito de resposta bem exercido.
    Já recebi cada absurdo de "anônimo" na época do Formspring!

    ResponderExcluir
  6. Cláudio maravilhoso texto, racismo não está com nada, todos somos iguais não importa a cor da pele, Cláudio beijos.
    Blog /Fan Page / Twitter /

    ResponderExcluir
  7. Oie Claudio =)

    Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade muito preconceituosa. Casos com esse me deixam triste, por que percebo que ainda falta muito para evoluirmos.
    Ótimo texto!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  8. Olá,Boa noite,Cláudio
    Manifestações racistas no futebol, infelizmente, não são novidades ,sempre com a defesa de que foi o "calor do jogo que causa a irracionalidade",do " anonimato na multidão",' ...e normalmente o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, um estereótipo. Assim FICA evidente que o preconceito já é um erro. E é verdade,somente aqueles que já sofreram, sabem a dor. E se não tivermos uma atuação cotidiana norteada para as causas do racismo e não apenas para seus efeitos e enquanto diferença for associada à inferioridade ( da cor, etnia,religião) o preconceito e o racismo vai continuar se manifestando. Hoje, é o caso do Aranha ,amanhã será outro, infelizmente...Somos todos seres humanos.
    Obrigado pelo carinho,bela semana,abraços!

    ResponderExcluir
  9. Também acho inaceitável esse tipo de coisa. Coisa que já devíamos ter superado na humanidade há tempos né? acho incrível como ainda existem seres humanos que não reconhecem os outros seres humanos como iguais. Na minha cabeça, não cabe isso.

    Um beijo e bela reflexão, Claudio!

    www.ficaprocafe.com

    ResponderExcluir
  10. Tenho pena da moça que chamou o jogador de macaco. Ela foi imprudente, infeliz, não pensou antes de abrir a boca...
    Cláudio, grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. sinceramente
    tem coisas que não sei
    o que pensa uma pessoa assim

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  12. Hola pasaba a saludarte.Un ABRAZO
    Que tengas un buen dia

    ResponderExcluir
  13. É por isso que cada vez me torno mais fã desse cantinho...
    Ah!
    Obrigada pelo carinho, bjsssssssss

    ResponderExcluir
  14. É a pessoa que fez o comentário conhece de leis tem uma boa argumentação, merece os parabéns.
    A você também Claudio parabéns pelo post e obrigada por nos deixar saber algumas opiniões como deste anônimo ... mais uma vez parabéns e que prevaleça o bom senso em nosso País. beijos meu amigo!

    ResponderExcluir
  15. "Hoje atiram bananas, se nada for feito, amanhã estarão atirando pedras, quem sabe depois de amanhã, tiros." Isso vale para inúmeras situações que podem parecer pequenas se analisadas isoladamente, mas que em conjunto mostram um grave cenário.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns querido amigo Claudio, te aplaudo em pé pela linda defesa contra o racismo. O seu direito de resposta ficou maravilhoso, a (pessoa) merecia isso é um pouco mais...Sou absolutamente CONTRA qualquer tipo de preconceito.
    Abraços com muito carinho
    Marilene

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. SEM PALAVRAS!!!...APENAS ORGULHOSA EM TER EM MILHA PEQUENA LISTA DE AMIGOS, UM AMIGO QUE NÃO APENAS PENSA, MAS TAMBÉM AGE COMO VOCÊ!!!... PARABÉNS!!!...

    ResponderExcluir
  19. Oi Cláudio! É a minha primeira visita aqui e já aprendi a te admirar.
    Que direito de resposta tão bem exercido. Meus parabéns!
    Sou contra todo tipo de intolerância, seja racismo, homofobia, transfobia, misoginia, religiosa, para citar as desafortunadamente mais "comuns".
    Comuns porque nada justifica e não deveria ser banalizada.
    Eu agora estou mais sossegada, mas tive meus momentos de ativismo forte e sei que quem abraça uma causa polêmica, seja qual for, vai sempre tomar pedradas. Ou tiros, talvez.
    Beijos.

    http://colunadami.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. É isso aí, Claudio!
    Mas também penso que o racismo é uma ferida exposta que a cada cutucada ela irá sangrar. O remédio está na educação. A cada pessoa que expõe o seu racismo, existe uma família por detrás e por detrás dessa família existe um clã. Como mudar um comportamento social que tem raízes profundas? Penso que somente o tempo e a conscientização dessa e de futuras gerações. Penso também que o ser humano tem melhorado, ao contrário do que os pessimistas dizem, pois veja só, estamos repudiando atitudes como as que acontecem nos estádios - dá ibope, mas também ajuda a reflexão.
    Beijus,

    ResponderExcluir
  21. Oi, vim lhe desejar uma ótima semana, abraços!

    ResponderExcluir
  22. Concordo contigo, não dá para mascarar um problema menor com um maior, todos esses erros e problemas precisam ser discutidos, ao contrário nunca serão solucionados. ("Certo! Mais de 1 bilhão de pessoas com fome no mundo, mas isto é outro problema. E não resolve mascarar um problema “menor” com outro “maior”. Todos os casos de injustiça devem ser, se não resolvidos, combatidos e não esquecidos ou mascarados.") E minha opinião sobre racismo? Xingar e ter preconceito contra alguém por sua cor de pele é o mesmo que xingar e ter preconceito contra alguém por a pessoa ter um nariz muito grande, por exemplo, não é como se a pessoa pudesse mudar essa característica. Não facilmente ao menos (no caso de um nariz grande), no caso da cor de pele é impossível até onde eu sei.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Muito triste ter que comentar sobre
    racismo....dói para eles e dói para quem ve , hj
    em dia vemos isso mas em épocas passadas ninguém falava nada
    tempos que mudaram

    Abraços de bom final de semana

    _______Rita!!!

    ResponderExcluir
  24. Eu creio que a discriminação nunca desaparecerá, infelizmente.

    Seja por motivos raciais, sexuais, etnicos, de peso, etc.

    Somos todos diferentes e muito opinativos.

    Beijinhos



    ResponderExcluir
  25. OI CLAUDIO!
    DE ALGUMA FORMA O RACISMO TEM DE SER COIBIDO. SINTO PENA DA MENINA, PELA INFELICIDADE DE SEU ATO E PELO FATO DE ESTAR SENDO MEIO QUE "BODE EXPIATÓRIO", MAS, ESTÁ MAIS DO QUE NA HORA DE RESPEITARMOS AS DIFERENÇAS SEJAM ELAS QUAIS FOREM, COR, RAÇA, PREFERÊNCIA SEXUAL ETC. PRECISAMOS APRENDER QUE RESPONDEREMOS POR NOSSOS ATOS E QUE ESTE TIPO DE DISCRIMINAÇÃO É DESUMANA.
    MUITO BOM TEU POST, NOS INSTIGANDO A UMA DISCUSSÃO NA CERTA PROVEITOSA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Seu texto ficou ótimo... uma pena existir racismo nos dias de hoje. bjs

    ResponderExcluir